728 ad
Hérnia de Disco Cervical

Hérnia de Disco Cervical

Hérnia de Disco

Causas da Hérnia de Disco

O que é a hérnia de disco cervical, ou hérnia de disco lombar? O disco é uma estrutura de cartilagem, que tem a função de amortecer o impacto entre as vértebras da coluna vertebral cervical, torácica e lombar. No interior da coluna vertebral existe um canal por onde passa a medula espinhal ou nervosa. Quando este disco sai de sua posição normal, podendo comprimir alguma estrutura nervosa, chamamos de hérnia de disco.

Os discos intervertebrais desgastam-se com o tempo e o uso repetitivo, o que facilita a formação de hérnias de disco, ou seja, a extrusão de massa discal que se projeta para o canal medular através de uma ruptura da parede do anel fibroso. O problema é mais freqüente nas regiões lombar e cervical, por serem áreas mais expostas ao movimento e que suportam mais carga.

As hérnia de disco podem ser protrusas, quando a base de implantação sobre o disco de origem é mais larga que qualquer outro diâmetro; extrusas, quando a base de implantação sobre o disco de origem é menor que algum dos seus outros diâmetros ou quando houver perda no contato do fragmento com o disco; ou seqüestradas: quando um fragmento migra dentro do canal, para cima, para baixo ou para o interior do forâmen.

Sintomas da hérnia de disco

Os sintomas da hérnia de disco vão depender se a hérnia de disco é cervical ou lombar.

Sintomas da hérnia de disco lombar

Os sintomas mais comuns da hérnia de disco lombar são formigamentos (parestesias) com ou sem dor na coluna, geralmente com irradiação para membros inferiores, a perna, podendo chegar até o pé. A chamada DOR CIÁTICA é uma dor que começa na região lombar e irradia por trás, pelas nádegas, podendo ser direita ou esquerda, por vezes até dos dois lados. O formigamento pode acompanhar a dor, pode também ocorrer perda de força, dificuldade em caminhar, e em casos mais graves até o descontrole das fezes, urina e perda da função sexual, normalmente um sinal de compressão da medula

Sintomas da hérnia de disco cervical

Quando a hérnia de disco está localizada no nível da cervical, do pescoço, pode haver dor na nuca, dor na cervical, no pescoço, ombros, na escápula, com irradiação para braços. A hérnia de disco cervical causa sintomas de formigamento nos braços, normalmente um formigamento de um lado só, no braço esquerdo ou braço direito, podendo chegar até os dedos, por vezes, dependendo do nível da hérnia de disco cervical, pode formigar os dois últimos dedos da mão esquerda ou direita. Pode aparecer também perda de força no braço, dificuldade em levantar o braço (direito ou esquerdo), dificuldade em pegar objetos com a mão.

A hérnia de disco cervical pode gerar dor de cabeça, dor de cabeça na nuca, agravar cefaleias como a enxaqueca, cefaleia tensional.

A hérnia de disco  no tórax é mais rara devido a pouca mobilidade dessa região da coluna mais quando ocorrem os sintomas tendem a ser inespecíficos, incomodando durante muito tempo. Pode haver dor na parte superior ou inferior das costas, dor abdominal ou dor nas pernas, associada à fraqueza e diminuição da sensibilidade em uma ou ambas as pernas.

Causas da hérnia de disco

Existe uma predisposição genética importante, mas a exposição por longo prazo combinada com uma sobrecarga de peso, quer seja pela obesidade ou sobrepeso, quer seja por carregar muito peso, ou realizar tarefas prolongadas como dirigir diversas horas. Os fatores ocupacionais associados a um risco aumentado de dor lombar na hérnia de disco são o trabalho físico pesado, má postura, inclinar e girar o tronco freqüentemente, levantar, empurrar e puxar muito peso, trabalhos repetitivos, vibrações, contraturas musculares por ansiedade, stress.

Diagnóstico da Hérnia de Disco

O diagnóstico da hérnia de disco é clínico, analisando as características dos sintomas e o exame clínico neurológico. Exames como Raio-X, tomografia e ressonância magnética ajudam a determinar o tamanho da lesão e em que exata região da coluna está localizada.

Tratamento da Hérnia de Disco Cervical e Hérnia de Disco Lombar

O tratamento da hérnia de disco pode ser clínico e/ou cirúrgico. Normalmente, a maioria das hérnias de disco são tratadas clinicamente, sem precisar de cirurgia.

O tratamento clínico é baseado em medicamentos, tanto analgésicos, anti-inflamatórios, opióides, relaxantes musculares, como antidepressivos, neuromoduladores (anti-convulsivantes) podem ser utilizados.

Utiliza-se sempre uma orientação postural, fisioterapias para analgesia, pode se recomendar acupunturam bloqueios com anestésicos, e por último a cirurgia.

Para o tratamento da dor de cabeça relacionada a hérnia de disco cervical e a relação da enxaqueca com a hérnia de disco, para saber mais sobre enxaqueca acesse o http://cefaleias.com.br/enxaqueca

Para marcar uma consulta com o Dr Mario Peres, médico neurologista, ligue para

11 3285-5726,  R Joaquim Eugenio de Lima, 881 cj 708, 01403-001 – São Paulo – SP

Consultório no Hospital Albert Einstein, Sala 110- 1 andar, (11) 2151-0110, Av Albert Einstein, 627,  Morumbi, São Paulo, SP

Leia o livro Dor de Cabeça: o que ela quer com você? Integrare Editora, Escrito pelo Dr Mario Peres.

Palavras-chave: hérnia de disco, hérnia de disco lombar, hérnia de disco cervical, hérnia de disco causas, hérnia de disco sintomas, hérnia de disco tratamento, hérnia de discotratamento sem cirurgia, hérnia de disco enxaqueca, tratamento hérnia de disco, especialista hérnia de disco

468 ad

24 Comentários para “Hérnia de Disco Cervical”

  1. Juliana Marzo Garcez disse:

    Bom dia, essa semana descobri através de uma ressonancia que estou com pequenas hernias de disco localizada na c3/c4 e c4/c5 encostando levemente no saco tecal. Mas o neurocirurgião que me atendeu disse que é cirugico e que se eu quiser posso tentar fazer a fisioterapia pra aliviar a dor, mas que não vai resolver. Senti por 3 semanas seguidas dores fortes no pescoço que foi passando para os ombros e braços, quando deitava não consegui me virar na cama e nem me levantar de tanta dor, doia muito inclusive a clavicula. Hoje estou melhor, mas meus braços continuam doendo. Não sei o que devo fazer, se realmente meu caso é cirurgico. Gostaria de uma opinião.
    Obrigada

  2. adriana disse:

    cara colega, estou neste sofrimentno o ja faz um tempo,começou com um simles incomodo com estralos no pescoço,bom ate ai eu pecei que fosse normal,dai comecei a sentir dores de cabeças que fortes que desmaiava,dai comecei sentir dor e choques no braço direito com dormencia nas pontas dos dedos a dor e tao grande que sinto que minha mandibula e meu olho vai saca fora esto desesperada, pos a resonancia mostrou uma protusao em c5 e c6 c6e c7 e T2 T5T8T9 e os medicos dizem que a dor que sinto nao se justifica, o que faço ja fiz 200 sessao de fisioterapia e estou piorando dos sintomas estou desesperada so ando internada me de uma opiniao, pelo amor de deus.

  3. gostaria de saber se e normal sentir choque nos dedos do pe ao levantar . quando eu me mecho sinto dor na costa e meu braço direto estar srm força pos um dedo da mao estar ficando duro. o que sera isso doutor

  4. boa noite ha dois meses venho sentindo esees sintomamas como descreveram os colegas a cima .dor de cabeça na nuca ,formigamento nos dois braços,desmaios ,tonteira .mas os medicos sempre falam que esses não são sintomas de hernia cervical sempre divergem nas opiniães e eu fico confuso.tenho crises de dor quase toda semana .o que eu faço DOUTOR? ATT ALEX GOMES

  5. cristiane disse:

    Eu tenho uma protusão discal lombar e esses dias minha cervical ficou inchada.Fiz uma ressonancia e não acusou nada,mas estou sentindo fortes dores na minha cabeça e esta irradiando ate a testa,em cima dos olhos.Estou muito preocupada póis agora so vivo a base de anti-inflamatorio e fico pensando que possa ser tumor cerebral.Gostaria da opinião de um neuro-cirurgião competente pois já que o que eu fui teve a coragem de dizer na minha cara que essa dor era psicologica.Me ajude pois estou enlouquecendo com essas dores na cabeça e não sei mais o que fazer.Obrigada!!!

  6. tatiana kunz disse:

    Tente um tratamento quiroprático! O tratamento é longo mas alivia logo os sintomas.

  7. micélia disse:

    comecei sentindo dores na região cervical,como se fosse torcicolo,fiz RX, deu uma pequena compressão,só depois da ressonância magnética que diagnosticou á hernia na c3c4-c4c5,doe muito,parece que eu estou carregando uma tonelada encima de mim,além dos formigamentos,dormencias e caimbras.

  8. VERÔNICA QUADROS disse:

    Esta semana tive o diagnóstico de hérnia de disco na cervical c4-c5, e me foi indicado uma nucleoplastia de imediato, tenho sintomas de dores de cabeça e tensão nos ombros. Gostaria de saber se não e melhor tentar um tratamento tradicional antes e quando se indica de imediato a nucleoplastia. Tenho 29 anos.

  9. marlise disse:

    gostaria de saber se a ernia de disco pode dar dor abdominal alem de todas as outras?

  10. Tenho protusão discal na coluna cervical, e tenho sofrido bastante com dores, nauseas, estalos que causam cacuetos orrível, chegando ao alguem a perceber que movimento instante instante na cabeça. Percebo que na costa direita no hipocondrio direito é inchado, lembrado que me doi o testiculo direito irradiando para o membro inferior direito. Tomo analgesico chamado sedilax, é o unico analgesico que passa as dores fortes que sinto

  11. ola eu venho a 8 meses sentindo dores nas costas nos ombros, dores de cabeças, no peito formigamento nas pernas, peso nos braços, o meu medico passou um raio -x da coluna lombar mais as minha dores são mais na cervical que irradia pra frente, braços e pernas, meu medico disse que provavelmente é coluna e que da essas dores mesmo. se alguem souber de algum remedio, é que ja tomei varios analgesicos,antinflamatorios, dipirona torsilax, tilenol diclofenaco, mioflex e não adianta nada.

  12. PAULA PEREIRA disse:

    Boa Noite,

    A muito tempo ando tendo dores na coluna e já fiz vários exame tipo RX, Tomografia e na tomografia deu uma alteração na Coluna cervical C4 o meu médico me diz que era uma alteração normal… mais as dores continua e mais forte as vezes me da tontura, com uma dor próximo ao peito.
    Aguardo retorno.

  13. Claudia disse:

    Há 8 anos venho sentindo dores na coluna cervical e depois dor de cabeça. No começo os sintomas eram leves e esporádicos, hj afeta minha qualidade de vida. O relatório da RM diz: retificação da coluna cervical, hemangiona em C3, hipo hidratação discal C2-C3 e C6- C7, abaulamento C5-C6, retificando a face do saco dural. Tenho dores na coluna cervical ( local específico), dor de cabeça, sensação de peso nos ombros. Toda semana preciso tomar analgésico e antiinflamatório. Já fui em diversos médicos e escutei coisas absurdas, como : sua dor de cabeça não tem relação com a coluna cervical. Já fiz fisio, RPG diversas vezes e não melhorou.Há algum tratamento não medicamentoso ? Não posso tomar muito medicamento pois tenho problema no fígado. Não sei mais o que fazer. Percebi que qdo durmo de bruço e faço esteira há piora dos sintomas.

  14. VANIA disse:

    Há 3 meses venho sentindo dores na lombar que irradia para a perna direita,não guento ficar muito tempo em pé e também muito tempo sentada poque dói muito,fiz uma TC a qual o neuro diagnósticou uma hérnia de disco na L5-S1 ele me encaminhou para a fisiatra, ela me passou fisioterapia e alguns rémedios para as dores.Só que no laudo não deu nada e eu continuo sentindo muitas dores,esses dias passei em outro médico e ele diagnósticou a mesma coisa,mais como no laudo não deu nada pediu para fazer outra TC.Gostaria de uma explicação sobre isso.Pois trabalho de auxiliar de limpeza e minha chefe pediu para que a médica do trabalho me encaminhe para o inss,mais se laudo não deu nada eles irão me afastar?

  15. francis cony disse:

    Boa Noite.
    No dia 20/07/2011 descobrir que tenho hérnia de disco,o resultado da resonancia foi espondilodiscoartrose cervical.Abaulamemto posterio difuso de c3c4, com compressão sobre a face ventral do saco dural.
    a dois meses estou com dor, procurei um neurologista e levei esse resultado e esse médico me disse que tenho que fazer a cirurgia pois alem da dor meu braço esquerdo está formigando principalmente quando deito de costas,marcaram uma consulta com um fisiatra,vou passar agora dia 18/07/2012,será que vai ser necessário fazer a cirurgia.
    obrigada.Fico aguardando.

  16. luzinete disse:

    ola boa noite,estava aqui lendo os comentários de todos,achei incrível como quase ninguém conhece o tratamento de shiatsuterapia ou quiropraxia,gente tentem fazer esse tipo de tratamento na minha opinião e o melhor para esse tipo de problema, vocês vão ver como vocês vão ficar bem aliviados ou talvez curados ,obtive bons resultados com essa terapia,depois vocês me digam como se sentiram…bjos a todos e que vocês consigam a melhora

  17. RAQUEL SANTOS disse:

    FIZ UMA RESSONÂNCIA MAGNÉTICA E ELETRONEUROMIOGRAFIA TENHO FORTE DORES NO QUADRIL ESSA DOR VAI DESCENDO PARA PERNA E BATATA DA PERNA A RESSONANCIA DEU ABAULAMENTO DISCAL NO NIVEL L5-S1 SINAIS DE DESIDRATAÇÃO EM L5-S1 TENHO FORTES DORES E PARA COMPLETAR AGORA ESTOU SENTIDO DOR CERVICAL DOE MUITO MINHA NUCA,CABEÇA E ESTÁ IRRADIANDO PARA O BRAÇO ESTA FORMIGANDO E TODA HORA FICA PARALISADO FICA ATÉ POR HORAS SINTO QUE FICO SEM FORÇA NO BRAÇO E MAL CONSIGO SEGURAR AS COISAS O QUE ESTÁ ACONTECENDO COMIGO ESTOU COM MUITO MEDO

  18. bom dia gostaria de saber ci tem cura hernia de disco cervical porque sinto muita dores ja estou afastada do cerviço

  19. Rocha disse:

    Ha cinco anos estou descobri que tenho hernia de disco na cervical c5 c6 fiquei 2anos apos tratamento sem sentir dor parecia que não tinha nada pratiquei natação caminhada e corrida tudo de forma mpoderada na presente data 1/10/12 não pude nem me levantar estou sentindo dores agudas terriveis voltei no especialista ele solicitou em carater de urgencia uma nova ressonancia e raix da cervical agravou meu caso não sei porque;Estava levando uma vida saudavel não sentinha nada como disse parecia que nunca tinha essa infermindade num dia bom no ruim só DEUS na minha vida não aguento de tanta dor tenho medo de operar fiquem com DEUS so ele pode nos libertar de terrivel infermidade um abraço atodos oremos uns pelo outro saude a todos ….

  20. alexandra disse:

    sinto muita dor no pescoço,sairam varias bolinhas do lado esquerdo e doem muito;tenho feito varios exames mas meu medico me disse q tenho uma pequena hernia de disco mas sinto muita dor ,tenho tantas inguas q suspeitaram ate de cancer ,fiz tomo e ressonancia nao apareceu nenhum tumor mas minhas dores estao piorando e acho q vou enlouquecer o q posso fazer o unico remedio q tomo e pantoprazol para o refluxo,me ajude nao sei o q fazer.

  21. Edivaldo santana disse:

    tenho hernia de disco..ha 1 ano e 6 meses..segundo RM C-4 C-5 C-7 ja fiz acupumtura fisioterapia e nada resolveu sinto muita dor peso nos ombros..o medico nao quer operar ja tomei tanto remidio …..porfavor alguem conhece algum remedio…

  22. romeu pellegrino disse:

    estou com formigamento na face,pescoço e ombros assim como minha coluna servical travada. quando giro o pescoço para fazer exercicios sinto bastante estalos como se eu estivesse amassando um papel alumínio. o incomodo do formigamento não é constante e às vezes passo horas sem ser incomodado e em seguida aparece esse formigamento que não sei como curar. algué, pode me dar uma
    dica já fiz uma ressonancia da coluna servical assim como Rx do craneo a pedidod do medico.estou aguardando os resultados.

  23. romeu pellegrino disse:

    começou com um pequeno formigamento no rosto foi passando para o outro lado da face,pescoço e ombros .as vezes fico algum tempo (uma ou duas horas)sem sentir nada porém derrepente começa a formigar exageradamente em alguns dos locais citados.sinto minha coluna proximo do pescoço travada e quando giro o pescoço ouço uns estalos como se estivesse amassando papel alumínio.alguém pode me orientar .obrigado.

  24. luiza de marilac ferreira disse:

    há muitus anos,venho sentindo dores no pescoço, mas ultmamente, tem piorado muito!!!!. as dores são constante,tenho qualidade de vida pessima!!!! pra dormir é um problema,as dores no pescoço irradia pro braço, dormece os dois dedos da mão esquerda,dor de cabeça (tambem) dor nos ombros e porai vai,as vezes sinto que não estou aguentando o peso da cabeça, é como se o pescoço,não está preparado para suportar o peso da mesma, os medicos dizem que tenho desgaste osseo, mas não sei o que posso fazer.

Trackbacks/Pingbacks

  1. Dor de Cabeça Estudo mapeia progressão da Enxaqueca Crônica | Voz da Barra - [...] dia B… Anvisa aprova botox para tratamento… Saiba tudo sobre enxaqueca – … Hérnia de Disco …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>