NÍVEIS DE CGRP NO LÍQUIDO DE CEFALORRAQUIDIANO DE PACIENTES COM ENXAQUECA CRÔNICA
Vieira DSS, Zukerman E 1,2, Masruha MR1,2, Castro Neto EF2, Gonçalves AL1,2,1, Oliveira AS, Naffah-Mazzacoratti MG2, Peres MFP1,2
1 do Cérebro, Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, Instituto. Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP 2 Departamento de Neurologia e Neurocirurgia, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, SP
Introdução:
O peptídeo relacionado ao gene da calcitonina (CGRP) é um potente vasodilatador endógeno, estando localizado predominantemente em neurônios sensoriais e em terminações nervosas perivascular do sistema nervoso central. Pode ser liberado destes neurônios tanto por estímulo elétrico quanto químico. Em crises de enxaqueca fibras nervosas do sistema trigeminovascular levam a vasodilatação mediada pelo CGRP, com subseqüente sintomas dolorosos. Objetivos: verificar níveis liquóricos do CGRP em pacientes com enxaqueca crônica submetidos à punção lombar.
Métodos:
Foram estudados 54 pacientes com enxaqueca crônica de acordo com os critérios diagnósticos da Sociedade Internacional de Cefaléias (2004). Os pacientes foram submetidos a punção lombar com medida de pressão para excluir hipertensão intracraniana idiopática sem papiledema. Espécimes de LCR controle foram obtidos de pacientes submetidos à punção lombar com outros diagnósticos. Os níveis CGRP foram determinados por cromatografia líquida de alta resolução.
Resultados:
Os níveis de CGRP no LCR de pacientes com enxaqueca crônica (0,144 ±0,074 ng/ml) foram significativamente
maiores quando comparados ao controles (0,075 ±0,069 ng/ml) (p<0,001)
Discussão/conclusão:
Nosso estudo mostra que os níveis de CGRP no LCR de pacientes com enxaqueca estão maiores que aqueles sem enxaqueca, dados de acordo com literatura a nível clínico e experimental.