Efeitos da cafeína no organismo

Entrevista no JC Debate da TV Cultura, Dr Mario Peres, médico neurologista fala sobre os efeitos da cafeína no organismo.

 

Assista ao bloco 1

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=mMAxuk7msoU[/youtube]

Bloco 1. Recentemente a tenista Serena Williams pediu aos juízes um café no meio da partida, o pedido foi concedido e Serena acabou ganhando a partida. Dr Mario Peres comenta que existem várias substâncias no café, além da cafeína, que é a mais importante, outras como antocianinas, antioxidantes e até substâncias analgésicas recentemente descobertas.

A dose e horário da ingesta do café é de vital importância, pois o excesso do café pode gerar insônia, dores de cabeça, agravar enxaquecas, ansiedade, irritabilidade, tremores, gastrite. Cerca de 3 cafezinhos ao dia não é prejudicial para a maioria das pessoas, mas o último não deve passar das 18 horas.

Pesquisa mostra que um cafezinho mais um cochilo tem efeito benéfico. Dr Mario comenta que o o estudo foi feito com pessoas que estavam cansadas, portanto com uma privação de sono, então deve-se ter uma atenção especial ao que está por trás da tomada do café, que pode encobrir algum deficit de memória, como o TDAH no adulto, o transtorno do déficit de atenção e hiperatividade, ou outras distúrbios do sono, como a apneia do sono.

Abstinência da cafeína. Dr Mario Peres, comenta sobre a falta do café, a abstinência é muito comum quando temos o hábito de tomar café no trabalho durante a semana e no final de semana não ter a mesma ingesta, então sente-se dor de cabeça, ansiedade, irritabilidade, falta de concentração.

Veja abaixo o Bloco 2

cafeina jc debate

A jornalista Andresa Boni comenta das impurezas do café e mostra uma matéria sobre o assunto. Comenta também que a Embrapa descobriu recentemente substâncias no café com efeito similar ao da morfina. Dr Mario Peres finaliza comentando que se observe os sintomas que podem estar relacionados ao consumo do café, e que se atente ao motivo da tomada de café, se está cansado, se o sono está ruim, o humor mais para baixo, e isto pode ser uma pista para um correto diagnóstico que pode ser feito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *