O Food and Drug Administration (FDA) aprovou um medicamento para a crise de enxaqueca, o diclofenaco de potássio solução oral (Cambia, comercializados por Kowa Farmacêutica América, Inc, sob licença da Applied Pharma Research). O remédio foi aprovado para o tratamento agudo da enxaqueca com ou sem aura em adultos com 18 anos ou mais.
O produto foi desenvolvido para oferecer alívio rápido e eficaz da crise de dor de cabeça da enxaqueca, a empresa disse em um comunicado. Dados de um estudo publicado recentemente indica que mais de 70% dos pacientes com enxaqueca estão insatisfeitos com a sua terapêutica atual, mais de 85% se queixam de que a dor demora tempo demais, e 25% tomaram a decisão de parar de procurar tratamento.
Em ensaios clínicos, o diclofenaco de potássio solução oral mostrou-se estatisticamente significante para proporcionar alívio da dor da enxaqueca com início dentro de 15 a 30 minutos. O produto também foi eficaz no tratamento de sintomas como fotofobia, fonofobia e náuseas relacionadas com a enxaqueca.
Tal como acontece com outros medicamentos antiinflamatórios (AINEs), diclofenaco de potássio pode aumentar o risco de grave e potencialmente fatal eventos trombóticos cardiovasculares, infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral, mas não deve ser usado para tratar a dor perioperatória após revascularização do miocárdio cirúrgica.
AINEs, incluindo o diclofenaco de potássio, também estão ligados a um aumento do risco de grave e potencialmente fatal eventos adversos gastrintestinais incluindo inflamação, sangramento, ulceração e perfuração do estômago ou intestinos que pode ocorrer a qualquer momento, sem aviso sintomas. Os idosos estão em maior risco para esses eventos. Além disso, AINEs pele também podem causar sérios efeitos adversos, tais como dermatite esfoliativa, síndrome de Stevens-Johnson e necrólise epidérmica tóxica. Uso de diclofenaco de potássio deve ser interrompido ao primeiro sinal de erupção cutânea ou qualquer outro sinal de hipersensibilidade.
O tratamento agudo não é o mais importante aspecto do tratamento da enxaqueca, o principal conceito é o de prevenção, para ler mais clique em tratamento preventivo da enxaqueca.
Este texto foi revisaado pelo Dr Mario Peres em 17 de julho de 2009
ATENÇÃO ! NÃO SE AUTO MEDIQUE ! Procure um médico neurologista para realizar o seu tratamento, a melhor escolha será feita após uma avaliação médica, após o diagnóstico correto da dor de cabeça, entendendo suas causas e estabelecendo-se um plano terapêutico, para evitar as crises de aparecerem e de tratá-las agudamente quando elas ocorrerem.
Para marcar uma avaliação através de uma consulta médica lique para 11 32855726 ou 11 21510110, clique em http://cefaleias.com.br/clinica para saber mais sobre o centro de cefaleia e o Dr Mario Peres
oi,meu nome e neiva.Quero saber se o diclofenaco prejudica o coraçao,e se faz mal para o estomago.Fiz uma sirurgia para retirar a raiz do meu dente,o medico receitou diclofenaco de potassico durante 3 dias de 8em 8 horas,e o paracetamol,mas eu nao estou tomando o paracetamol nao pois o diclofenaco de potassico ja resolve a dor.O que vcs achao?obg!!!!!!!!