Fibromialgia: o que é | Fibromialgia Diagnóstico | Fibromialgia e Dor de Cabeça | Fibromialgia Tratamento
O que é fibromialgia?
Fibromialgia é uma doença dolorosa crônica que se manifesta com dores generalizada pelo corpo, dor nas costas, dor de cabeça, dor nos braços e dor nas pernas, associada à dor ocorrem fadiga, cansaço, indisposição, distúrbios do sono, ansiedade, depressão.
A fibromialgia é uma doença associada à sensibilidade do indivíduo frente a um estímulo doloroso. A fibromialgia pode prejudicar intensamente a qualidade de vida e o desempenho profissional, motivos que plenamente justificam que o paciente seja levado a sério em suas queixas.
Diagnóstico da Fibromialgia
Em 1990, o Colégio Americano de Reumatologia publicou critérios para diagnóstico da fibromialgia, diferenciando-a de outras condições que acarretem dor muscular ou óssea. Esses critérios valorizam a questão da dor generalizada por um período maior que três meses e a presença de pontos dolorosos padronizados. Como na figura abaixo.Deve-se ter no mínimo onze dos dezoito pontos abaixo
Diferentes fatores, isolados ou combinados, podem favorecer as manifestações da fibromialgia, dentre eles doenças graves, traumas emocionais ou físicos e mudanças hormonais. Assim sendo, uma infecção, um episódio de gripe ou um acidente de carro, podem estimular o aparecimento dessa síndrome. Por outro lado, os sintomas de fibromialgia podem provocar alterações no humor, maior preocupação, alteração de sono e diminuição da atividade física, o que agrava ainda mais a condição de dor.
Fibromialgia e dor de cabeça, enxaqueca
Dores de cabeça são muito comuns em quem tem fibromialgia, é praticamente parte do quadro. Além disso fibromialgia e cefaleias primárias são muito parecidas na sua epidemiologia, características, mecanismos e também no tratamento.
Veja o artigo do Dr Mario Peres sobre fibromialgia e dor de cabeça
Tratamento da Fibromialgia
O tratamento da fibromialgia deve ser feito de uma maneira multimodal, deve-se utilizar medidas medicamentosas com o uso de neuromoduladores, antidepressivos, e também deve-se usar medidas não medicamentosascomo a prescrição de exercícios físicos,psicoterapia, medidas de relaxamento. Recentemente foram aprovadas duas medicações para o tratamento da fibromialgia, a duloxetina (cymbalta) e a pregabalina (lyrica) esta última ainda não disponível no Brasil.
Este texto foi revisado pelo Dr Mario Peres em 15 de julho de 2009.
eu descobri q tenho fibromialgia ai quero saber qual os exames que faço pra ter uma confirmaçao ,as dores que sinto so passa quando tomo dorflex e queria saber se como uso ele por dia .geralmente tomo 30 gotas por dia posso tomar o resto da vida?