As 7 dores que não podem ser ignoradas

A Pior Dor de Cabeça da Sua Vida – Dor na lombar ou entre as escápulas – Fortes dores abdominais – Dor nas panturrilhas – Queimação ou formigamento nos pés ou pernas – Dores difusas, vagas, sem explicação

dor de cabeça, dor lombar, dor no corpo
dor de cabeça, dor lombar, dor no corpo

O sistema de dor é um sistema de defesa do organismo, como diz a expressão “mal necessário”. Ninguém quer ter dor, mas é a maneira do corpo obter a atenção quando algo está errado. Veja quais os tipos de dores que requerem imediata atenção médica.

N. º 1: A Pior Dor de Cabeça da Sua Vida

A pior dor de cabeça na vida da pessoa requer uma consulta médica rapidamente, pode ser algo simples como um resfriado forte ou uma sinusite, mas pode ser também uma hemorragia cerebral, aneurisma cerebral, meningite ou tumor cerebral. Dores com piora progressiva ao longo dos dias, dor de cabeça com a presença de febre, dor de cabeça e desmaio, ou associado a perda de força, perda visual, devem todas ser avaliadas prontamente por um médico.

No. 2: dor ou desconforto no peito, garganta, mandíbula, ombros, braços, ou Abdómen

Dor no peito pode ser uma pneumonia mas poderia ser um ataque cardíaco. Algumas vezes doenças cardíacas tipicamente aparecem como desconforto, e não dor. O desconforto associado com doenças do coração também pode estar na parte superior do tórax, pescoço, mandíbula, ombro esquerdo ou braço, ou abdômen e poderá ser acompanhada por náuseas. Muitas vezes as pessoas interpretam erradamente sintomas como azia ou desconforto gástrico.
Pode haver um padrão de dor ou desconforto relacionados à excitação, sobrecarga emocional, ou esforço físico. Por exemplo, se você tem dor no peito ao caminhar rapidamente mas ela vai embora quando você se sentar, isto pode ser uma angina.

N. º 3: A dor na lombar ou entre as escápulas

Na maioria das vezes a lombalgia é originada de uma sobrecarga osteomuscular da coluna lombar, mas se a dor é muito aguda pode ser de umacrise de cólica renal. A dor entre as escápulas do ombro pode ser de uma dissecção aórtica (rompimento da artéria aorta), que pode aparecer como uma dor súbita e lancinante. Pessoas que estão em maior risco para condições que podem alterar a integridade da parede do vaso como pressão arterial elevada, uma história deproblemas de circulação, tabagismo, e diabetes.

N. º 4: fortes dores abdominais

Ainda tem o seu apêndice? Não flerte com a possibilidade de uma ruptura. Problemas na vesícula biliar e pâncreas, úlceras estomacais e bloqueios intestinais são algumas outras possíveis causas de dor abdominal que necessitam de atenção.

N º 5: Dor nas panturrilhas

Uma das causas menos conhecidas pela população é a trombose venosa profunda (TVP), um coágulo sanguíneo que pode ocorrer nas veias profundas da perna. Ela afeta 2 milhões de americanos por ano, e pode colocar a vida em risco. O perigo é que um pedaço do coágulo pode se soltar e causar embolia pulmonar [um coágulo no pulmão], que pode ser fatal. Câncer, a obesidade, imobilidade prolongada, repouso ou viagem de longa distância, gravidez, idade avançada estão entre os fatores de risco. Se você tem inchaço e dor na sua panturrilha, consulte um médico imediatamente.

No. 6: Queimação ou formigamento nos pés ou pernas

Quase um quarto dos pacientes que têm diabetes são diagnosticados com a neuropatia periférica. É uma sensação de queimação ou alfinetes, agulhadas nos pés ou pernas que podem indicar uma alteração dos nervos periféricos.

N º 7: Dores difusas, vagas, sem explicação

Diversos tipos de dores e sintomas físicos são comuns na depressão, os pacientes podem ter queixas vagas de dores de cabeça, no corpo, dor abdominal, dor nos membros ou, por vezes todas juntas. Porque a dor pode ser crônica e não terrivelmente incapacitantes, as pessoas deprimidas, suas famílias e profissionais de saúde podem desprezar os sintomas. Além disso, quanto mais você está deprimida, é maior a dificuldade que você descreve os seus sintomas. Outros sintomas devem estar presentes antes de um diagnóstico de depressão pode ser feita. Obtenha ajuda se você se encontra desanimado, triste, cansado, ou perdeu o interesse nas coisas. Não sofra em silêncio quando algo está doendo, procure um tratamento médico.

O médico neurologista pode tratar os problemas de dor de cabeça, cervical, nas costas, aneuropatia periférica.

Para saber mais sobre os sintomas neurológicos clique em http://cefaleias.com.br/2009/principais-sintomas-neurologicos

Para saber mais sobre o Dr Mario Peres e o centro de cefaleia clique em http://cefaleias.com.br/clinica

18 Replies to “As 7 dores que não podem ser ignoradas”

  1. TENHO FORTES DORES DE CABEÇA COMEÇOU ESSAS DORES DUAS SEMANAS PARA CA ELAS VEM DE CIMA DA CABEÇA E DESCE PARA NUCA E EU NÃO CONSIGO NEM ME MEXER DE TANTA DOR QUE TENHO E TEM VEZES QUE ELA DA DO LADO DA CABEÇA O QUE PODE SER?É COMO SE FOSSE UMA DOR ARDIDA
    ESTOU FICANDO PREOCUPADA POIS NUNCA TIVE UMA DOR DE CABEÇA TÃO FORTE COMO AGORA
    BEIJOS DESDE JA AGRADEÇO

  2. Tenho sentido dores na barriga que irradiam para o peito e costas, seguida de vômitos. Procurei atendimento médico, que descartaram apêndice, pedras no rim e vesícula, dizendo se tratar de uma inflamação no intestino (termo chulo inflamação na jeca). E me receitaram omeprazol e cloridrato de ciprofloxacino que não deram muito efeito.
    O que vocês podem me dizer?

  3. Olá, boa noite eu quero tirar uma dúvida tem um mês que sinto dor na panturrilha direita não ´~e constante + as vezes vem do nada e agora percebo uma parte na frente da panturrilha dolorida e um inchaço o que deve ser.
    Há não prático nenhuma atividade física.

    Obrigada.

  4. bom dia a mais de 6 anos venho sentindo na região da panturrilha uma dor nesse periodo percebi que tem como se fosse um nervo quendo pego nele sinto choque na perna na~posso ficar muito tempo em pé ou de sapato que sinto essa dor tres vezes pior o que sera ja fiz fisioterapia mas na da e os musculos fica tremendo.

  5. gostaria de saber se a dor na panturrilha aparece rapidamente, porque eu comecei a sentir essa dor dia 09/01/2011, como não fiz nenhum exercicio nem caminhada, estou preocupado, porque é a primeira vez que sinto tal dor.

    obrigado

    Lidio Manoel

  6. Neste fim de ano senti um resfriado diferente, primeiro eu comecei com uma tosso seca, e no dia seguinte comecei a sentir os espirros e a corisa. Estranhei pq até onde eu conheço o resfriao começa pelos espirros e a corisa pra depois vim a tosse.
    No 3º dia que começou a tosse com mucosa.
    De madrugada eu acordei com uma dor no lado esquerdo do ombro e uma mal estar. Quando acordei comecei a sentir dores no peito e nas costas do lado esquerdo ao respirar e dores na cabeça, nuca e garganta ao tossir. Somente do lado esquerdo. Tomei um analgésico e hoje no 4º dia estou apenas com um desconforto ao tossir. Gostaria de saber se são sintomas de alguma doença?

  7. Dr. Mario Peres

    Observei que nao saiu o comentario anterior,como eu escrevi, estas agulhadas na testa vao aumentando cada vez mais fortes, acontecem em determinados lugares, onde ha maior pressao, do aviao, sao tao fortes, que saem lagrimas dos olhos,ocorrem mais no lado direito, e tambem nas palpebras, parece que a cabeça vai explodir, teria algum remedio para acabar com isso, ou tratamento

  8. Dr.Mario Peres

    Meu caso sao aquelas agulhadas na testa quando viajo de aviao, estas agulhadas vao aumentando consideravelmente conforme o aviao vai se preparando para aterissar, estou relatando novamente porque eu nao tinha certeza que eu havia colocado meu email no outro comentario,obrigada pela atencao

  9. ola ,bom dia eu queriatirar uma duvida; eu fiz um eletro e deu uma alteraçao…mas o medico diz que nao tem nada de mal. mas eu estou sentindo uma le ve dor enjuadadebaixo dos seios perto do osso da costela dos dois lados … o que seria isso , sera que tem aver com o resultado o eletro obrigado
    .

  10. dores abdominais. enjoo, muito enjooe droes de cabeça.dores na barriga comos e fosse colicas menstruais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.