Dor de Cabeça Constante

Dores de Cabeça Constantes

DORES DE CABEÇA CONSTANTES

O livro “Dor de Cabeça: O que ela quer com você?” escrito pelo Dr Mario Peres, médico neurologista, publicado pela editora Integrare, torna-se o primeiro livro da área a entrar como ebook. Categoria Saúde – Qualidade de Vida.

Clique na figura e acesse

Dor de Cabeça ConstanteDr Mario Peres, médico neurologista escreve sobre as causas, sintomas e tratamento das dores de cabeça constantes.

Dores de cabeça constantes, frequentes são comuns na população geral. Estudo por nós realizado mostrou que no Brasil 6,9% das pessoas apresentam mais dias com dor de cabeça do que sem dor.

O diagnóstico das dores de cabeça constantes e frequentes tem que ser realizado, o que pode ser uma dor de cabeça constante, o que podem ser dores de cabeça frequentes? O primeiro passo é distinguir entre dores de cabeça (cefaleias) primárias ou secundárias. As dores de cabeça podem ser originadas de doenças outras como a sinusite, meningite, tumor cerebral, aneurisma cerebral ou também causas simples como infecções virais, anemias, hipotireoidismo.

Quando a dor de cabeça constante e frequente é caracterizada como uma cefaleia primária, agrupamos nas chamadas dores de cabeça diárias, a cefaleia crônica diária.

SINTOMAS ASSOCIADOS A DORES DE CABEÇA CONSTANTES

Pode ser comum apresentarem-se sintomas juntamente com as dores de cabeça constantes, dores musculares, dores na nuca, dores no pescoço. As dores de cabeça podem ser apenas do lado esquerdo, ou apenas do lado direito, isto pode apontar para alguma causa específica, o médico avaliará este aspecto com detalhe. As dores podem aparecer com tontura, vertigem, sensação de rodar, ou mesmo uma tontura como um mareamento, ou sensação de cabeça leve, sem a sensação rotatória. Formigamentos podem aparecer também. Ansiedade e dores de cabeça são muitas vezes associadas, estresse (stress), preocupações excessivas, antecipação de acontecimentos frequentemente podem estar presentes nos quadros de cefaleias constantes. A sensação de pressão na cabeça é muitas vezes descrita, mas quando o diagnóstico está relacionado a enxaqueca a dor de cabeça normalmente é latejante, é pulsátil.

Dores de cabeça constantes e frequentes podem aparecer na criança, na infância, também na gravidez, menopausa, climatério.

CEFALEIA CRÔNICA DIÁRIA

A cefaleia crônica diária é uma síndrome que compreende quatro doenças que tem em comum o fato de apresentarem a dor de cabeça diariamente, ou quase diariamente, por definição, dor de cabeça ou cefaleia diária é aquela dor de cabeça que aparece por mais do que 15 dias em um mês, por mais de três meses.

Enxaqueca crônica, cefaleia tensional crônica, hemicrania continua, cefaleia nova diária e persistente são as quatro síndromes que compoem a cefaleia crônica diaria.

A enxaqueca crônica evolui geralmente de uma cefaleia do tipo enxaqueca, ocasional, esporádica, e passa a aumentar a frequencia até chegar a ser diária, ou vir mais dias com dor do que sem dor. Da mesma forma a cefaleia tensional, porém como o próprio nome coloca, com caracterísitcas de dor de cabeça tipo tensional.

A cefaleia nova diária e persistente é caracterizada pela cefaleia de início já com fequencia alta, diária, não ocorre uma evolução como na enxaqueca crônica e cefaleia tensional crônica. Chamada em ingles de “new daily persistent headache”.

A hemicrania continua também é classificada como uma cefaleia trigêmino-autonomica. É uma dor de cabeça que responde completamente a indometacina, uma antiinflamatório, que com o ajuste de dose alivia 100% das dores da hemicrania continua. A dor de cabeça pode ser forte nas exacerbações, mas tem uma dor de cabeça basal continua de intensidade leve e moderada. O termo hemicrania significa na metade do cranio, a hemicrania continua portanto  é uma dor de cabeça que ocorre apenas em uma metade da cabeça.

TRATAMENTO DA DOR DE CABEÇA CONSTANTE e FREQUENTE

Após definido o diagnóstico da dor de cabeça constante, frequente, se for descoberta alguma doença como a sinusite ou meningite ela será tratada conforme a avaliação médica. Sendo definida uma cefaleia primária como a enxaqueca, cefaleia tensional ou outra dor de cabeça, o tratamento será preventivo, para evitar que venha a dor de cabeça, com medidas medicamentosas e não medicamentosas, remédios como antidepressivos, anticonvulsivantes (neuromoduladores), betabloqueadores, melatonina, toxina botulínica (botox), bloqueios de nervos, vitaminas e fitoterápicos podem ser utilizados.

Um cuidado especial tem que ser tomado com a prescrição e uso de analgésicos, pois pode ocorrer a cefaleia rebote, pelo uso abusivo dos analgésicos. Pode ser necessário um tratamento de transição para desintoxicação dos analgésicos.

Este artigo e qualquer informação do site não substitui uma consulta médica, não se auto-medique, procure um neurologista. Este artigo foi escrito e revisto pelo Dr Mario Peres, médico neurologista, coordenador do Centro de Cefaleia São Paulo em 15 de maio de 2010.

Para marcar uma consulta no Centro de Cefaleia ligue para (11) 3285-5726, para marcar no Hospital Albert Einstein ligue para (11) 2151-0110.

palavras-chave: dor de cabeça, dor de cabeça constante, dor de cabeça estresse, dor de cabeca frequente, dor de cabeca lado direito, dor de cabeca lado esquerdo, dor de cabeca muscular, dor de cabeça na criança, dor de cabeça na gravidez,dor de cabeca na nuca, dor de cabeca no pescoço, dor de cabeca stress, dor muscular, dor na nuca, dores de cabeça, dores de cabeça aneurisma, dores de cabeça aneurisma cerebral, dores de cabeça ansiedade, dores de cabeça constantes, dores de cabeça estresse, dores de cabeça fortes, dores de cabeca frequentes, dores de cabeça meningite,dores de cabeca musculares, dores de cabeça na criança, dores de cabeça na gravidez, dores de cabeça pressão, dores de cabeça remédio, dores de cabeça sinusite, dores de cabeça stress, dores de cabeça tontura, dores de cabeça tumor, dores de cabeça tumor cerebral, dores de cabeça tumor na cabeça, dores musculares, remédio para dores de cabeça, tratamento dores de cabeça, tratamento para dores de cabeça, Enxaqueca crônica, cefaleia tensional crônica, hemicrania continua, cefaleia nova diária e persistente, antidepressivos, anticonvulsivantes, neuromoduladores, betabloqueadores, melatonina, toxina botulínica, botox, bloqueios de nervos, vitaminas, fitoterápicos

339 Replies to “Dores de Cabeça Constantes”

  1. OLA DOUTOR,BOA NOITE
    HÁ 2 MESES TENHO APRESENTADO UM QUADRO DE DOR DE CABEÇA, ME INCOMODA, SINTO TONTEIRA,MINHA VISÃO FICA EMBAÇADA,ENJOÔ,
    ÁS VEZES A DOR É TÃO INTENSA QUE NÃO CONSIGO LEVANTAR MINHA CABEÇA DO TRAVESSEIRO, TENHO QUE FICAR RETA E SEM ME MECHER POR QUE SENÃO É UMA DOR INSUPORTÁVEL, QUANDO CRIANÇA TIVE UM TUMOR QUE COBRIU A METADE DA MINHA CABEÇA E COM TEMPO O TUMOR SUMIU,O QUE FAZER DOUTOR, QUAL ESPECIALISTA DEVO PROCURAR?

  2. boa noite,faz duas semana que estou sentindo muitas dores de cabeça,tenho pressão alta,mais mexo esta sempre normal e a dor de cabeça continua estou com medo.

  3. Olá Dr eu tenho 17 anos e tenho dores fortes todos os dias, recentemente fui no oftalmo pq acreditei que fosse por motivos ocular, mas não er. Elas são fortes e latejantes, doi nas laterais perto do olho, as vezes da a sensação de que estão apertando meu olho esquerdo. mas isso é raro. sabe o que pode ser ? me ajude !
    grata ingryd.

  4. minha mae tem muita dor de cabeca ela nao pode comer peixe que cente dor de cabeça,fica muito ruim me ajuda,quanto que fica uma consulta com um medico,
    muito obrigado…..

  5. Bom dia, a umas 3 semanas venho tendo dores de cabeça constantes de um dos lados da cabeça um pouco acima dos olhos e as vezes dos dois lados ou a cabeça fica formigando. E quando essas dores vem o lado do rosto e o olho fica formigando e as vezes aparece um brilho no canto da visão muito raramente, tomo o Cefalium para a dor mas depois volta de novo e fica assim o dia inteiro a dor vai e volta o que devo fazer.
    Obrigado pela atenção.

  6. Dr.tenho uma dor de cabeça do lado direito na regiao da nuca que quando ataca doi latejante,dizen q poder ser ocasionado pela coluna…ja observei e quando fico ao computador ou sentado em certa posiçao a dor inicia ou aumenta ainda mais….oque pode ser e oque faço…

  7. dotor tenho muita dor de cabeça todos os dias nao agonto mas ja fis tratamento mas nao possa pq sera que tenho tantas dores de cabeça se levo sou tenho se fico alegre tembem se vou a praia fico tenho que levar remedeo pq se nao fico mau nao posso fazer nada que uma pessoa normau poder fazer

  8. Dr. quando era mais nova tive 2 crises nervosas com convulsões, tomei medicamento tegretol 200 dos 14 até hoje, mesmo meu médico já ter me dado alta ainda tomo 1/4 do medicamento pois fico com medo de passar mal novamente, há aproximadamente 6 meses venho tendo dores de cabeça diárias, fortes com enjoo. Será que é enxaqueca???? me ajude pois sofro muito com dores muito fortes que normalmente começam depois que almoço.

  9. oi,meu marido esta sentido fortes dores na cabeça ah 04dias,ele ja foi ao medico e nada foi diagnosticada,ele alem da dor esta tendo vomito e sua muito ja nao sei mais o que fazer,ele fez uso por muito tempo de cocaina tem algo a ver me ajude. muito obrigada

  10. Dr. Sinto dor de cabeça as vezes somente do lado esquerdo ou direito e o couro cabeludo fica dolorido bem como os seios da face, próximo aos olhos e também na nuca e pescoço. As vezes parece que o cérebro fica como se estivesse solto e dói até quando mexo a cabeça. já fiz radiografia da face faz 10 anos atrás e acusou sinosite na época eu tratei. Sou muito ansiosa.

  11. di ums dia pracà sinto dores de cabeça todos os dias com tontura, pesado mas na testa meia aeria.

  12. olá dr. tenho cefaleia cronica continua ha 9 anos, tomo topamax, cymbalta, melatonina e alprazolam pra me ajudarem, mas nao está resolvendo, ha um bom tempo. ja fui em varios neuros, psiquiatras, e eu nao aguento mais. essa dor me cansa, estou muito cansada. tenho 19 anos, e nao consigo mais me reerguer. sinto q nao vou aguentar uma vida inteira assim. se puder, me ajude, por favor.

  13. eu moro em curitiba, gostaria q me indicasse alguem aqui, pra começar denovo, ter alguma esperança de começar um novo tratamento q dê certo.

  14. Eu tenho dores de cabeça todo dia, na maioria das vezes ela é só de um lado em volta do olho, me provoca ânsias, muito sono, tonturas, e até mesmo o vento faz doer minha cabeça, eu não sei bem o que pode ser, mas não dá para aguentar, eu sempre procuro dormir para parar a dor.

  15. TENHO 37 ANOS HA 11 ANOS TENHO DORES DE CABEÇA,PROCUREI UM NEUROLOGISTA,FIZ TOMOGRAFIA ELE DISSE QUE NADA TENHO ALEM DE ENXAQUECA,SÓ QUE NUNCA PASSA A DOR COM OS MEDICAMENTOS INDICADOS COMO,CEFALIVI,CEFALIUM,NARAMING,ALIVIA AS DORES QUANDO TOMO 2 COMPRIMIDOS DE SEDILAX POR CONTA PROPRIA, QUE NEM É INDICADO NESSE CASO,SOU ANSIOSA E TODAS AS VEZES QUE ALGO DÁ ERRADO E QUANDO FICO PREOCUPADA FICO 3 DIAS COM DOR DE CABEÇA,JÁ NEM CONSIGO TRABALHAR,EM UM MUNDO DE TANTAS TRIBULAÇÕES,COMO POSSO QUERER QUE TUDO SEJA PERFEITO AO MEU REDOR,VIVO COM DOR DE CABEÇA,ME CONSIDERO UMA PESSOA TRISTE,O QUE DEVO FAZER PARA ME LIVRAR DESSE MAU?

  16. Prezado, acordo com dor de cabeça todos os dias, e as vezes dores fortes durante o dia, tenho histórico de aneurisma na familia, gostaria de sabe se tem alguma ligação e qual poderia ser o motivo desta dor ao acordar. Andei observando e no dia que faço caminhada não acordo com dor.

    Estou procurando um médico, pois mudei de estado e não consigo ir no médico que ia no meu estado.

    Agradeço e aguardo resposta.

    Abraço.

  17. dr. eu tenho 12 anos eu tenho todos os dias muita dor de cabeça, tontura e passo mal.o que eu tenho?

  18. Olá,há 2 anos acordo com dores de cabeça insuportáveis. Com o passar do dia ela só aumenta, não diminuindo e nem passando durante o dia.Nesse tempo não teve 1 só dia em que estive sem a dor.Remédio nenhum acalma.Mau consigo trabalhar, estudar impossível, também não consigo praticar exercícios físicos. Já procurei médicos de várias áreas. O que posso fazer? Obrigada.

  19. Estou sentindo dores de cabeça diariamente somente no lado esquerdo da cabeça e algumas vezes parece estralar no lado esquerdo da nuca. As vezes enjoo mas, não vomito. Sedalgina e o unico que consegue amenizar a dor. Tenho dificuldade para trata-la pq na minha cidade não tem especialistas. O que pode ser? Me ajude ,não aguento mais essa dor!

  20. estou quase todos os dias com uma dor de cabeça muito grande.
    meus pais falaram que seria pelo fato de eu trabalahar todos os dias no sol e tomar grandes quantidades de água gelada. Isto pode acontecer??

  21. ja faz tempo que estou com muita dor dii cabeça e isso é todo dia ja passe no hospital agora eu vou pra promissão pra ver o que é

  22. Minha filha tem 7 anos e meio, nos ultimos dias estava tendo todos os dias dor de cabeça,levei ela no neuro,onde ele me pediu,o eletro e a tomogafia,graças à Deus na tomografia deu normal ,mais o eletro deu presença de onda lenta theta pontiaguda de projeção temporal parietal esquerda e surto de ponta de projeção encefálica difusa.Ele receitou Depakote Sprinkle 125mg,gostaria de saber se este medicamento é apropriado para este caso.Desde de já agradeço.

  23. Olá doutor! Estou sentindo dores de cabeça constantemente a mais ou menos 15 dias e já está insuportável, tomo alguns medicamentos mais não está resolvendo nada a situação. Ela está localizada do lado direito da minha cabeça com a dor constante no olho direito e uma pequena pontada de cima da cabeça pra nuca. Sinto muita tontura e as vezes a vista escurece e não enxergo nada. Se o senhor poder me ajudar agradeço.

  24. boa noite ou mesmo bom dia Dr Mário Peres. Já a uns tempo venho a ter dor de cabeça constante gostaria de saber o que tenho,

  25. tem 2 semanas q sinto dores de cabeça constantes o que pode ser isso?,me ajude com sua resposta por favor

  26. doutor minha filha tem 12 anos a 1 ano tem dores fortes de cabeça quando ela era pequena teve varias crises de bronquite fez tratamento com bombinha.
    isso pode ser as causas das dores de cabeça? ela ja fez tomografia o resultado foi bom mas as dores continuao o neurologista que consultou ela mandou naõ tomar café e diminuir nas frituras mas naõ resouvel naõ sei o que fazer me ajude

  27. eu sinto todos os dias mt dor de cabeça…
    me atrapalha ate nos estudos… ja fui em alguns medicos mais eles nao sabem dizer oq é exatamente…..

  28. Sinto to da noite quando vou dormi uma pontada so do lado direito da cabeça isso esta sendo todo dia a noite é normal

  29. ola meu nome é kellen tenho 21 anos nunca sintia dores de cabeça agora de uns tempo para cá sinto dores de cabeça quase todos os dias, sinto pontadas e sinto tonteiras o que pode ser?

  30. Ola doutor,apos ter ganhado a minha filha eu cinto dores fortes de cabeça,dores que são insurportaveis que eu tenho que tomar dipirona todos os dias mas nem mas adianta.meu parto foi cezariana e apos ele que veio essas dores,algumas vezes as dores me acordam pela madrugada nao me deixando mas dormi.minha filha tem 11 meses e eu ainda a amamento poristo fico preocupada tambem dos dipironas que eu tomo possa fazer mau a ela.ja procurei neurologista todos os tipos de medicos,eles passam remedios e de nada adianta fiz um exame de cabeca o medico disse que deu uma auteracao mas nao me explicou qual e nunca tinha apresentado nada quando eu fiz da vez que cai com a cabeca no chao.resumindo eu vivo abase de dipirona se nao eu nem da cama consigo me levanta e eu nunca tive isto antes do parto.percebi tambem que quando tomo nescafe,chocolate,coca cola a dor aumenta mas ainda.As vezes tambem cinto tonturas.porfavor um senhor pode me ajudar?porque eu não sei mas o que fazer.

  31. OLÁ DOUTOR; TENHO DORES DE CABEÇA CONSTANTE,PRINCIPALMENTE NOS DIAS QUE ANTECEDE A MESTRUAÇAO, AS VEZES AS DORES SÃO TANTAS QUE CHEGO A TER MAL ESTAR ESTÔMAGO EMBRULHADO E MINHA CABEÇA DOI DE VARIOS JEITOS TIPO ENXAQUECA QUE PULSA OU LATEJANTE E AS VEZES SÓ DO LADO ESQUERDO MAS TODAS MUITO FORTE OQUE DEVO FAZER POR FAVOR PODE ME AJUDAR?OBRIGADO.

  32. Olá meu nome é Camila,tenho 19 anos de um mês pra ca comecei a ter fortes dores de cabeça constante somente do lado esquerdo ,minha cabeça ja chegou adormecer ,a dor é tão forte que eu sinto minha cabeça girar , minha vista se encomoda com qualquer tipo de iluminação , fica latejando , ja passei no médico fiz varios exames,nenhuma medicação esta adiatando ,somente medicação na veia ajuda amenizar…não sei mais o que fazer.Estou muito preucupada.

  33. OLA, HÁ 2 ANOS SENTI FORTE DOR DE CABEÇA,PENSEI QUE IA FICAR LOUCA,FUI NO MEDICO ELE DISSE QUE PODERIA SER ATM,PROCUREI UM ESPECIALISTA COLOQUEI APARELHO ORTODÔNTICO,MAS AGORA A DOR DE CABEÇA VOLTOU MUITO FORTE FICO TODA DESCONCENTRADA SEM SABER O QUE FAZER,TENHO 3 FILHOS E MINHA FILHA TEM SÓ DOIS ANOS E PRECISA MUITO DE MIM.
    ESTOU MUITO PREOCUPADA, FIZ UM ELETROENCEFALOGRAMA PRA VÊ.O QUE O DOUTOR ACHA ME DE UMA DICA PRA EU ME CUIDAR..

  34. oi doutor….sinto dor de cabeças no meu lado esquerdo,quando eu durmo no lado esquerdo começa a dar uma dor irritante e imediatamente viro para o outro lado.

  35. Ola, tenho dores de cabeca que comecam atrás do lado esquerdo perto da nuca e as vezes doi de madrugada umas 03:00, 04:00 da manha.E normal sentir enxaqueca nesse horario?

  36. Boa tarde..
    sabe to muito preocupada com minha amiga, ela dorme e acorda todos os dias com dor de cabeça, ela reclama disso ha uns 4 anos e eu nem sei mais o que fazae…já formos no neuro e ele falou que esta tudo normal…o que vc recomenda que façamos agora?

  37. ola Dr.
    tenho 34 anos e a dois meses estou sendindo essa dor de cabeça constante. os sintomas são:
    dor central na cabeça que ao respirar repuxa desde a nuca ate o topo da cabeça c/ pontadas tipo quando batemos um matelo c/ toda a força no dedo. fica dentro da cabeça pulsando e latejando muito.

  38. Olá meu nome é Jéssica tenho 15 anos e a dois dias estou com fortes dores na cabeça na nuca e nas costas e tonteiras. estou com pouco apetite o que pode ser?

  39. eu tenho uma tia que está acima do peso teve problema com tireóide e sofre com dor de cabeça o que pode ser?

  40. Boa Tarde !
    minha namorada anda tendo umas dor de cabeça muito forte já faz algumas semana.
    ela toma remedio e passa e quando ela para de tomar remedio a dor de cabeça volta.
    o que pode ser ?

  41. Bom dia!
    Dr. Mario Peres,

    Eu sinto dores de cabeça forte e constantes,todos os dias…
    A dor tem se intensificado e esta acompanhada de muita tontura…rigidez na nuca(as vezes),visão turva e modificação no olho….enjôo e muita dor na parte frontal e nuca,as vezes acontece também da minha face ficar adormecida….
    Eu não consigo passar nenhum dia sem tomar remédios para a dor e mesmo assim a dor já não passa mais,acho que o remédio não faz mais efeito…eu sei o que fazer…não aguento mais essas dores e essa dormência na face.
    O senhor poderia me dar alguma dica???

    Atenciosamente,
    Marisa Gomes.

  42. Tenho 41 anos e a mais de 5 anos tenho dores diárias (cabeça, nuca, têmpora, pescoço, ombros, músculo trapésio, centro das costas e na parte frontal – peito nas proximidades do osso do esterno, noites de sono mal dormidas e interrompidas diversas vezes). A sensação é muito ruim quando as dores se misturam, quando ela vem mais intensa tenho até sensação de desmaio. Já passei por diversos especialistas em várias áreas (neuro, otorrino, oftalmo, ortopedista, gastro, ortodontista, cardio, reumatoligista, pscólogo) sem um diagnóstico e tratamento com resultado mínimo de alívio. Medicamentos como antedepressivos e relaxantes musculares, antibióticos foram receitados mas nada. Não consigo mais realizar atividades esportivas pela constância das dores e medo de algum acidente. Se puderem me ajudar peço orientação para tratamento ou identificação do problema.
    Agradeceria se me respondessem.

  43. ola eu sou o pai da daffine ela esta sentindo forte dores na cabeça e na nuca ela tem apenas 2 aninhos o que pode ser?

  44. Boa tarde

    Dr. eu tenho forte dor de cabeça e continua,estou tomando todos os dias um comprimido de naramig a 2 anos,o que me posibilita de trabalhar, porq as dores são fortes e começam por qualquer motivo; cheiro forte perfume,comer fora horario, ansiedade, stresse,dormir muito,acordar cedo,frio,viagem,frituras,coca cola,chocolate,café ,bebida então nem pensar, e quando estou de TPM tenho que ir ao hospital tomar meducação injetavel (diasepan,decadron,dipirona e voltarem)e soro com vitaminas para tirar a dor no estomago e vomito ,enfim…estou quase dessitindo de viver não consigo fazer nada..por favor me ajude ..preciso de um tratamento que seja eficaz ou remedio manipulado que não me cause tanto mal estar …realizei tomografia e ressonancia a um ano estava tudo normal.

    Me ajude..

  45. Tenho dores fortes da cabeça na cabeça e na nuca quase todos os dias! minha garganta quando eu acordo ela fica mto seca e minha boca tbm e passo mto mau!
    e sou alérgica a remédio gostaria de saber como Faso pra aliviar a minha dor! e ja fui varias vesses no hospital mais não adianta pois eles até faz a dor passar mais nunca me indica um remédio que eu possa tomar! Gostaria de saber como faço pra fazer um tratamento!

  46. Dr sinto fortes dores de cabeça tdos os dias nos mesmos horários, a tarde…faz uns 15 dias mais o menos.É uma dor na fronte e no lado esquerdo descendo pelo olho e no seus aredores, o q/ poderia ser?????
    Aguardo resposta o mais rápido possivel.

    obrigado.

  47. Ola meu nome é neide tenho 29 anos, desde criança sinto fortes dores de cabeça, e agora parece q esta piorando cada vez mais,e sempre tenho fortes dores nos dias q estou mesntruando e uma semana após terminar a mesntruação.Chego até passar mal, tipo: tenho ancias,tonturas,minha cabeça lateja muito as vezes penso q vou ficar louca!!o q será q tenho me ajudem?????

  48. dore de cabaça fortes e frequente sem melhora com analgesicos o que pode ser

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.