Cefaleia tensional – o que é? | Cefaleia tensional- sintomas | Cefaleia tensional – diagnóstico | Cefaleia Tensional ou enxaqueca | Cefaleia tensional- causas | Cefaleia tensional – tratamento
Continuum enxaqueca – cefaleia tensional
Em 1973, Walters e outros colocou em palavras a idéia do “continuum”. Mas, é claro, poucas vezes os pacientes, sofredores de dor de cabeça, lêem diagnósticos nos livros médicos.
A teoria do continuum fala sobre um espectro de manifestações, polarizados em dois lados, de um lado a enxaqueca e de outro a cefaléia tensional. Um mesmo indivíduo pode ter um dia uma crise com intensidade alta, vomitando, com dor latejante, de um só lado da cabeça, tendo que ficar deitado na cama: uma crise de enxaqueca; e outro dia ter uma dor mais leve, em peso, sem latejar, sem náusea, dos dois lados da cabeça, continuando a trabalhar sem tanto problema: é uma crise de cefaléia tensional. E se uma crise for latejante e forte, mas sem náuseas, sem incômodo com a luz e barulho? É enxaqueca ou enxaqueca tensional?
Pois é. Este é um dois maiores problemas na área das cefaléias, porque ao se definir enxaqueca segundo os critérios descritos na tabela, deixamos de diagnosticar um quadro incompleto, sem todas as características, que na verdade, são também tão comuns e incapacitantes que as enxaquecas e cefaléias do tipo tensional. É por isso que hoje chamamos de “provável enxaqueca”.
A teoria do continuum aceita o pólo enxaqueca e o pólo tensional como pontas de uma mesma reta, ou os dois lados da mesma moeda.
Cefaleia tensional – o que é? | Cefaleia tensional- sintomas | Cefaleia tensional – diagnóstico | Cefaleia Tensional ou enxaqueca | Cefaleia tensional- causas | Cefaleia tensional – tratamento
Para saber mais sobre: enxaqueca, dor de cabeça, cefaleia tensional
Ola boa Noite
Sofro muito de enxaquecas sinto muitas dores so do lado esquerdo na nuca e na cabeça vomito muito meu lado esquerdo do corpo não tem a mesma agilidade do direito devido as fortes dores, meu lado esquerdo treme muito.
Como você poderia me explicar isso?
Ola!! sofro muito de dores de cabeça, cada vez de um lado, muita dor em volta dos olhos, ja fiz tomografia, varios exames dos olhos e não da nada .faço tratamento com neuro e tomo propanolol de 40 mg. atualmente fui a psiquiatra e ele me receitou Cymbalta 30mg e Lyrica de 75 mg. não sei mais o qual tomar. o Sr pode me ajudar??
Já fui a dois neurologistas para saber a causa das dores de cabeça de minha filha.
O primeiro não tocou nela fez perguntas e numa consulta de 8 minutos disse que era enxaqueca e que ela teria que tomar, para sempre todos os dias cloridrato de propanalol.
Já estamos na 4ª caixa de propanalol (40mg) e ela, de fato, não teve mais crises graves. O problema é que tenho receio do uso prorrogado.
Procurei um segundo especialista que pediu exames mas desconfia de rinite. Pediu que eu desse nimesulida em caso de dores .
Vou fazer os exames…mas continuo insegura.
O que me aconselhas?????