Matéria escrita pelo Dr Mario Peres, médico neurologista.
Revisada em 8 de junho de 2020
O QUE FAZ O MÉDICO NEUROLOGISTA?
A Neurologia é a especialidade que cuida de doenças do cérebro, medula, nervos, e músculos.
O Neurologista clínico é o médico que se dedica ao estudo e tratamento das problemas do sistema nervoso. As doenças mais comuns tratadas pelo neurologista são as dores de cabeça, cefaleia, enxaqueca. O médico neurologista trata também de outras dores, como dores lombares, dores no pescoço, neuralgias, entre outras. Sintomas comuns que chegam ao neurologista são, além das dores de cabeça (cefaleia), tonturas, perda de força, perda de sensibilidade, formigamentos, alterações na vista, tremores, desmaios, perda de memória, alterações da fala e do comportamento, distúrbios do sono como a insônia. O neurologista tem interface com a psiquiatria e pode tratar de casos de depressão, ansiedade, pânico, fobias, bipolar, tabagismo, uso de drogas, dependendo da formação do profissional.
As doenças que a neurologia e o neurologista mais tratam são as cefaleias (dores de cabeça), distúrbios do sono, doenças cerebro-vasculares, AVCs (conhecidas como “derrames”), os distúrbios do movimento (como tremores e Doença de Parkinson ), as epilepsias, as demências (como a doença de Alzheimer), as doenças desmielinizantes (como a Esclerose Múltipla ), as neuropatias, as doenças musculares, aneurismas cerebrais, e tumores cerebrais.
Vários exames neurológicos podem ser solicitados pelo neurologista, como a tomografia, ressonância magnética, eletroencefalograma, exames laboratorias, doppler transcraniano, eletromiografia, para sabermais sobre os exames clique aqui.
LEIA MAIS SOBRE : ESPECIALISTA ENXAQUECA , TRATAMENTO DA ENXAQUECA
Se o caso for cirúrgico, o neurologista pode encaminhar o paciente para um neurocirurgião da sua confiança, se houver necessidade de uma operação.
Artigo escrito pelo Dr Mario Peres, Médico Neurologista, Doutorado em neurologia pela UNIFESP, Pós-doutorado nos Estados Unidos, diretor do Centro de Cefaleia São Paulo, fellow do American College of Physicians.
Para marcar consulta ligue para 11 3285-5726 (R. Joaquim Eugênio de Lima, 881 cj 708) ou 11 2151-0110 (Hospital Albert Einstein)
Para saber mais sobre o Dr Mario Peres, médico Neurologista clique em http://cefaleias.com.br/clinica
senhor
tenho 10 anos e tenho um problema,
eu nao sei o que e mas eu nao estou sentindo o meu braço e nao consigo movimentar meu pulso
meus dedos nao mexem
tenho meddo de ficar todo assim
o que o senhor acha que devo fazer
Bom dia Dor:eu estou com 63 anos des dos trinta anos eu me trato de dores no corpo
agora de um mes para ka eu comecei a sentir uma dor no pescoço e cabeça do lado direito atras e no alto da cabeça com isso no começo eu fiquei travada não podia mais andar fui ao ortopedista que mandou fazer raio x da coluna mas não deu em nada ele so deu medicamento para dor e eu nã poço mais virar na cama dormindo em cima do braço esquerdo se eu viro de barriga pra cima eu não aguento a dor e presiso me levantar e sentar pra dormir um pouco mais mas me doi tambem a perna direita nãopoço virar a cabeça e nem levantar eu ja não sei mais o que fazer remedio pra dor não resolve obrigada me ajude
tenho água na cabeça, quero saber se existe outro tratamento a não ser cirurgia.
Tenho uma filha que deu menigite quando tinha 1 ano e deu de repetição 5 vezes devido uma fístula.corrigiu a fistula e ficou a sequela da hidrocefalia colocou válvula mas ficou durante 3 meses pois deu catapora e isso jogou a valvula pra fora tendo que tirar como reagia bem os médicos deixaram ela sem,ela tratava em BH e moro em Teófilo Otoni,faziamos o controle de ano em ano,hoje ela ta com 17 anos e sem a válvula e na última consulta que fizemos em BH o neuropediatra dela falou assim comigo:Mãe não podemos dar continuidade com a Thallyta pois aqui somente crianças e ela completou idade agora vc fará o controle em sua cidade,mas não deixe eles colocarem a válvula nela somente se ela estiver com os problemas que ele me alertou,levei ela no neurologista aqui pediu exames e constatou hidrocefalia comunicante,pediu uma avaliação para ver se vai colocar a DVP,o que faço?peço uma segunda opinião sendo que o médico de BH disse para não deixar colocar,vou pagar a consulta para ver a analise do médico se ele querer colocar válvula nela o que devo fazer?Ela esta do mesmo geito,termina o 2ºgrau agora quer muito trabalhar e eu não queria que ela colocasse essa válvula pois quando usou não achei que melhorou nada nela mas depois que tirou teve uma evolução muito boa,por favor me responda estou desesperada e preciso de uma segunda opinião.
OLá Dr.eu gostaria muito de sua opinião,eu sou muito nervosa,anciosa, tenho dores de cabeça todos os dias,tenho insônias tbm,eu começo a me preocupar com coisas que ainda não aconteceram, imaginar será que vai dar certo? e se não der certo? coisas desse tipo anciedade d+,eu tbm já tive vários desmaios,fico tonta daí desmaio,e não sei os motivos,até agora só descobri que tenho a pressão baixa,eu simplesmente apago e fico dura e quieta. Abraços
boa noite , gostaria de saber sobre 0 resultado de exame de eletroencefalografia onde diz: atividade elétrica de base organizada, com forma sinusoidal,na frequência de 10-11hz, amplitude moderada,simétrica,sincrônica,sofrendo atenuação com abertura ocular,predominando em regiões posteriores de ambos os hemisférios cerebrais.desde já agradeço.
Eu tenho uma dormença na minha mao esquerda,ñao só dormença mas também si eu pegar uma coisa muito pesada eu ñao aguento e solto logo,e eu tenho apenas 20 anos,e faço akademia,isso é normal na minha idade?
Boa tarde Doutou
Eu sou uma pessoa aparentemente muito calma, mas vivo as coisas muito por dentro…sou muito sensível e por isso já tive muitos momentos de ansiedade..tanto sofrimento interior que pensei rbentar mesmo. Uma vez fui ao médico tratar de gripe e ele me disse: Você está cheia de ansiedade e estava mesmo ,mas eu não tratei e ansiedade.Aguentei tudo e tudo vai ficando. Neste momento tenho desiquilibrio numa das pernas não aguento muito tempo em pé …perco a força e tenho que segurar numa delas ou sentar-me. Porquê?
Ajude-me por favor! Muito obrigada!
Inês
meu filho tem 1ano e nove meses, ele andava normal, não caiu, levantou de manhã como sempre desceu da cama, reparei que estava andando na ponta do pé, e reclamando de de dor. levamos em dois ortopedista não encontraram nada no rx, reparei que ele reclama quando encostamos na parte de tras do pé,na parte de baixo do calcanhar… o que pode ser ? ele ja tomou anti inflamatóri mas não adiantou…
dr. meu marido te serios problemas de nervo perde a calma muito rapido e se torna muito agressivo, pode ser transtorno bipolar? quero leva-lo a um especialista mas naum sei qual procurar, vc pode me ajudar. obrigada