728 ad
Pressão na Cabeça: O que pode ser?

Pressão na Cabeça: O que pode ser?

pressao na cabecaPressão na Cabeça: O que pode ser?

Dr Mario Peres, médico neurologista, escreve sobre as causas da sensação de pressão na cabeça.

Dores de cabeça são comuns na população, outras sensações como pressão na cabeça, aperto na cabeça, peso na cabeça, formigamentos na cabeça podem aparecer em algumas circunstâncias.

A sensação de peso na cabeça pode ser secundária a alguma doença como uma infecção, um traumatismo craniano (alguma batida forte na cabeça), uso de algum medicamento, aumento da pressão arterial, ou até mesmo ser devido a alguma doença mais grave como tumor cerebral ou aneurisma.

A cefaleia do tipo tensional pode ter como característica a sensação de peso, aperto ou pressão na cabeça. Ela pode estar também inserida no contexto de outras dores como a enxaqueca. As caracteristicas da cefaleia do tipo tensional são praticamente opostas a enxaqueca, a dor de cabeça ao invés de pulsátil é uma dor de cabeça em peso, em aperto. Costuma ser uma dor de cabeça bilateral, os dois lados da cabeça doem. A dor de cabeça é fraca ou moderada, enquanto na enxaqueca a dor é mais forte, podem ser mais curtas na sua duração (30 minutos) e podem também ser mais longas (7 dias).

A pressão na cabeça associada a tontura, pressão na nuca, batimentos cardíacos acelerados, formigamentos, podem estar associados a quadros de ansiedade, ou até crises de pânico. O diagnóstico de labirintite deve ser também levantado pois a tontura, especialmente rotatória, com alteração do equilíbrio pode ser o sintoma predominante.

Dores de cabeça como a enxaqueca e a cefaleia tensional podem ser associadas a tonturas, e não necessariamente ser labirintite.

Procure um neurologista para uma avaliação correta do diagnóstico e das formas de tratamento.

Para marcar uma consulta com Dr Mario Peres, ligue para 11 2151-0110 (hospital albert einstein) ou 11 3285-5726 (centro de cefaleia)

468 ad

39 Comentários para “Pressão na Cabeça: O que pode ser?”

  1. Juliete disse:

    olá..tem mais de uma semana que tenho sentido um peso na cabeça..durmo e acordo com esse sensação sinto também meus ouvidos tapado..as vezes doí e essa dor aumenta principalmente do lado direito oq pode ser? obrigada.

  2. monikessia disse:

    doutor faz oito dias que eu sinto dor de cabeça o que eu devo fazer a dor e so nas minhas fontes que doi a te meus olhos

  3. Ana Lúcia disse:

    Preciso de opiniao de um neurologista, por favor esse dias atrás corri um pouco meu coração bateu mais forte e senti batimentos na nuca, deu pra ouvir direitinho, tenho Sindrome do Panico, isso é algum risco de Aneurisma, AVC, ou Tumor? Acho que vou fazer uma tomografia estou com medo.

  4. vitor disse:

    ola!! me tire uma duvida por favor… ja fiz varios exames de tomografia e ressonancia magnetica e nao deram nada… sinto ja a 3 meses uma pressao na cabeça e tonturas principalmente quando pego elevador e saio… fiz exame de labirintite e deu… sindrome periferica vestibular irritativa…. o medico me passou um tal de gingko biloba para tomar por 3 meses , estou tomando a 1 semana e nao senti melhora… a pressao na cabeca continua.. a tontura e que deu uma aliviada… queria saber se esse e o remedio mesmo e se os sintomas que tenho é isso mesmo…

  5. Rosane disse:

    Boa tarde!
    Tenho frequentemente essa sensação de pressão na cabeça. Normalmente ela vem acompanhada de visão turva, mal estar, dor na face, tontura e algumas vezes de dor dores na cabeça. Não sei qual a causa, ja foi diagnosticado enxaqueca mas a medicação pra isso não faz efeito, depois disseram que era labirintite mas a medicação também não melhora.
    Não sei mais o que tomar, fiz tomografia e não foi constatado nada de anormal.
    Poderia me ajudar?
    Grata.

  6. Suelen disse:

    Ola, boa noite.
    Meu nome é Suelen e tenho 25 anos. Tenho crises fortes de dores de cabeça, tomo Amitriptila 75 mg à noite e não sei se pode ser reação da medicação mas tenho mudanças repentinas de humor e tenho ficado bastante ansiosa. Depois do inicio da medicação ( a + ou – 10 meses) engordei 4 quilos e pra piorar minha situação ainda não fiquei livre das crises. Será que esses sintomas são causados pela medicação? Aguardo retorno e desde já agradeço.

    Att,
    Suelen

  7. Emanuela disse:

    O que me ocorre é, toda vez que uma atividade exige muita concentração e atenção, geralmente estudar, ler, trabalhar no computador, etc, depois de um certo tempo sinto uma pressão na cabeça, quando ergo um pouco a cabeça ou fico de pé,sinto tontura, peso na cabeça e parece que vou desmaiar. Dura poucos segundos a tontura, mas o peso na cabeça só desaparece depois de algumas horas ou se descanço um pouco. Fui no Neuro e ele me pediu para fazer o Tilt-Test para descartar hipotensão ortostática. Pensei que poderia ser isso, mas como a sensação ocorre mesmo antes de ficar de pé, não sei o que poderia ser…

  8. ISABEL disse:

    Achei muito interessante esse artigo , sempre q possível gostaria de obetermais informaço~es pq os médicos de sÃO CARLOS n acham pq tenho esses pesos na cabeça e dolorida . abços.

  9. elton disse:

    sinto um aperto na cabeça fui no neurologista eli disse que era ansiedade e me passou um remédio mas pode ser cefaleia cronica tbm ?

  10. camila sena disse:

    tenho dores de cabeça constantes,ja tive 2 crises convulsivas e ja tomei dois tipos de remedios controlados.O primeiro foi o depakote de 250,e depois o de 250,agora por ultimo estava tomando o tegretol cr de 200.Mais o que me preocupa e´ que uma vez fui em um medico,que me enformou que uma parte do meu cerebro nao desenvolveu,isso e´ possivel? sera que essa dor e´ pelo tempo que eu tomo esse medicamento? ja tomo tem mais ou menos 2 anos!

  11. kayo carlos melo disse:

    tenho uma dor terrivel na cabeça e principalmente na nuca que tem uma sensação de peso….e meu rosto tambem pesa.mais não tenho sinusite.quando a nuca começa a doer eu fico tonto..queria saber o que pode ser me ajude….obrigado agradeço…já bati tomografia…fiz exames de sangue…bati eletro do coração.fiz exames num otorrino ele diagnosticou que eu sofro da minha atm e me mandou para um dentista especializado em atm.mais ele disse que a tontura que sinto não é normal.por favor me ajude….

  12. Aline Silva disse:

    ola!

    Meu sofro a cinco anos de uma forte dor na nuca, é uma dor constante, ja fui diagnosticada por varios medicos e cada um fala uma coisa diferente: disfunção quimica no cérebro , hormonios, tensão muscular, hiperglicemia,… o ultimo diagnostico foi de um otorrino: labirintite.

    sinto muita vertigem , enjoo junto com essa forte dor na nuca, que me causa sonolencia insuportável. nao sei mas p onde recorres, ja fiz muitos exames e nao acho um tratamento ou medicamento q me ajude a me livrar dessa dor.

    Sou muito jovem ainda para ter esse tipo de problema e nao consigo praticar esportes pois passo mail ….

    o que posso fazer e se eu procurar a clinica, quanto é a consulta???

    grata desde já.

  13. sinto muitas dores de cabeça sensação que deram uma pancada em minha nuca e as vezes parece que dá uma pressão parece que vou cair o que devo fazer

  14. camila disse:

    sinto tontura e peso na minha cabeca dos dois lados e tenho crise do panico o que pode ser

  15. vania maria disse:

    vou procuralo

  16. Dominique Rosa de Souza disse:

    doutor? tenho um tumor hipofisário e tomo cabergolina uma vez por semana, e minha dor de cabeça tinha sumido, mesmo sem mudar minha dosagem de remedio minha dor de cabeça voltou mais forte do que costume e estou sentindo uma pressão por toda minha cabeça, principalmente ao desenvolver movimentos bruscos, ainda não fiz minha ressonância magnetica, porem os exames que fiz recentemente aparentou tudo ok, até HGH basal que o resultado foi 0,22, sera que essa pressão e a dor de cabeça se deve a um possivel crescimento do meu tumor!? por favor me ajude!!!!!

  17. DULCE PESTILLI disse:

    Obrigada. estou fazendo exames que o neuro pediu. exatamente por motivos de pressão na nuca, formigamento e tonturas. tambem tenho aceleração cardiaca e aumento de pressão. isso começou há tres semanas +- fiquei muito preocupada, pois sou muito ativa, faço esportes e nunca tive problemas + sérios.
    Será que estaria relacionado a pré-menopausa? tenho 45 anos.

  18. Vera disse:

    Sinto umapressão incômoda na cabeça há alguns dias, tomo sertralina 25 mg, mas aumentei para 50mg, daí pode ter sido isso, não sei… Não tenho hipertensão… Alguem pode me ajudar?

  19. Wesly Costa disse:

    Doutor, tenho sentido, uma pequena pressão na nuca,e fortes dores na coluna, que estala, quando eu movimento o meu pescoço, o que pode ser ??? obrigado

  20. itami disse:

    dores oriveis cabeça agora sinto uma preçao cerebral preocupante a 10 anos sofri acidente e bati a cabeça estou muito preocupada sou muito preocupada demais com tudo me ausentei de amigos m casamento acabou pois meu marido m traiu meus dois irmaos se casarao e vivo com minha mae que tem hoje 64 anos mas totalmente saudavel e lucida trabalha com decoraçoes de residencias juntas com arquitetas ja fui a um neurologista aqui em cuiaba mas nao m senti cOnfiavel m disse nao ter nada como nao se nao tenho mais uma vida normal tenho 42 anos e nunca tive filhos gostaria de uma orientaçao des de ja fico grata SR,BOA NOITE SIM POIS DE DIA NAO TENHO TEMPO PODE SER TAMBEM BOM DIA RSRSRS.

  21. Paula Silva disse:

    Olá eu já tive três crises de labirintite que segundo os médicos daqui (Reino Uindo) dizer estar associado à hiper tensão arterial visto que a minha tensão / pressão arterial estava elevadissima 230/129, ando a tomar medicação para controlar a pressãp alta, e para controlar as vertigens, na sexta feira do dia 23 de Novembro de 2012 eu estava no meu local de trabalho quando de repente senti fortes batidas cardiacas e a minha visão começou a ficar turva, não sei o que é que foi aquilo, e pela primeira vez na minha vida eu senti uma especie de panico

  22. noeli disse:

    eu estou sentindo muita dores na cabeça sempre tive dor de cabeça mas essa ta muito intensa os olhos doem e quando me abaixo doe tb já tomei analgésico mas de nada adiantou ….já faz dois dias k estou assim estou com muito medo isso deve ser só uma simples enxaqueca?

  23. marilene ern disse:

    Gostaria de saber se carne meio crua de frango pode provocar aquela doença que da no cérebro, associada a carne meio crua de porco?

  24. Ligia Maria peres Braga. disse:

    Dr. Eu sinto crises de dor de cabeça tem mais de seis anos , e tenho tomado varios medicamentos e ainda nao acertei. fui em um neuro em palmas e ele passou amitriptilina e outros como propanolol e ainda nao tomei com medo . quero que o sr. leia e veja se posso tomar .
    Obrigado aguardo sua resposta como sem falta.

  25. daiane brito de almeida do amaral disse:

    depois que minha filha mais nova nasceu sinto muita dor de cabeça e pressão forte acompanhado de falta de ar e cegueira rapida ja passei por varios medicos e ate hoje ainda não descobri oque tenho isso ja faz 3 anos e meio ja bati tomografia fiz ressonancia e nada foi detectado e agora estou gravida de 8 meses e isso tem se complicado cada dia mais obrigado daiane

  26. MARIA NILZA disse:

    Dr, eu não aguento mais, já tomei rivotril, e estou tomando um outro rémido para ansiendade, mais nada adianta, estou tomando dois comprimido para pressão alta, a mesma já reduziu para 12/8 e mesmo assim continua essa pressão horrivél, estou perdendo completmente a consentração no meu trabalho.

  27. Daniella Martin disse:

    Gostaria que me ajudassem! Tenho tido dores de cabeça constante e algumas vezes do nada começo a ver mosquitinhos e uma claridadecom manchas brancas na visão,que se iniciam fracas e vai aumentando chegando a ficar em torno de 30 minutos e depois vai melhorando. Estou tomando o medicamento FRONTAL pois em consulta a um psiquiatra ele me disse se crise de Panico. Mas rstou muito preocupada e sem entender, visto que já consultei alguns medicos e me disseram que tenho enxaqueca pelas dores constantes. Estou desesperada e com muito medo pois tenho dois filhos pequenos entre 3 e 6 anos. Há 18 anos atrás perdi uma irmã com 31 anos de AVC. Quais são indicações e que exames ou rumo tomar? Peço sua orientação pois estou preocupada e entro em desespero de pensar que posso ter estas dores e visão embaçada….Aguardo retorno e obrigada!
    Daniella

  28. marcos disse:

    ola Dr, tenho 50 anos e a dois meses venho sentindo dor de cabeça forte, como se uma água quente escorresse dentro dela sinto formigamento por todo corpo e meu braco esquerdo dói, muito as vezes sinto faltar a respiração entro em panico uma sensação de morte fiz tomografia do cranio e doble das carótidas e nada foi encontrado, devo procurar um neuropsicologista?

  29. jakeline da costa benchimol disse:

    sinto dor de cabeça constante com enchaquecas,dor na nuca e após que a dor vai embora fico tonta.

  30. Paulo Ribeiro disse:

    Prezados Senhores,
    Poderiam me indicar um Neurologista no Rio de Janeiro? Sofro de dores e pressão na cabeça
    Atenciosamente,
    Paulo Ribeiro

  31. valdirene acorlini disse:

    Ha 3anos e meio tive muita dor de cabeca, ate que passei muito mal em casa e quando tomei tylenol e dormi(apaguei ) 2 horas depois acordei e ainda com muita dor fui p hospital. Na consulta expliquei oq estava acontecendo nunca tive dor antes e agora tava com muita dor minha visao embacada, o medico pediu uma CT e quando fiz tive uma terrivel noticia estava com um tumor que havia rompido causando um AVC hemorragico. Fiz cirurgia de urgencia por craniotomia desenvolvi pos operatorio com crise convulsiva parcial. Ha 1ano descobri q o cisto voltou esta com 24ml de liquido ,tenho muita dor de cabeca do tipo pressao, tenho tido crisesconvulsivas de pequena intensidade mesmo tomando depakote er 500mg de 12/12 horas. Oque fazer doutor??

  32. gleide da silva neri disse:

    Não digo para todos fazerem o que eu fiz,mais tinha dores de cabeça terriveis parecia que eu ia enlouquecer. Fiz exames e consultas o medico me receitou calmante, melhorei um pouco, mais não queria ficar dependente daquilo foi aí que usei a FÉ chorei muito pedi muito a DEUS ele me ouviu e hoje estou curada e não tomo nada só ORAÇÃO.

  33. Sinto esse peso na cabeça já alguns meses,tenho sensação de tontura, dormência,formigamento,mal estar e quero um diagnóstico pois não aguento mais.

  34. itamar disse:

    Ola. Bom dia.
    Tenho forte pressao na cabeça q as vezes chega a descer lagrimas, as vezes no olho direito, as vezes no olho esquerdo. E um pouco d tontura ao levantar pela manha.
    O q pode ser??? Aguardo contato – retorno
    Obrigado.

  35. Leidy disse:

    Eu sinto uma pressão muito forte na cabeça, como si o cerebro estivesse muito grande e a cabeça pequena, não sinto tontura somente pressão e meu rosto fica frio por fora mais arde por dentro com uma sensação de como si estivesse queimando e meus olhos enchem de lagrimas e ficam vermelhos, estou muito preocupada, o que poderia ser isto doutor ?

  36. adriana disse:

    Tenho dores de cabeça,pontadas,apertos na cabeça e umas dores tipo pontadas no peito,isso ultimamente todos os dias,o que eu faço?

  37. Cirlene Brito da Costa Oliveira disse:

    Gostei muito do texto. Ele me informou tudo que eu precisava saber. Obrigada

  38. aline dias disse:

    Oi estou tendo um problema
    e uma pressao dentro da cabeca ja esta indo pro quinto dia e ta miito ruim quase insulportavel ja tive algumas vezes ate passei com um neuro mais ele nao achou nada reparei tbm q a pupila do meu olho esta dilatada
    eu nao sinto dor nenhuma mais a pressao esta constante o dia td se puder me a
    judar agradeco muito
    att aline

  39. Jorge disse:

    Eu gostei porem não ficou bem claro.
    Veja bem::eu sinto pressão na cabeça quando está muito calor,quando refresca fica calmo. Ou é problema de visão?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>