Matéria escrita pelo Dr Mario Peres, médico neurologista.
Revisada em 8 de junho de 2020
O QUE FAZ O MÉDICO NEUROLOGISTA?
A Neurologia é a especialidade que cuida de doenças do cérebro, medula, nervos, e músculos.
O Neurologista clínico é o médico que se dedica ao estudo e tratamento das problemas do sistema nervoso. As doenças mais comuns tratadas pelo neurologista são as dores de cabeça, cefaleia, enxaqueca. O médico neurologista trata também de outras dores, como dores lombares, dores no pescoço, neuralgias, entre outras. Sintomas comuns que chegam ao neurologista são, além das dores de cabeça (cefaleia), tonturas, perda de força, perda de sensibilidade, formigamentos, alterações na vista, tremores, desmaios, perda de memória, alterações da fala e do comportamento, distúrbios do sono como a insônia. O neurologista tem interface com a psiquiatria e pode tratar de casos de depressão, ansiedade, pânico, fobias, bipolar, tabagismo, uso de drogas, dependendo da formação do profissional.
As doenças que a neurologia e o neurologista mais tratam são as cefaleias (dores de cabeça), distúrbios do sono, doenças cerebro-vasculares, AVCs (conhecidas como “derrames”), os distúrbios do movimento (como tremores e Doença de Parkinson ), as epilepsias, as demências (como a doença de Alzheimer), as doenças desmielinizantes (como a Esclerose Múltipla ), as neuropatias, as doenças musculares, aneurismas cerebrais, e tumores cerebrais.
Vários exames neurológicos podem ser solicitados pelo neurologista, como a tomografia, ressonância magnética, eletroencefalograma, exames laboratorias, doppler transcraniano, eletromiografia, para sabermais sobre os exames clique aqui.
LEIA MAIS SOBRE : ESPECIALISTA ENXAQUECA , TRATAMENTO DA ENXAQUECA
Se o caso for cirúrgico, o neurologista pode encaminhar o paciente para um neurocirurgião da sua confiança, se houver necessidade de uma operação.
Artigo escrito pelo Dr Mario Peres, Médico Neurologista, Doutorado em neurologia pela UNIFESP, Pós-doutorado nos Estados Unidos, diretor do Centro de Cefaleia São Paulo, fellow do American College of Physicians.
Para marcar consulta ligue para 11 3285-5726 (R. Joaquim Eugênio de Lima, 881 cj 708) ou 11 2151-0110 (Hospital Albert Einstein)
Para saber mais sobre o Dr Mario Peres, médico Neurologista clique em http://cefaleias.com.br/clinica
sinto muito furmigamento na cabeça,gostaria esaber o que significa.
Depende da localização, do exame neurológico, do contexto deste sintoma, procure um neurologista
Faz uns 2 meses que estou com uma queimação no meu corpo mais do lado esquerdo e a noite fica pior e qdo estou nervosa tbm, já passei em varios medicos e eles não descobrem o que é , estou qrendo passar com um neurologista para ver se isso que eu estou é de algum problema de estresse…me ajude…
PRocure sim um neurologista, Adriana
bom dia!
Sou Edmilda e no momento necessito de uma orientação.Na frente dos meus olhos aparece um circulo brilhoso e após alguns minutos esse desaparece e surge uma dor de cabeça , localizada em volta do olho e percorrendo na lateral da cabeça. Tenho a sensação de dormencia nessa região.A primeira vez foi no ano passado e agora , no dia de ontem e hoje. Desde já agradeço sua atenção.
Olá, sou alessandra. Minha mãe fez um rexame e o resultado deu uma conclusão assim.
ELETROENCEFALOGRAMA DIGITAL COM DISCRETA ANOMALIA, DIFUSA, INESPECÍFICA, CARACTERIZADA POR AUMENTO GLOBAL DA FREQUÊNCIA TETA PARA A IDADE.
queria muito saber o que significa pois ainda não mostramos o resultado pro médico, é k ainda não temos dinheiro para a consulta. e é difícil mostrar. Obrigada.
Alessandra,
É preciso que o médico que pediu este exame interprete para voces o significado deste achado.
http://cefaleias.com.br
Em primeiro lugar me chamo Fernanda,sou casada e tenho um filho,moro em São Paulo.
Estou a procura de uma orientação para a saúde do meu marido que se chama Ramon.
Nas férias dele que aconteceu neste mês,fomos para Praia Grande,e lá o meu esposo teve um mal estar e virou a cabeça para baixo pra relaxar,só que neste momento começou a virar os olhos e dá pulos para trás e a língua querendo enrolar,eu fiz massagem no peito e ele voltou,depois de tudo ele vomitou.
Levei ele para o médico e lá ele disse que foi por causa da pressão baixa e alguma coisa que ele comeu.
Mais quando descrevi para o bombeiro o que tinha acontecido ele me disse que ele teve uma convulsão.
Lá no hospital ele tomou dois soros e encaminharam ele para fazer uma bateria de exames,e mandou ele passar com um neurologista.
Sim Fernanda,
É bom ele passar com um neurologista para o diagnóstico correto do que aconteceu
Há dois meses apareceu uma dor no tórax do dia para a noite. Fui socorrida vásrias vezes,já fiz vários exames ,aliás todos que você pode imaginar e todos däo normal. O resultado disso é que de tanto procurar a doenca que tinha,me encontro hoje num estado de depressäo,com ataques de pânico e a dor continua aqui. É horrivel,conviver com isso sem saber o por quê dessa bentida dor!
Se alguém já passou por essa exeperiência,por favor me ajudem.
Boa Noite..estou preocupada, sofro de dor de cabeça latejante e no desespero tomei vários medicamentos em horários diferentes lisador,60 gt,2 dorflex, e por último não conseguia dormir tomei 1 profenide e 1 1/2 lorax passou a dor de cabeça mas notei que as veias dos braços estão doloridas por favor eu gostaria de saber se vou ter algum problema sério ? obrigada…abraço..
Adriana,
Só tomar remédios para a crise de dor de cabeça não é o tratamento correto para cefaleia, analgésicos ajudam apenas na hora da dor, o correto é iniciar um tratamento preventivo, quer seja enxaqueca, cefaleia tensional, cefaleia crônica ou outra cefaleia. Procure um neurologista.
http://cefaleias.com.br/enxaqueca
Boa tarde,
estou com um inchaço do trapezio para as costas.
acha que isso seria caso de um neurologista ou ortopedista???
aguardo,obrigado.
Pode para um ou outro ou até mesmo os dois, difícil de dizer sem examinar…
http://cefaleias.com.br/
Oi Doutor, estou com um sério problema com meus filhos em relação ao rendimento escolar, já fiz de tudo e não estou vendo resultado, já mudei de reforço, agora estão com prof particular e também coloquei pra fazer o curso de kumon más ainda estão do mesmo geito.
Por favor me ajuda não sei mais o que fazer, estou muito preoculpada
Maria Do Carmo,
É preciso um diagnóstico médico para saber se existe déficit de atenção ou não, procure um neurologista
http://cefaleias.com.br/
Por favor me ajudem, tenho 50 anos e não consigo viajar sozinho para São Paulo e outros lugares, é o meu sonho. Obrigado e abraços.