Neurologista

Neurologia, o que faz o médico neurologista

Matéria escrita pelo Dr Mario Peres, médico neurologista.

Revisada em 8 de junho de 2020

Neurologista
Neurologista

O QUE FAZ O MÉDICO NEUROLOGISTA?

A Neurologia é a especialidade que cuida de doenças do cérebro, medula, nervos, e músculos.

O Neurologista clínico é o médico que se dedica ao estudo e tratamento das problemas do sistema nervoso. As doenças mais comuns tratadas pelo neurologista são as dores de cabeça, cefaleia, enxaqueca. O médico neurologista trata também de outras dores, como dores lombares, dores no pescoço, neuralgias, entre outras. Sintomas comuns que chegam ao neurologista são, além das dores de cabeça (cefaleia), tonturas, perda de força, perda de sensibilidade, formigamentos, alterações na vista, tremores, desmaios, perda de memória, alterações da fala e do comportamento, distúrbios do sono como a insônia. O neurologista tem interface com a psiquiatria e pode tratar de casos de depressão, ansiedade, pânico, fobias, bipolar, tabagismo, uso de drogas, dependendo da formação do profissional.

As doenças que a neurologia e o neurologista mais tratam são as cefaleias (dores de cabeça), distúrbios do sono, doenças cerebro-vasculares, AVCs (conhecidas como “derrames”), os distúrbios do movimento (como tremores e Doença de Parkinson ), as epilepsias, as demências (como a doença de Alzheimer), as doenças desmielinizantes (como a Esclerose Múltipla ), as neuropatias, as doenças musculares, aneurismas cerebrais, e tumores cerebrais.

Vários exames neurológicos podem ser solicitados pelo neurologista, como a tomografia, ressonância magnética, eletroencefalograma, exames laboratorias, doppler transcraniano, eletromiografia, para sabermais sobre os exames clique aqui.

LEIA MAIS SOBRE : ESPECIALISTA ENXAQUECA , TRATAMENTO DA ENXAQUECA

Se o caso for cirúrgico, o neurologista pode encaminhar o paciente para um neurocirurgião da sua confiança, se houver necessidade de uma operação.

Artigo escrito pelo Dr Mario Peres, Médico Neurologista, Doutorado em neurologia pela UNIFESP, Pós-doutorado nos Estados Unidos, diretor do Centro de Cefaleia São Paulo, fellow do American College of Physicians.

Para marcar consulta ligue para 11 3285-5726 (R. Joaquim Eugênio de Lima, 881 cj 708) ou 11 2151-0110 (Hospital Albert Einstein)

Para saber mais sobre o Dr Mario Peres, médico Neurologista clique em http://cefaleias.com.br/clinica

260 Replies to “Neurologia, o que faz o médico neurologista”

  1. Dr., estou com alguns sintomas parecidos com de estresse, como, ansiedade, indisposição, irritação, dificuldade para concentração, falta de vontade para realizar atividades simples, formigamento nas mãoes e pés e dores nas articulações (virilha, joelho, tornozelo), refluxo, e, agora, apareceram umas manchas indolores no meu corpo, um pouco mais claras que a pele. Fui a um dermatologista e ele disse que está relacionado ao sistema nervoso e passou uns cremes para passar nas manchas, mas outras continuam saindo… fui a um clínico fiz vários exames com um clínico geral e não diagnosticou nada,,,, preciso ver a opinião de outro médico. Que especialista devo procurar?

  2. Olá Dr.
    As vezes tenho alterações na visão. Sendo que duram em média de 20 a 30 minutos num espaço de meses de um episódio a outro, mas depois que fiquei desempregada desde nov.2009, observei que no final de dez.2009 tive uma crise, e outra após uma semana. A diferença dessas duas últimas crises com as anteriores, é que não estava sob nenhuma forte emoção naquele momento e mesmo assim, a alteração na vista ocorreu. Bem, como é essa alteração não dá pra descrever exatamente, mas seria como um raio brilhante e trêmulo, que se mistura no meu foco de visão, ou uma outra forma seria que o foco apresenta-se um pouco fragmentado, e uma outra forma seria que parte do meu foco de visão se escurece. As alterações duram em média de 20 a 30 minutos. Hoje em dia quando percebo que minha visão está ficando assim, paro o que estou fazendo, e procuro ficar calma porque sei que vai passar. Mas me pergunto, qual seria o motivo disso?? Fui no pronto socorro e a clínica geral me disse que eu estava tendo tinha crises de síndrome de stress e me aconselhou procurar um neurologista. Ah! também estive um oftalmo que fêz Campimetria computadorizada e deu tudo normal.O que você me aconselha? e qual será o motivo disso? Aguardarei sua resposta. Muitissimo obrigada.

  3. Prezado,
    Minha mãe já fez 3 safenas e 2 mamária há 10 anos, a 6 meses ela começou a se queixar de um zumbido/batida na cabeça, fez todos os exames e nãodeu nada, o cardiologista falou que seria em consequencia dos médicamentos inclusive a aspirina suspendeu alguns e substitui também por outros, só que ela teve mais problemas cardiácos tendo que fazer um cateterismo e colocar 3 stentes. O que poderá ser essas batidas?
    Obrigada.

  4. Dr: queria saber, o fenobarbital ´quando o medico passa e pq agente tem epilepsia . porque passou pramim tomar um ano e eu gostaria de saber se posso deixar de tomar o medicamento. com um ano ele pediu pra mim fazer um eletrocefalograma novamente. posso parar de tomar o medicamento

  5. olá boa tarde olha tenha uma sobrinha de 4 anos e ela tem com frequencia muitas dores de cabeça gostaria sei q nao e normal uma criança tão nova ter tanta dor de cabeça asim….. desde já agradeço se responder.

  6. Doutor eu tenho 17 anos e sou muito lerdo para assimilar e entender as coisas, demoro muito tempo para fazer algo, demoro mais do que o normal para fazer exercícios escolares, fazer uma leitura com uma boa compreensão. Demoro até 3 vezes mais do que meus amigos para ler algo ou fazer uma prova sendo que eles conseguem obter um resultado melhor do que o meu.
    Meus dois avó paternos já falecidos, tiveram mal de Alzheimer sendo que a minha avó ficou mais de 5 anos vegetando com mal de alzheimer até falecer; e o meu pai também já falecido era usuário de droga. Isso tem a haver com a minha excessiva lerdeza?

  7. boa noite!dr. Mario,preciso urgente de sua ajuda,sinto fortes dores na coluna e foi diagnosticado em um exame de ressonancia magnética que tenho desidratação na L1,L2,L3,L4 e L5,o pior que essa imfermidade está me afetando no trabalho tanto quanto na minha vida familiar pois me sinto estressado,sem paciencia e me irrito por besteira. por favor me ajude! POIS JAMAIS QUERO MAGOA AS PESSOAS QUE MAS AMO NESSA VIDA QUE SÃO MEUS FAMÍLIARES E AMIGOS. UM FORTE ABRAÇO E QUE DEUS LHE ABENÇOE.

  8. Doutor Mario Peres
    Obrigado por ter min atentidido!!Eu tenho Algumas perguntas a fazer antes de dizer qual foi o medicamento que min curou da dor de cabeça.Já assisti muitas reportagens pela TV e Rádio sobre dor de cabeça numca ouvi nimguém falar que já foi curada de dor de cabeça por algum medicamento.Depois de 14 anos de sofrimento desisti de procurar os médicos de cabeça e fiquei só tomando remédio todos os dias para ir passando as dores… os remédios que tomava para passar as dores era comprimidos de Miorelax ou Doricim.
    Depois que eu tomei o remédio do ploblema do pulmão foi que eu parei de tomar para a cabeça por que eu fique curado gostaria de saber se de alguma pessoa já foi curada com algum remédio e se este remédio foi remédio de pulmão,Os médicos min dizia que o plobrema que eu tinha na cabeça era simuzite outros dizia que era rimite outros que era inchaqueca e agora depois de ter saído aguá muito quente ,depois catarata com manchas de samgue velho que tipo de dor de cabeça era essa?

  9. Dr. tenho 30 anos tive uma crise de depressao aos 10 anos, fiquei sem comer nada durante dois meses, fiz tratamento com neuro e voltei a se alimentar , mas acompanhada da depressao ate hj e nunca recorri a um psicol ou neuro.
    estou com muita dificuldade, pareço estar perdendo a agilidade para tarefas simples, nao consigo montar planos de aula, parece q meu cerebro bloqueia, no serviço tenho alguns momentos que pareço ter um bloqueio e me sinto num escuro, qdo percebo alguem esta falando algo que eu nao escutei o inicio ou fiz algo errado que sei o modo certo de fazer, como c em alguns segundos todo o meu cerebro desligasse.minha memoria e curta, as vezes nao lembro de coisas q aconteceram omtem, ou do que as pessoas me falaram. Isso esta me prejudicando profissionalmente.Perdi a concentração em tudo.O que sera que me acontesse?

  10. Doutor, crise de labirintite pode dar convulçoes?
    minha mãe teve seis em uma noite. É possível que seja da labirintite?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.