Neurologista

Neurologia, o que faz o médico neurologista

Matéria escrita pelo Dr Mario Peres, médico neurologista.

Revisada em 8 de junho de 2020

Neurologista
Neurologista

O QUE FAZ O MÉDICO NEUROLOGISTA?

A Neurologia é a especialidade que cuida de doenças do cérebro, medula, nervos, e músculos.

O Neurologista clínico é o médico que se dedica ao estudo e tratamento das problemas do sistema nervoso. As doenças mais comuns tratadas pelo neurologista são as dores de cabeça, cefaleia, enxaqueca. O médico neurologista trata também de outras dores, como dores lombares, dores no pescoço, neuralgias, entre outras. Sintomas comuns que chegam ao neurologista são, além das dores de cabeça (cefaleia), tonturas, perda de força, perda de sensibilidade, formigamentos, alterações na vista, tremores, desmaios, perda de memória, alterações da fala e do comportamento, distúrbios do sono como a insônia. O neurologista tem interface com a psiquiatria e pode tratar de casos de depressão, ansiedade, pânico, fobias, bipolar, tabagismo, uso de drogas, dependendo da formação do profissional.

As doenças que a neurologia e o neurologista mais tratam são as cefaleias (dores de cabeça), distúrbios do sono, doenças cerebro-vasculares, AVCs (conhecidas como “derrames”), os distúrbios do movimento (como tremores e Doença de Parkinson ), as epilepsias, as demências (como a doença de Alzheimer), as doenças desmielinizantes (como a Esclerose Múltipla ), as neuropatias, as doenças musculares, aneurismas cerebrais, e tumores cerebrais.

Vários exames neurológicos podem ser solicitados pelo neurologista, como a tomografia, ressonância magnética, eletroencefalograma, exames laboratorias, doppler transcraniano, eletromiografia, para sabermais sobre os exames clique aqui.

LEIA MAIS SOBRE : ESPECIALISTA ENXAQUECA , TRATAMENTO DA ENXAQUECA

Se o caso for cirúrgico, o neurologista pode encaminhar o paciente para um neurocirurgião da sua confiança, se houver necessidade de uma operação.

Artigo escrito pelo Dr Mario Peres, Médico Neurologista, Doutorado em neurologia pela UNIFESP, Pós-doutorado nos Estados Unidos, diretor do Centro de Cefaleia São Paulo, fellow do American College of Physicians.

Para marcar consulta ligue para 11 3285-5726 (R. Joaquim Eugênio de Lima, 881 cj 708) ou 11 2151-0110 (Hospital Albert Einstein)

Para saber mais sobre o Dr Mario Peres, médico Neurologista clique em http://cefaleias.com.br/clinica

260 Replies to “Neurologia, o que faz o médico neurologista”

  1. olá tudo bem, eu tnho um bebe de um ano ele se asusta com grito musicas autas ele fica nervoso,iritado gostaria de saber se e normal,obrigada

  2. olá dr. fiz uma cirurgia no braço aos 7 anos de idade, meu úmero foi quebrado próximo da junta com o raio. hoje aos 26 anos procuro uma solução, pois o músculo ficou atrofiado, mas não tem probléma nos ossos! e agora dr. o que tenho que fazer?

  3. bom dia preciso muito de ajuda tenho um bebe de1ano e 4 meses e derrepente ele começou aperder a força das pernas,aparenta não ter dor….´pode ser grave…me deem alguma ajuda…

  4. oiDR ..FAÇO TRATAMENTO DE DEPRESSAO..MAIS DE 4 ANOS ..MAIS SINTO HA MESMA COISAS…NAO AGUENTO MAIS..FICO NERVOSA ,NAO DURMO BEM …FICO ANSIOSA DMAIS…AI SINTO TONTURA UM CALAFRIO UM MEDO Q VEM DEREPENTE Q DA VONTADE DE CAIR ..DESMAIA ,MINHA PERNAS FICAM TREMENDO SEM FORÇA ,MEUS BRAÇOS ..FICO SEM FIRMEZA ..FIZ EXAME NAS PERNA NAO DEU NADA…ME AJUDA DOUTOR PPR FAVOR ..ME RESPONDA MEU I-MAIL AGRADEÇO DESTE JA…E COM TUDO ISSO N CONSIGO SAIR DE CASA ..TRABALHO MAIS COM MEDO DE PERDER MEU EMPREGO E SOFRO SEM DIZER NADA A NINGUEM

  5. Oi dr.a minha filha tem 3 anos, fala meio enbolado e rapido, não conversa com ninguem e é muito agitada. Eu já comentei com a pediatra dela e ela diz ser normal. O parto dela foi complicado, pois o cordão umbilical enrolou no pescoço dela e ela precisou ser reanimada ao nascer, me preocupo se afetou o desenvolvimento dela e se ela precisaria de um acompanhamento médico como por exemplo o de um especialista. Nós a chamamos pelo nome, porém ela não atende e é raro atender mas ela repeti algumas palavras que falamos somente quando ela quer, é muito observadora, com suas atitudes/comportamento mostra que é inteligente, gosta de brincar principalmente sozinha falando, dançando, imitando personagens dos desenhos e shows que ela assiste, ora fala explicado como nos desenhos e shows (imitando e acompanhando a música ou fala dos mesmos) ora fala sozinha novamente enrolado, adora brincar com objetos pequenos como se fossem instrumentos musicais como: violão, guitarra, saxofone, tambor… etc, também imitando o que vê nos dvd´s de shows e desenhos da tv.
    Gostaria de uma orientação, pois as crianças da mesma faixa etária que ela brincam em conjunto normalmente e a minha filha prefere brincar sozinha e só fala quando quer.

    ATENCIOSAMENTE: GLAUCIA.

  6. Oi dr.a minha filha tem 3 anos, fala meio enbolado e rapido, não conversa com ninguem e é muito agitada. Eu já comentei com a pediatra dela e ela diz ser normal. O parto dela foi complicado, pois o cordão umbilical enrolou no pescoço dela e ela precisou ser reanimada ao nascer, me preocupo se afetou o desenvolvimento dela e se ela precisaria de um acompanhamento médico como por exemplo o de um especialista. Nós a chamamos pelo nome, porém ela não atende e é raro atender mas ela repeti algumas palavras que falamos somente quando ela quer, é muito observadora, com suas atitudes/comportamento mostra que é inteligente, gosta de brincar principalmente sozinha falando, dançando, imitando personagens dos desenhos e shows que ela assiste, ora fala explicado como nos desenhos e shows (imitando e acompanhando a música ou fala dos mesmos) ora fala sozinha novamente enrolado, adora brincar com objetos pequenos como se fossem instrumentos musicais como: violão, guitarra, saxofone, tambor… etc, também imitando o que vê nos dvd´s de shows e desenhos da tv.
    Gostaria de uma orientação, pois as crianças da mesma faixa etária que ela brincam em conjunto normalmente e a minha filha prefere brincar sozinha e só fala quando quer.

    ATENCIOSAMENTE: GLAUCIA DOS SANTOS.

  7. dotor tenho uma dor na perna que deicha minha perna furmigando..parece que ta mais fraco oque devo faze..ajuda eu dotor

  8. boa tarde Drº eu tenho 36 anos ja fiz 10 crugia na colona de hernia de disco e essa utima foi o ano passado em janeiro mais agora estou com dor e minha perna votou atofiar e sinto a um quemor na perna esquerda que eu ñ consigo dormi eu tomo lyrica75, e tramadol, eu fiz uma ressonância magnética e o resutado e ( presençia de hastes e parafusos metálicos cirúgicos nos niveis compreendidos entre L3 e S1, proporcionando importante degradação da imagens, reduzindo a sensibilidade do método neste nivel.
    discopatia degenativa nos níveis compreendidos entre L3 e S1.
    discreto abaulamento do disco L4-L5.
    minima protrusão discal focal mediana em L5-S1.
    espero uma resposta porfavor.

  9. dr :eu me chamo priscilla e tenho medo de sair de casa ficar em mundidão pegar um elevador etc..
    durmo bem mais tenho esse poblema de passar mal quando saiu .. hj em dia não faço mais nada além de cuidar da casa e do marido tenho 18 anos e preciso de ir ao neurologista mais como q vou se tenho medo de sair de casa ? esse é meu poblema ! ..

    Me ajude por favor .. a tempos preucuro uma resposta .. obrigado espero ser respondida ..

  10. ola dor minha mae fez uma cerrugia no nariz para retirada de um tumor,as vezes ela senti dormente isso é normal?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.