O metilfenidato, remédio para tratamento do TDAH na criança e no adulto, conhecidos no mercado como Ritalina e Concerta, tem uma ligação estreita na área das cefaleias. O primeiro aspecto a ser considerado é a dor de cebeça como efeito colateral do metilfenidato. Em alguns casos a Ritalina – Concerta podem dar cefaleia, ou piorar crises de enxaqueca, porém, existem casos associados de enxaqueca e TDAH, e pode até a dor de cabeça melhorar com o tratamento do TDAH, pois a pessoa fica menos acelerada, mais focada,menos ansiosa, melhora o humor e isto evita as sobrecargas que são fatores desencadeantes da dor.
É importante investigar se não está juntamente com o TDAH e a enxaqueca uma comorbidade frequente nesta situação: a depressão bipolar, ou transtorno bipolar. Alguns pacientes não se enquadram no conjunto de sintomas típico de depressão bipolar mas apresentam irritabilidade, oscilação do humor, aceleração mental que podem ser além de originadas do TDAH, oriundas do chamado espectro bipolar, o que também tem relãção com enxaqueca. Neste caso o uso de neuromoduladores, anticonvulsivantes como o topiramato, divalproato, pregabalina, carbamazepina, lamotrigina podem ser usados.
Atenção! Não se auto-medique! Procure um médico para realizar um correto diagnóstico e tratamento. Este texto foi escrito pelo Dr Mario Peres, para marcar uma consulta ligue para 11 32855726 ou 11 37473309.
Para saber mais sobre as publicações do Dr Mario Peres clique em artigos. Para saber mais sobre o centro de cefaleia clique em clínica. Para saber mais sobre os tratamentos de enxaqueca clique em enxaqueca ou dor de cabeça