Neurologista

Neurologia, o que faz o médico neurologista

Matéria escrita pelo Dr Mario Peres, médico neurologista.

Revisada em 8 de junho de 2020

Neurologista
Neurologista

O QUE FAZ O MÉDICO NEUROLOGISTA?

A Neurologia é a especialidade que cuida de doenças do cérebro, medula, nervos, e músculos.

O Neurologista clínico é o médico que se dedica ao estudo e tratamento das problemas do sistema nervoso. As doenças mais comuns tratadas pelo neurologista são as dores de cabeça, cefaleia, enxaqueca. O médico neurologista trata também de outras dores, como dores lombares, dores no pescoço, neuralgias, entre outras. Sintomas comuns que chegam ao neurologista são, além das dores de cabeça (cefaleia), tonturas, perda de força, perda de sensibilidade, formigamentos, alterações na vista, tremores, desmaios, perda de memória, alterações da fala e do comportamento, distúrbios do sono como a insônia. O neurologista tem interface com a psiquiatria e pode tratar de casos de depressão, ansiedade, pânico, fobias, bipolar, tabagismo, uso de drogas, dependendo da formação do profissional.

As doenças que a neurologia e o neurologista mais tratam são as cefaleias (dores de cabeça), distúrbios do sono, doenças cerebro-vasculares, AVCs (conhecidas como “derrames”), os distúrbios do movimento (como tremores e Doença de Parkinson ), as epilepsias, as demências (como a doença de Alzheimer), as doenças desmielinizantes (como a Esclerose Múltipla ), as neuropatias, as doenças musculares, aneurismas cerebrais, e tumores cerebrais.

Vários exames neurológicos podem ser solicitados pelo neurologista, como a tomografia, ressonância magnética, eletroencefalograma, exames laboratorias, doppler transcraniano, eletromiografia, para sabermais sobre os exames clique aqui.

LEIA MAIS SOBRE : ESPECIALISTA ENXAQUECA , TRATAMENTO DA ENXAQUECA

Se o caso for cirúrgico, o neurologista pode encaminhar o paciente para um neurocirurgião da sua confiança, se houver necessidade de uma operação.

Artigo escrito pelo Dr Mario Peres, Médico Neurologista, Doutorado em neurologia pela UNIFESP, Pós-doutorado nos Estados Unidos, diretor do Centro de Cefaleia São Paulo, fellow do American College of Physicians.

Para marcar consulta ligue para 11 3285-5726 (R. Joaquim Eugênio de Lima, 881 cj 708) ou 11 2151-0110 (Hospital Albert Einstein)

Para saber mais sobre o Dr Mario Peres, médico Neurologista clique em http://cefaleias.com.br/clinica

260 Replies to “Neurologia, o que faz o médico neurologista”

  1. eu gostaria de saber o que e tce grave porque meu marido tem dores de cabeça e ja colocou a valvola e continua com dores de cabeça

  2. DR.
    SOU NERVOSA ESQUEÇO DAS COISAS , SE ALGUEM ME FALA ALGUMA COISA NÃO GUARDO NA CABEÇA, SINTO DORES MUSCULARES ,É RARO SENTI DORES DE CABEÇA, MAS SE FCO MUITO NERVOSA CHEGO AO PONTO DE GELAR AS MÃOS E FURMIGAMENTO NA BOCA. E TBÉM TENHO PERCA DE SONO, NA ESCOLA NÃO CONSEGUIA PEGAR EXPLICAÇAO DAS PROFESSORA. TEM HORAS Q ESTOU BEM, A SEGUNDOS EU JA FICO NERVOSA SEM MAIS SEM MENOS, E TENHO MANIAS DE PEGAR RAIVA DOS OUTROS TUDO ME IRRITA.
    O PQ ISSO, OQ TENHO Q FAZER?

  3. …não aguento mais fazer exames…fui em vários médicos..e não resolveram meu problema,falam que nao tenho nada…tenho fortes dores de cabeça,formigamentos,dores lombares,dor em toda a região do pescoço,sou muito ansiosa,medo do panico,e dor na nuca…
    devo consultar um neoru?????

  4. minha vo tem 78 anos se de uns tempos pra ca começou sentir tipo uma xieira ,parecendo um crilo na cabeça;ja foi em varios medicos e nenhum achou um remedio e ficas para isso.eu gostaria d saber o motivo ;pois ela fez varios exames nu deu nada

  5. Dr. eu gostaria de saber se um neurologista trata hernia de disco lombar , ou se é só o neurocirurgião. obrigada

  6. meu pai esta com uma dormencia na cabeça do lado esquerdo, ele fez todos os exames com o neurologista, mas ele continua do mesmo jeito, gostaria de saber se deveria consultar um cirurgião vascular, desde ja agradeço a atenção.

  7. ola,companheiro tudo bem?esta mensagem sera entrevista ou elogio.gostaria de saber como decidiu escolher esta especia,e o elogio e parabens por essa missao de ajudar as pessoas a encontrar equilibrio fisico e mental.Eu tambem vou começar a faculdade de medicina no proximo ano,na especialidade de neurologista ,um abraço…

  8. Olá Dr.,
    Recentemente, bati minha cabeça acidentalmente em um armário de cozinha, ao levantar a cabeça. Coloquei muito gelo na hora e massageei. Passados uns dois dias, a cada vez que eu tocava a área(lateral superior da cabeça) sentia, como um choque, uma fisgada até o alto da cabeça(somente quando tocava o local da pancada).

    Dias depois, passei a sentir dores de cabeça, aquela sensação de cabeça pesada, uma dor incômoda e persistente. Acontecia no alto da cabeça e de um dos lados (do lado onde bateu). Por dois dias consecutivos, acordei com uma forte dor de cabeça, daquelas que não se consegue fazer mais nada. No segundo dia desta dor de cabeça fortíssima, fui parar na emergência do hospital, sentindo fotofobia e tb enjoôs, náuseas. Me colocaram no soro com dipirona e profenide, por meia hora. A dor não passou totalmente, mas suavizou. Fui pra casa, onde dormi a tarde inteira. Hoje passados 4 dias dessa dor fortíssima, ainda sinto a cabeça pesada no alto e algumas fisgadas fortes. O que está acontecendo? Gostaria de entender. Os médicos, parece que qdo não sabem o que falar falam em stress. Mas este é o mal do século, todos nós passamos por momentos de stress, nunca tive problemas em lidar com meu stress. Acho que um bom banho no final do dia, meditação, ou simplesmente dançar e ouvir música, resolvem para mim, esse problema. Nunca senti estes sintomas, que foram desencadeados, a meu ver, a partir do forte impacto daquela pancada. O que o sr. acha?

  9. ola gostaria de saber, a uns 2 meses comecei a sentir dor nos olhos fui ao médico ele me receitou oculos , só que ultimamente ao dormir sinto muito cançaco noss olhos e doi para dormir e ao acordar não consigo abrir os olhos e demoro para ver a claridade o que é isso? tem tratamento/ quem procurar?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.