formigamento nas mãos

Formigamento – o que pode ser?

Formigamento: O que pode ser?

Entenda aqui as causas possíveis dos formigamentos nas diversas regiões do corpo

Formigamento é um dos sintomas neurológicos mais frequentes, e pode ser devido a diversas causas, tanto simples quanto graves.

Formigamentos são chamados na nomenclatura médica de parestesias, podem ocorrer no rosto, nas pernas, nos braços, no tórax e abdome. Ocorre com frequência nas mãos e pés.

Formigamentos em apenas um lado do corpo são de provável origem neurológica. Quando ocorre de uma hora para outra, juntamente com uma perda de força na mesma metade do corpo, pode ser sinal de um AVC, de um derrame. Formigamentos podem também preceder ou acompanhar dores de cabeça do tipo enxaqueca, especialmente a enxaqueca com aura, neste caso tem duração de 5 a 60 minutos e são passageiros, logo a seguir ou juntamente com o formigamento em uma metade do corpo (geralmente metade do rosto e braço no mesmo lado) a dor de cabeça da enxaqueca.

Quando o formigamento é dos dois lados, pode ser sinal de hiperventilação, ansiedade, geralmente nas duas mãos simultaneamente ou na boca, lábios.

Quando ocorre o formigamento nas mãos, podendo até ser dos dois lados, comumente mais à noite, pode ser da síndrome do túnel do carpo, quando um nervo que passa na região do punho encontra-se apertado por alguma estrutura.

formigamento nas mãos
formigamento nas mãos

As neuropatias periféricas, doenças dos nervos periféricos, causam formigamentos, queimação, dor em extremidades das mãos e ou pés, sola dos pés em geral. Pode ocorrer pela chamada neuropatia periférica do diabetes.

formigamento nas pernas
formigamento nas pernas

Formigamento nas pernas: o que pode ser?

Quando aparece um formigamento nas pernas, se for de uma lado apenas, seguindo o território de um nervo ou raiz nervosa, pode ser devido a uma hérnia de disco na região lombar.

Para um correto diagnóstico do formigamento procure um neurologista. Este texto foi escrito e revisado pelo Dr Mario Peres

Para marcar uma consulta com o Dr Mario Peres ligue para :

Centro de Cefaleia São Paulo, situado a R Joaquim Eugenio de Lima, 881 cj 708, fone (11) 3285-5726  Jardins – São Paulo – SP

 Hospital Albert Einstein, Sala 110- 1 andar, (11) 2151-0110  Morumbi, São Paulo, SP

O livro “Dor de Cabeça: O que ela quer com você?” escrito pelo Dr Mario Peres, médico neurologista, publicado pela editora Integrare, torna-se o primeiro livro da área a entrar como ebook.

Clique na figura e acesse

Clique também para saber mais sobre ENXAQUECA e  TRATAMENTO DA ENXAQUECA 

Para um correto diagnóstico do formigamento procure um neurologista.

Este texto foi escrito e revisado pelo Dr Mario Peres em 8 de junho de 2020

250 Replies to “Formigamento – o que pode ser?”

  1. Boa noite, meu marido vem se queixando de dormencia nas perna,pés e quadril a mais ou menos duas semanas, ele tem 21 anos fuma quase 2 maços de cigarro por dia tem caso de avc na familia que um resultou em obito, e quando criança teve uma das vistas bloqueadas não se sabe o motivo os medicos diagnosticaram como possivel esclerose multipla mas nada foi constatado ele levava uma vida normal ate essas dormencias começarem ele ja foi orientado a passar pelo neuro, mas estou preocupada como devo proceder sera que é algo grave?procuro orientação, desde ja agradeço muito pois moramos em jaguariuna.

  2. Olá Dr.
    Tive uma briga com o meu gerente e fiquei muito nervosa, após isso começou um formigamento no meu corpo, principalmente em todo o rosto.
    Gostaria que o senhor me ajudasse, porque fiquei muito preocupada, pois nunca tinha acontecido isso…

    Desde já Agradeço e aguardo por sua resposta.

    Ariadne

  3. ola sou o Junior tenho 16 anos, então a mais ou menos 8 meses atras eu stava viajando e derrepente meus braços e minhas mãos começarão a ficarem dormente, depois passou pro peito pra cabeçae pros labios, aii fomos no pronto socorro e o medico falou que eu estava nervoso e tenso, me receitou um remedio chamado paciflorine, comprei o remedio e tomei passou alguns minutos aii parou a dormensia mais depois desse dia, eu tenho sempre mais ou menos uma vez por semana, oque pode ser em doutor??? qual remedio eu devo tomar??? por favor me ajude eu to com muito medo…

    muito obrigado desde já

  4. Prezado Doutor.. Tenho 58 anos, fiz TRH por mais de 12 anos e atualmente foi suspenso. Passei por quadro de insonia( mesmo durante TRH)e perda de peso, perda de massa muscular ,dores constantes no corpo.(cerca de 7 anos)( pernas, mãos,) . Atualmente sinto dores no lado direito do corpo e pontos dolorosos e inchados na sola do pe direito(queapareciam). Uma dor longitudinal da cabeça passando pelo braço, perna direita e sola do pe com formigamento.Agradeço a indicação á quem procurar.

  5. Olá boa tarde!

    Tenho formigamento na boca e garganta se.
    Por favor me ajudem a descobrir por que sinto isso,desde já agradeço.

  6. minha mae está sentindo muitas dores no ante braço,e dores na coxas ,com formigamento no braço até as maos oque pode ser,ja´levei no cardilogista.ele disse que deu só um pouquinho de arritimia cardiaca,ela tem diabete e pressao alta ,e um pouco de colesterol,trabalhou muito tempo na roça.

  7. Boa Tarde Doutor Mario Peres,
    Há dois anos, venho sentindo dormências e formigamentos em minhas pernas. Pensei que fosse má circulação, procurei o clinico que me encaminhou para cardiologista, que por sua vez me encaminhou para o ortopedista, fiz uma ressonância que resultou uma pequena hérnia na L4, L5 e S1. Partindo dai, tomei alguns medicamentos e fiz fisioterapia. Mas, as dormências iam e vinham com frequências sendo cada vez com mais intensidade. Em Janeiro de 2010 minha perna e mão direita adormeceram e o lado esquerdo do rosto, deixando minha boca um pouco torta, não sentia dores apenas dormências. Fui para o pronto socorro e fui internada com suspeita de AVC, fiz exame de ressonância da cabeça não constataram nada. Devido a tantos tratamentos sem resultados, o doutor me encaminhou para o Neurologista. Fiz o exame (eletroneuromiografia) não constataram nada. Durante esse tempo as dormências e dores (que já sentia) foram sumindo. Sentia-me ótima. Depois de 3 meses volto a sentir as dormências novamente com dores, volto ao pronto socorro e mais uma vez sou internada. Eles acreditavam que era hérnia que havia piorado. Fizeram a ressonância e nada, então fizeram exame do líquido cefalorraquidiano e mais uma vez nada. Sei que foram muitos medicamentos e me deram alta me encaminhando para neurologista sem saber o que se tratava, voltei no neurologista e ele novamente fez o exame “eletroneuromiografia” e mais uma vez não constatou nada. Só sei que cada vez que tenho crise a dormência, dores e choques são maiores. A última vez que tive crise fiquei vinte dias sem mexer as pernas, deitada na cama. E sinto que já está piorando minhas mãos e já sinto uma pequena dormência no rosto.
    Os primeiros sintomas são uma sensação “ruim na pele”, em seguida uma sensibilidade a toque, (até o lençol, dói) depois formigamento, dores e falta de movimento
    Doutor já não sei mais o que fazer, pergunto: tem algo que posso fazer? Tem algum tipo de doença que tem esses sintomas? Qual outro exame posso fazer para diagnosticar uma possível causa?
    Se Doutor puder me ajudar, agradeço desde já. Que Deus te Abençoe!

  8. Estou tendo formigamento da lado esquerdo do corpo que vai do braço até a perna toda, e as vezes na face também?

    Qual médico procurar, o que sera?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.