Dor de Cabeça Constante

Dores de Cabeça Constantes

DORES DE CABEÇA CONSTANTES

O livro “Dor de Cabeça: O que ela quer com você?” escrito pelo Dr Mario Peres, médico neurologista, publicado pela editora Integrare, torna-se o primeiro livro da área a entrar como ebook. Categoria Saúde – Qualidade de Vida.

Clique na figura e acesse

Dor de Cabeça ConstanteDr Mario Peres, médico neurologista escreve sobre as causas, sintomas e tratamento das dores de cabeça constantes.

Dores de cabeça constantes, frequentes são comuns na população geral. Estudo por nós realizado mostrou que no Brasil 6,9% das pessoas apresentam mais dias com dor de cabeça do que sem dor.

O diagnóstico das dores de cabeça constantes e frequentes tem que ser realizado, o que pode ser uma dor de cabeça constante, o que podem ser dores de cabeça frequentes? O primeiro passo é distinguir entre dores de cabeça (cefaleias) primárias ou secundárias. As dores de cabeça podem ser originadas de doenças outras como a sinusite, meningite, tumor cerebral, aneurisma cerebral ou também causas simples como infecções virais, anemias, hipotireoidismo.

Quando a dor de cabeça constante e frequente é caracterizada como uma cefaleia primária, agrupamos nas chamadas dores de cabeça diárias, a cefaleia crônica diária.

SINTOMAS ASSOCIADOS A DORES DE CABEÇA CONSTANTES

Pode ser comum apresentarem-se sintomas juntamente com as dores de cabeça constantes, dores musculares, dores na nuca, dores no pescoço. As dores de cabeça podem ser apenas do lado esquerdo, ou apenas do lado direito, isto pode apontar para alguma causa específica, o médico avaliará este aspecto com detalhe. As dores podem aparecer com tontura, vertigem, sensação de rodar, ou mesmo uma tontura como um mareamento, ou sensação de cabeça leve, sem a sensação rotatória. Formigamentos podem aparecer também. Ansiedade e dores de cabeça são muitas vezes associadas, estresse (stress), preocupações excessivas, antecipação de acontecimentos frequentemente podem estar presentes nos quadros de cefaleias constantes. A sensação de pressão na cabeça é muitas vezes descrita, mas quando o diagnóstico está relacionado a enxaqueca a dor de cabeça normalmente é latejante, é pulsátil.

Dores de cabeça constantes e frequentes podem aparecer na criança, na infância, também na gravidez, menopausa, climatério.

CEFALEIA CRÔNICA DIÁRIA

A cefaleia crônica diária é uma síndrome que compreende quatro doenças que tem em comum o fato de apresentarem a dor de cabeça diariamente, ou quase diariamente, por definição, dor de cabeça ou cefaleia diária é aquela dor de cabeça que aparece por mais do que 15 dias em um mês, por mais de três meses.

Enxaqueca crônica, cefaleia tensional crônica, hemicrania continua, cefaleia nova diária e persistente são as quatro síndromes que compoem a cefaleia crônica diaria.

A enxaqueca crônica evolui geralmente de uma cefaleia do tipo enxaqueca, ocasional, esporádica, e passa a aumentar a frequencia até chegar a ser diária, ou vir mais dias com dor do que sem dor. Da mesma forma a cefaleia tensional, porém como o próprio nome coloca, com caracterísitcas de dor de cabeça tipo tensional.

A cefaleia nova diária e persistente é caracterizada pela cefaleia de início já com fequencia alta, diária, não ocorre uma evolução como na enxaqueca crônica e cefaleia tensional crônica. Chamada em ingles de “new daily persistent headache”.

A hemicrania continua também é classificada como uma cefaleia trigêmino-autonomica. É uma dor de cabeça que responde completamente a indometacina, uma antiinflamatório, que com o ajuste de dose alivia 100% das dores da hemicrania continua. A dor de cabeça pode ser forte nas exacerbações, mas tem uma dor de cabeça basal continua de intensidade leve e moderada. O termo hemicrania significa na metade do cranio, a hemicrania continua portanto  é uma dor de cabeça que ocorre apenas em uma metade da cabeça.

TRATAMENTO DA DOR DE CABEÇA CONSTANTE e FREQUENTE

Após definido o diagnóstico da dor de cabeça constante, frequente, se for descoberta alguma doença como a sinusite ou meningite ela será tratada conforme a avaliação médica. Sendo definida uma cefaleia primária como a enxaqueca, cefaleia tensional ou outra dor de cabeça, o tratamento será preventivo, para evitar que venha a dor de cabeça, com medidas medicamentosas e não medicamentosas, remédios como antidepressivos, anticonvulsivantes (neuromoduladores), betabloqueadores, melatonina, toxina botulínica (botox), bloqueios de nervos, vitaminas e fitoterápicos podem ser utilizados.

Um cuidado especial tem que ser tomado com a prescrição e uso de analgésicos, pois pode ocorrer a cefaleia rebote, pelo uso abusivo dos analgésicos. Pode ser necessário um tratamento de transição para desintoxicação dos analgésicos.

Este artigo e qualquer informação do site não substitui uma consulta médica, não se auto-medique, procure um neurologista. Este artigo foi escrito e revisto pelo Dr Mario Peres, médico neurologista, coordenador do Centro de Cefaleia São Paulo em 15 de maio de 2010.

Para marcar uma consulta no Centro de Cefaleia ligue para (11) 3285-5726, para marcar no Hospital Albert Einstein ligue para (11) 2151-0110.

palavras-chave: dor de cabeça, dor de cabeça constante, dor de cabeça estresse, dor de cabeca frequente, dor de cabeca lado direito, dor de cabeca lado esquerdo, dor de cabeca muscular, dor de cabeça na criança, dor de cabeça na gravidez,dor de cabeca na nuca, dor de cabeca no pescoço, dor de cabeca stress, dor muscular, dor na nuca, dores de cabeça, dores de cabeça aneurisma, dores de cabeça aneurisma cerebral, dores de cabeça ansiedade, dores de cabeça constantes, dores de cabeça estresse, dores de cabeça fortes, dores de cabeca frequentes, dores de cabeça meningite,dores de cabeca musculares, dores de cabeça na criança, dores de cabeça na gravidez, dores de cabeça pressão, dores de cabeça remédio, dores de cabeça sinusite, dores de cabeça stress, dores de cabeça tontura, dores de cabeça tumor, dores de cabeça tumor cerebral, dores de cabeça tumor na cabeça, dores musculares, remédio para dores de cabeça, tratamento dores de cabeça, tratamento para dores de cabeça, Enxaqueca crônica, cefaleia tensional crônica, hemicrania continua, cefaleia nova diária e persistente, antidepressivos, anticonvulsivantes, neuromoduladores, betabloqueadores, melatonina, toxina botulínica, botox, bloqueios de nervos, vitaminas, fitoterápicos

339 Replies to “Dores de Cabeça Constantes”

  1. Boa noite doutor. Tenho enxaqueca cronica diaria. Faço tratamento com neurologista ha 5 anos. A doutora diz que sou o caso mais grave que ela tem, pois ja trocamos a medicaçao varias vezes, embora sinta algum alivio, ainda tenho muitas dores. Nao posso pegar sol, o q é quase impossivel, ja que meu estado o pará, é muito quente, nao posso fazer esforço fisico q tambem sinto muitas dores. Nao posso ficar sem meus remedios, se nao sou capaz de morrer de tanta dor. Gostaria de saber se eu fizer um tratamento fitoterapico ou homeopatico, terei uma melhora a mais? Aguardo resposta.

  2. Ola dr.
    tenho 23 anos e comecei a ter dores de cabeça aos 20 anos, faz 2 meses que estou com uma terrivel crise de enxaqueca.. tomando remedios e tudo, sinto dor direto. mais se durmo por um periodo maior acordo sem dor mais anoite ela volta. .. ja fiz eletro, tomografia,
    ouvi dizer que hormonios alterados podem afetar?

  3. boa tarde Dr. eu estou sentido dor de cabeça na parte superior da cabeça e de vez em quando vem aquela tontura….. o que pode ser? como faço para tratar…obrigado e que DEUS lhe ajude no seu trabalho.

  4. Tenho 21 anos e há mais ou menos 3 anos sinto dor de cabeça intensa quase todos os dias, por vezes acompanhada de náusea, já fui em vários médicos e já fiz vários exames (inclusive tomografias), mais nenhum remédio fez efeito. O que isso pode ser e como controlar essa dor que atrapalha minha vida

  5. De um ano para cá, acordo todos os dias com dor de cabeça do lado esquerdo e ansia de vomito, dói o rosto e meu pescoço também. Sinto frio e dores no corpo. Não tenho febre nem pressão alta. Já fiz tomografia, ressonância e eletro do crânio, todos normais. Não consigo dormir direito. O médico diagnosticou como cefaléia tensional cronica diaria enxaquecosa. Gostaria da sua opinião. Obrigada.

  6. Boa tarde DR estpu a lguns meses com dor de cabeça do lado esquerdo e tambem doi o olho e analgesicos não ta mais fazendo efeito isso pode ser enxaqueca

  7. Doutor sinto dores de cabeça muito forte,só que agora o que me preocupa é que dói somente o lado esquerdo e meu olho esquerdo tbm,o remédio não está mais dando resultado,o que pode ser?

  8. DR;MEU MARIDO TEM DORES DE CABEÇA DIARIMENTE,AS VEZES DE UM LADO SÓ ESQUERDO OU DIREITO,AS VEZES CHEGA A FICAR POR MAIS DE UM MÊS,REFERE QUE PARECE QUE ESTÁ COM A CABEÇA CHEIA DE ÁGUA,QUANDO ISSO ACONTECE PERECE DAR FRAQUEZA NAS VISTAS QUAL SUA OPINIÃO?OQUE DEVO FAZER?
    OBRIGADO MARLENE

  9. DR: tenho dor de cabeça direto ja fui em trÊs hospitais e nada nem uma chapa nada só remedio dipirona que els passaram mas não adiantou nada continua com as dores o que eu fasso pra parar com essa dor ..

  10. ola,Doutor minhas dores de cabeça é diarias,e quase sempre são nas mesmas horas do dia, trata -se de uma enxaqueca ou de sinusite? existe alguma técnica para aliviar essas dores sem o uso de remédio??

  11. oi, meu nome é Allana tenho 15 anos, eu tenho dores de cabeça todos os dias e quando tomo dipirona piora a dor, tenho também tonturas, e essa dor nunca passa, tenho dor em volta dos olhos e as vezes tenho visão dupla.Gostaria de saber o que é ki eu tenho c é sinusite ou sei lah oque. Obrigado!!!

  12. Estimado Senhor
    Sinto fortes dores de Cabeça quando me abaixo a pegar alguma coisa e ao tussir Que pode Ser ?
    Grato
    Fernando

  13. BOM DIA! FAZ 2 ANOS QUE TENHO DOR DE CABEÇA CONSTANTE,HOJE MAIS UMA VEZ NÃO CONSEGUIR DORMIR DIREITO, TOMEI REMÉDIO PARA DOR E NADA, FOI ENTÃO QUE APELEI PARA O DIAZEPAN, NA QUAL APAGUEI E DORMIR.
    EX: NO ÔNIBUS DE UMA VEZ SENTIR TANTA DOR DE CABEÇA, E VONTADE VOMITAR, QUE TIVE QUE DESCER DO ÔNIBUS, PASSAR EM UMA FARMÁCIA E COMPRAR UM PLASIL E DORIL, MAIS NÃO ADIANTOU, ENTREI NOVAMENTE NO ÔNIBUS E FUI PARA CASA, EU APAGUEI DENTRO DO COLETIVO, E ACORDEI NO PONTO FINAL DE CASA, E A DOR CONTINUAVA, NÃO VI A HORA DE CHEGAR EM CASA, PARECE QUE NÃO CHEGAVA NUNCA, DEITEI NA MINHA CAMA, COM MUITA DOR E CANSADA, E TEVE UM MOMENTO QUE APAGUEI, E QUANDO ACORDEI 6 HS DEPOIS, A DOR DE CABEÇA ESTAVA MUITO LEVE, PERTO DO GRAU DE INTENSIDADE DAS OUTRAS QUE JÁ TIVE. GRATA.

  14. Olá todo dia que acordo eu estou com uma leve e chatinha dor de cabeça, ao passar do dia ela aumenta,dói bem no meio da testa e do lado esquerdo, junto dela vem umas dores na nuca, impressão que a cabeça está pesada, da umas escurecidas na vista. O que pode ser e o que posso fazer para melhorar essas dores?

  15. QUANDO ESTOU MUITO ESTRESSADA SINTO DOR DE CABEÇA MUITO FORTE E NÃO DA PARA CONTROLAR O ESTRESSE,POIS ESTOU SENTINDO DOR DE CABEÇA COM ASMA O QUE FAÇO?

  16. tenho dores frequentes de cabeça desde meus 5 anos quando eu escorreguei e bati minha cabeça no vaso sanitario,quando choro minha cabeça doi muito, e quase todos os dias sinto muia dor, da vontade de bater a cabeça na parede,pq doi muito,o que sera que pode ser? me ajude doutor!!!!

  17. ola dr bom dia pela primeira vez sinto dor de cabeça tenho38 anos e essa dor que sinto e so do lado direito uma dor forte latejante e constante com ardencia nos olhos e febres durante a noite se coloco a mao do lado externo da cabeça onde lateja sinto dolorido ja fazem 5 dias de dores contantes por favor me ajude

  18. ola dr bom dia nunca tive nenhum problema com dores de cabeça tenho 38anos so agora apareceu uma dor muito forte e latejante do lado direito de minha cabeça e muito constante ja fazem 5 dias nao posso nem mexer a cabeça e se abaixar tbem do lado externo onde lateja passo a mao e esta dolorido tbm tenho febres a noite

  19. Prezado Dr.

    Tenho dores de cabeça constantemente, chego até a ficar entristecida.No período menstrual as dores são ainda piores, sou uma pessoa muito nervosa, tento me controlar mas não consigo, o que fazer?

  20. Boa tarde

    Sofro de enxaqueca a 20anos, passo muito mal,ja tentei quase tudo,meus sintomas sao, enjoos,desmaios,e parece que o cerebro fik pulsando e cresce fik apertado no centro da cabeca,doi muito,chego a ficar 2,3ate4dias com essa dor,e horrivel.

    Obrigada pela atencao

  21. Oi Dr..temnho 14 anos quero fala sobre minha dor de cabeça eu Fico 3 Hrs por dia na frente do pc so muito cautelozo com isso mais ultmamente cara oia to sentido dor de cabeça é asim um lado da minha vista fica toda preta do outro fica nomal dps demora um tempo minha vista fica boa depois que ela fico boua vem uma forte dor de cabeça e isso eu não contei nada pros meus pais pos sempre que eu canto els mand fica menos tempo no computador pois els culpa o computador mas ultmamente nem to entrano mais comtinua os sitomas porfv me ajuda

  22. Boa tarde Dr., faz +/- 30 dias que estou sentindo uma ligeira dor do lado esquerdo da minha cabeça, não chega ser uma Dorr, mas um incômodo, fica dolorido, as vez lateja, esse incômodo, vai e volta durante todo o dia, e eu já levando pela manhã com dor…tomo remédio p/ dor de cabeça, mas nao adianta..o que poderia ser?..me ajude!..Obrigada!

  23. Ola, tenho dor de cabeca todos os dias tem dias que e insuportavel e da dores no corpo e ansia de vomito. Ja consultei e falaram q estou com falta de calcio. O que faco?

  24. dr eu estou com uma dor forte dos dois lados da cabeçã que desse para nuca ,sem dormir a tras dias já! quando criança sentia dores fortes que desmaiava mas desapareseu e agora parese que voltou! me ajude o que pode ser?grave?
    tomo remedio e ñ passa!!

  25. doutor tenho muitas dores de cabeça so do lado direito e doi atras do olho direito oque faço

  26. Já procurei médicos em minha cidade para saber os reias motivos das minhas constantes dores de cabeça e sempre obtive a mesma resposta, DEPRESSÃO!
    só que não aceito tal definição, pois as dores são latejantes e sempre que acorrem vou ao médico para tomar algo que solucione o problema, ultimamente me contento com dores mais fracas, porém incomôdas, uso óculos para descanso e alivia as dores. Acho que vou morrer com essa dúvida maldita que ninguém sabe dizer realmente o que poderá ser!

  27. 03/09/12 ME AJUDE DOUTOR TENHO DOR DE CABEÇA QUASE TODOS DIAS E PRESSAO ALTA O QUE Q FAÇO TENHO 20ANOS PESO 100KLG

  28. Ola gostaria do saber qual o motivo dessa dor de cabeça de estar sentindo como se fosse uma dor na nuca algo como se tivesse uma tira na cabeça as vezes acho que não vou aguentar por favor me ajude.

  29. Há 15 dias venho tendo quase que diariamente, dores de cabeça, localizada na testa acima dos olhos, as vezes se espalha pela fronte, mas curiosamente, a maioria das vezes, apenas do lado esquerdo da cabeça.
    Tomo normalmente, medicamentros a base de dipirona sódica associada a cafeina, mas não passa, alivia, mas permanece.
    Sempre que posso, vou aferir a pressão e ela varia de normal 12×8 a baixa 9×6.
    Será que isso tem associação com derrames, AVC`s ou outra coisa mais grave, ou pode ser apenas, uma possível enxaqueca, problemas de visão, pelo fato de eu não usar oculos( grau 0,25 olho esquerdo e 0,50 direito, ou mesmo algum problema ortodôntico( tenho mordida torta)?
    Detalhe, que ao dormir a noite, a dor alivia (com ajuda de medicamentos), mas ai, no dia seguinte mais tardar as 09:00h da manha, ela começa novamente.

    Aguardo orientação.

  30. Ah! outro detalhe, coincidentemente, venho sentindo uma estranha, sensibilidade no couro cabeludo.

  31. Ah! outro detalhe, coincidentemente venho sentindo uma estranha sensibilidade no couro cabeludo.

  32. Fazem duas semanas que estou com dor de cabeça do lado esquerdo e dor no pescoço, ja tomei soro, injeção, fiz varios raio x e nada, não aguento mais, agora to fazendo fisioterapia

  33. doutor tenho dor de cabeça e dfor nois olhos muito forte,eu tomo remnedios e adianta nada,o que eu faço?

  34. Dr. Minha esposa sente uma forte dor de cabeça.dor na nuca na lateral da cabeça lado esquedo. Que as veias fica muito autas na cosegue levanta a cabeça tanta dor o que devo fazer.

  35. olha estou com dor de cabeça faz 4 dis
    não aguento mais o que devo tomar não quero ir ao médico agurdo resposta….

  36. Dr mario tenho sentido muita dor de cabeça nesse dias,não é comum começei agora…constantemente,percebi que quando fico pensando em coisasque devo fazer parce que fica mais ruim..]
    O que faço?E SINTO MUITAS TONTURAS!!

  37. TOMEI UM SUSTO,E DEPOIS DE UMA HORA E MEIA MAIS OU MENOS SENTI COMO UM RAIO NO OLHO ESQUERDO DEPOIS ALGUNS PONTOS DE FLASH NOS DOIS OLHOS,DEPOIS FIQUEI COM UMA SENSAÇÃO DE TER SANGUE DERRAMANDO DENTRO DA CABEÇA E DEPOIS TODOS OS DIAS SINTO DORES DE CABEÇA ISSO JÁ DURA UNS 11 DIAS,TENHO MEDO DE IR AO MÉDICO E ELE ME DAR UMA NOTÍCIA RUIM.o QUE PODE SER TEM POSSIBILIDADE DE SER ANEURISMA ??? ME MANDE RESPOSTA POR FAVOR,ESTOU AFLITA !!!

  38. Boa tarde Dr, estou com dor de cabeça a mais de (10) dez anos, anterior mente só sentia dores na testa, a gorra cinto dores acompanhado com estrece.
    Ultimamente estou ater muitos problema na minha casa, isto quer dizer- que estou sempre estresado.
    O que que eu posso fazer doctor?

  39. Dr sinto dores de cabeça todos dias sempre vem mais forte de manha, as vezes acordo no meio da noite com a cabeça latejando, os medicos dizem que é enxaqueca não sei mais o que faço é normal..

  40. Olá doutor.Sinto dor de cabeça todos os dias,e geralmente a dor é mais forte do lado direito ,doendo por trás dos olhos e a sensação que me dar é que os meus olhos vão cair.Então procuro deitar e ficar em um ambiente escuro,pois se eu insistir em andar sinto pontadas agudas na cabeça.Eu estou preocupada o que eu faço?

  41. estou com dor de cabeça a mais ou menos uns 4 dias, mas já percebi que é todo mês pode ser por causa do ciclo menstrual???

  42. Olá meu Adryan tem 11 anos, e nos ultimos meses ele vem se queixando de dor de cabeça e tontura, já levei ao médico mas não diagnosticaram nada.por favor me digam o que fazer!

  43. Oi,DR já faz muito tempo que tenho dores de cabeca ,todos os dias ,estou tomando medicamentos do tipo depakote e valdoxan ,há mais de 1 ano,fora os outros muitos medicamentos que já tomei. Gostaria de saber se você pode me ajudar.

  44. Dr. Eu tenho 12 anos e tipo , eu estava morrendo de dor de cabeça , eu acordei as 11:00 da manhã e eu nao fui dormir tarde , e na escola eu não estudei muito devido aos filmes qe passou … e quando eu voltei senti uma grande dor de cabeça , e eu fui tomar remédio , e tentar dormir , mais não fez efeito e eu não consgui dormir… Oque é ?

  45. Bom dia, estou sentindo dores de cabeça diariamente, sinto que minha cabeça e meus olhos estão pressionados, doe apenas um lado da cabeça mas doe muito.
    Já tomei muitos remédios mas até hoje não encontrei um que resolva, já fui no médico mas também não resolveu meu problema.

    Estou passando muito mal com essas dores.
    Pode me ajuda?
    Obrigada!

  46. TENHO DORES DE CABEÇA QUASE TODOS DIAS NAO SEI MAS O QUE TOMAR ASSOCIO COM CEFALEI E ENCHAQUECA O QUE FAZER?

  47. Olá doutor bom dia tenho dor de cabeça constante ha uma semana apenas do lado direito tudo começou depois que levei um susto já tomei dipirona e a dor ñ passa o que devo fazer essas dores estão se tornando insuportaveis por favor me ajude ñ consigo nem levantar a cabeça de tanta dor me oriente será algo grave? agurdo resposta urgente por favor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *