Neurologista

Neurologia, o que faz o médico neurologista

Matéria escrita pelo Dr Mario Peres, médico neurologista.

Revisada em 8 de junho de 2020

Neurologista
Neurologista

O QUE FAZ O MÉDICO NEUROLOGISTA?

A Neurologia é a especialidade que cuida de doenças do cérebro, medula, nervos, e músculos.

O Neurologista clínico é o médico que se dedica ao estudo e tratamento das problemas do sistema nervoso. As doenças mais comuns tratadas pelo neurologista são as dores de cabeça, cefaleia, enxaqueca. O médico neurologista trata também de outras dores, como dores lombares, dores no pescoço, neuralgias, entre outras. Sintomas comuns que chegam ao neurologista são, além das dores de cabeça (cefaleia), tonturas, perda de força, perda de sensibilidade, formigamentos, alterações na vista, tremores, desmaios, perda de memória, alterações da fala e do comportamento, distúrbios do sono como a insônia. O neurologista tem interface com a psiquiatria e pode tratar de casos de depressão, ansiedade, pânico, fobias, bipolar, tabagismo, uso de drogas, dependendo da formação do profissional.

As doenças que a neurologia e o neurologista mais tratam são as cefaleias (dores de cabeça), distúrbios do sono, doenças cerebro-vasculares, AVCs (conhecidas como “derrames”), os distúrbios do movimento (como tremores e Doença de Parkinson ), as epilepsias, as demências (como a doença de Alzheimer), as doenças desmielinizantes (como a Esclerose Múltipla ), as neuropatias, as doenças musculares, aneurismas cerebrais, e tumores cerebrais.

Vários exames neurológicos podem ser solicitados pelo neurologista, como a tomografia, ressonância magnética, eletroencefalograma, exames laboratorias, doppler transcraniano, eletromiografia, para sabermais sobre os exames clique aqui.

LEIA MAIS SOBRE : ESPECIALISTA ENXAQUECA , TRATAMENTO DA ENXAQUECA

Se o caso for cirúrgico, o neurologista pode encaminhar o paciente para um neurocirurgião da sua confiança, se houver necessidade de uma operação.

Artigo escrito pelo Dr Mario Peres, Médico Neurologista, Doutorado em neurologia pela UNIFESP, Pós-doutorado nos Estados Unidos, diretor do Centro de Cefaleia São Paulo, fellow do American College of Physicians.

Para marcar consulta ligue para 11 3285-5726 (R. Joaquim Eugênio de Lima, 881 cj 708) ou 11 2151-0110 (Hospital Albert Einstein)

Para saber mais sobre o Dr Mario Peres, médico Neurologista clique em http://cefaleias.com.br/clinica

260 Replies to “Neurologia, o que faz o médico neurologista”

  1. olá dr. preciso muito da sua ajuda , pois já nao sei o q fazer, na minha palbebra inferior esquerda é inchada, percorrir varios medicos. depois de passar por sete medicos uma cirurgiã plastica me disse q eu tenho uma aneurisma ,já me opererei 2 vezes e nao me curo, tenho vergonha pois é embaixo do meu olho, e tenho muito medo, dr. o meu caso é muito grave, nao sinto dor. obrigado pela atençao, e por favor nao deixe de me disser a resposta. obrigado

  2. bom dia dotor meu filho tem problema ele vira o olho baba semtem falta de ar e tem tremores oque o senhor acha que pode ser

  3. Olá dr.Fiz cirurgia de hernia de disco em jun/08 com implante de disco e hastes de titanio em L5-S1.Fiquei com dormencia nos ultimos dedos do pé esquerdo e fortes dores na coluna(cervical e lombar)apesar de fazer fisioterapia e hidroterapia e tomar medicamento pra dor constantemente. Em dez/09 fiz risotomia mas só fiquei 15 dias sem dor. Nos ultimos meses meus braços,ombros e punhos começaram a doer principalmente o direito não consigo nem escrever por muito tempo.Os medicos dizem q essas dores não tem mais nada a ver com a hernia.Fiz hoje eletroneuromiografia e me parece q não há anormalidade nos nervos e musculos.É provavel q volte a trabalhar em breve(estou de licença-saude pelo INSS), mas não sinto nenhuma melhora nas dores,meu corpo não responde aos tratamentos pois passo dias e noites com dores e parece q os exames não explicam.Sou bancaria e minhas atividades agravam o problema. Por fvor me ajude. Obrigada.

  4. Olá dr. Fiz cirurgia de hernia de disco em junho/08 com implante de disco e parafusos de titanio em L5-S1 fiquei com dormencia no pé esquerdo nos dois ultimos dedos e com fortes dores na coluna toda(cervical e lombar) apesar de fazer fisioterapia e hidroterapia.Em dez/09 fiz uma risotomia mas só fiquei 15 dias sem dor.Nos ultimos meses meus braços começaram a doer, o direito ainda mais não consigo nem escrever direito, perde a força quando seguro algo ou levanto os braço.Os medicos dizem que não tem mais nada a ver com a hernia, fiz eletroneuromiografia hoje e parece q não tem nenhuma anormalidade nos nervos e musculos. É provavel q tenha de voltar ao trabalho(estou de licença saude pelo INSS) mas não tenho melhora das dores, parece que meu corpo não responde aos tratamentos. Passo dias e noites sentindo dor e com fadiga e desanimo total. Me ajude, por favor.
    Obrigada.

  5. em fevereiro de 2009, senti uma forte dor ne um dos olhos. Depois passei por medico especialista em retina, apos exames constatou q as duas retinas estavão inflamadas. apos varios exames descubriu q eu nao tinha nenhuma infecção. foi q ele descobriu que a inflamação era devido eu ser ipertenso. ele pediu p/ eu procurar um cardiologista ou um medico de rim. procurei um cardiologista, que constatou q eu não tinha problema de coração q era só controlar a pressão, e CLINICOS GERAL. dissem q eu não tenho problema de rim. APÓS TRATAMENTO, ainda continuo tendo muita dor na nuca e no pescoço atras de uma das orelhas , mesmo com a pressão controlada( tome remedio p/ pressão `nifidipino ` e hidrocorodiazida´´ . quem devo procurar. o que fazer. não aguento mais essa dor onde fico muito nervoso.

  6. OLÁ DR MEU NOME É ADRIANA E ESTOU TENDO SERIOS PROBLEMAS COM A MINHA VIDA SOU UMA PESSOA EXTREMAMENTE NERVOSA TENHO PROBLEMAS EM DORMIR SOU CASADA E TENHO UMA FILHA ACONTECE QUE QUANDO AS COISAS PASSAM DOS LIMITES EU EXPLODO GRITO FAÇO COISAS QUE REALMENTE NÃO FARIA SE TIVESSE CONTROLE SOBRE AS MINHAS EMOÇÕES VENHO PERDENDO MINHA FILHA E MEU MARIDO POR CAUSA DISSO E ME SINTO CADA VEZ PIOR COMO SE EU NÃO PUDESSE ME CONTROLAR PENSEI EM PROCURAR UM PSIQUIATRA MAS SINTO QUE NÃO É ESSE O MEU CASO ESTIVE CONVERSANDO COM OUTRAS PESSOAS SOBRE ISSO E ELA ME INDICOU UM NEURO SERÁ QUE ELE PODE ME AJUDAR??

  7. olá dr. eu sinto dor de cabeça todos os dias, ja fiz uma tomografia e graças a Deus não de nada ,mas a dor continua, as vezes doi um lado da cabeça até no pescoço, as vezes doi só na parte da frente da cabeça, por favor me dê uma opinião. bjs !!!!!!!!!!

  8. No final de 1994, devido a uma crise de depressão, começei a fazer terapia. Surtiu muito efeito; foi uma experiência enriquecedora. Porém, em 1997, foi necessário iniciar um tratamento com psiquiatra. Desde então, venho tomando antidepressivo e ansiolítico. Não dava para negar que estava precisando tomar remédio.Fez e tem feito bem para mim até hoje. Se eu tinha alguma resistência em tomar tais remédios, fui obrigada a vencê-la. O preconceito, a resistência desapareceram. Quando iniciei o tratamento psiquiátrico, larguei a terapia. Puxado finaceira e psicologicamente conciliar os dois. Pelo menos, é o que eu achava! Em 2004, mudei de psiquiatra e com ele me trato até hoje. Este me aconselhou que eu buscasse ajuda de um terapeuta. Ou seja, que eu conciliasse ambos: o tratamento psiquiátrico e a terapia. E assim fiz! Quando eu voltei a fazer terapia, eu começei a me lembrar como era bom fazer terapia. Estou bem amparada por bons prossisionais. Mas, infelizmente, acontecem de vez em quando, altos e baixos. A medicação ora aumenta, ora abaixa. Neste momento, a dosagem aumentou, devido a um período mais difícil n o qual me encontro. A pergunta é: minha produção de serotonina é baixa e isso acarreta, em alguns momentos, esses altos e baixos? Obrigada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.