728 ad
Enxaqueca no Site do Einstein: Sintomas, Tratamento, Botox

Enxaqueca no Site do Einstein: Sintomas, Tratamento, Botox

Dr Mario Peres fala sobre enxaqueca no site do Hospital Albert Einstein. Leia a matéria

Enxaqueca

O que é enxaqueca?

Muitas vezes confundida com outras cefaleias, a enxaqueca é um tipo de dor de cabeça que costuma provocar dores unilaterais e latejantes, acompanhadas na maioria das vezes de náuseas, vômitos e intolerância a sons, luz e cheiros fortes.

As crises tendem a aparecer ocasionalmente, com duração de quatro até 72 horas. Em casos extremos, a frequência pode ser diária.

Causas da Enxaqueca

A enxaqueca é uma doença multifatorial. Além do fator genético, o consumo de alimentos como queijos, embutidos, chocolate, café e adoçantes com aspartame, sono prolongado ou falta de sono, excesso de exposição ao sol, alterações de hormônios, tabagismo, odores fortes e a ingestão de bebida alcoólica podem desencadear uma crise. Transtornos de humor, como ansiedade e depressão, também podem frequentemente estar associados a um episódio de enxaqueca.

Incidência

A enxaqueca acomete 15% da população brasileira. Mais frequente no público feminino – só na região sudeste 30% das mulheres sofrem com as crises -, a doença é uma das principais causas de falta ao trabalho. A média é de quatro dias perdidos de trabalho por ano. Nos Estados Unidos, o custo estimado indireto por ano é de 13 bilhões de dólares. Por ser incapacitante – algumas pessoas não conseguem ficar em locais com luz ou barulho –, a enxaqueca influencia também as atividades familiares, sociais e escolares.

enxaqueca botox

Sintomas da Enxaqueca

A crise de enxaqueca pode ser dividida em quatro etapas com sintomas distintos.

Na premonitória, o período anterior à dor de cabeça, é comum o desejo por determinados alimentos, como chocolate, alterações de humor, cansaço, bocejos e retenção de líquidos.

Depois vem a aura, que normalmente precede a crise, mas também pode ocorrer simultaneamente. Ela ocorre em 15 a 25% das enxaquecas, e se manifesta com alterações na vista como embaçamento, pontos ou manchas escuras na visão, linhas em “zig zag” e pontos luminosos que duram de cinco minutos a uma hora. Em casos raros podem acontecer auras sem dor de cabeça.

A etapa da cefaleia é o período mais incapacitante e incômodo da enxaqueca. A sensação é de dor de um lado da cabeça e latejamento que pioram com qualquer esforço físico. Além disso, náuseas, vômitos e sensibilidade a barulhos, luz e cheiros podem acompanhar a dor.

Por último vem a fase de resolução, que é a recuperação do organismo após a dor intensa de cabeça e se caracteriza por intolerância a alimentos, dificuldade de concentração, dor muscular e fadiga.

Diagnóstico da Enxaqueca

Não existem exames específicos para diagnosticar a enxaqueca. O diagnóstico é clínico, por meio da avaliação médica dos sintomas relatados pelo paciente.

Em alguns casos podem ser feitos exames para identificar se existem outros fatores interferindo na dor de cabeça e confirmar a suspeita de enxaqueca.

Tratamento e prevenção da Enxaqueca

O principal tratamento é a prevenção, com a adoção de medidas para evitar a manifestação das crises. Ele pode ser feito com medicamentos ou métodos não medicamentosos. As crises também podem ser combatidas com analgésicos de efeito rápido, reduzindo a dor.

Nos Estados Unidos já está sendo feito o tratamento com injeções de toxina botulínica, proporcionando o relaxamento dos músculos da cabeça e reduzindo a frequência dos episódios de enxaqueca.

Também é fundamental a adoção de hábitos saudáveis, como relaxamento, atividades físicas regulares, alimentação equilibrada e sono regular.

Fonte: Dr. Mario Peres, neurologista do Einstein
Publicado em março de 2012

468 ad

15 Responsesto “Enxaqueca no Site do Einstein: Sintomas, Tratamento, Botox”

  1. eu tenho uma dor de cabeca a muitos anos ja fez vorios exames como emograma ater uma tomografia e tudos os exames deram normais e eu não tenho mas o que fazer, os medicos falam que eu não tenho nada mas eu acordo com uma dor parece que vaiestoura a minha cabeca e como enflamase alguama coisa no meu corpo e tomo analgezico e muitas fezes não passa, e so passa com 5 dias e não sei o que fazer os medicoas não passa remedio e eu sofro com a dor juraci braz natal rn

  2. luiz disse:

    Ale como vc fez este Botox..precisa checar se tem algo com esta enchaqueca..

    Falta avaliar se, apos a aplicação de Botox, possa advir uma cefaleia antes não presente?
    Bj
    Luiz

  3. Vivian Souza disse:

    Boa noite,
    Há aproximadamente 10 anos sofro de uma dor muito acentuada na regiao cervical. Essa dor começa fazendo uma pressão sobre o ombro e pescoço e aumentando gradativamente até atingir a cabeça e o fundo dos olhos. Já procurei diversos medicos e realizei muitos exames, mas nada foi constatado realmente. Esse problema esta dirando a minha qualidade de vida e chega à afetar o meu humor. Por favor, caso tenha solução me responta. Grata.

  4. rosiane disse:

    Tenho dor de cabeca muito forte mais miha cabeca parece q esta abrindo queima no alto tenho tontura dores na nuca. Meua olhos queima o medico diz q e enxaqueca sera?

  5. Marli disse:

    Há aproximadamente 9 anos sofro de uma dor muito acentuada do lado direito da regiao cervical e em toda região direita da cabeça. Essa dor começa com uma sensibilidade grande no lado direito do nariz(doi quando aspiro o ar) fazendo uma pressão sobre o ombro e pescoço e aumentando gradativamente até atingir a cabeça e o fundo dos olhos.A dor não é latejante, é como se houvesse um peso na região direita da face e da cabeça. Vai ficando cada vez mais intensa.Tenho que tomar logo analgésico (naramig),pois caso contrário fica insuportável. Começou a cada 15 dias, passou para semanal e agora as vezes acontece 3 vezes por semana. Esse problema esta tirando a minha qualidade de vida. Quando passa fica uma sensação de cansaço
    Por favor, caso tenha solução me responta. Grata.

  6. Rita disse:

    Sofre, muiro com dores de cabeça já acordo sentindo faço tratamento com naramig 25 mg sendo que nao esta fazendo mais efeito pois chego a tomar de 3 a 4 comprimidos por dia, e de nada adianta me ajudem por favor.Grata

  7. Letícia disse:

    A minha cabeça doí 24 horas por dia,durmo com a dor,acordo com a dor ,claridade,falta de apetite,barulho,enjoo,esses são só alguns sintomas q eu tenho quando estou com cor.E tem 11 anos q eu estou com essas cor. não resolve tomar remédio. não sei mas o que eu devo fazer…Gostaria que me indica-se o que fazer,por favor.Obrigada.

  8. EDEVANIA DE FATIMA MARTINS BATISTA disse:

    Peço pelo amor de Deus, que me ajude não sei + o que fazer, sinto muita dor de cabeça, começa na madrugada e vai por todo o dia, raro é o dia que estou bem, peço socorro ao Dr.Mario, já fiz vários tratamentos, medicamentoso, cirurgia de sinusite, acumputura, aplicação de botox por duas vezez e até hoje nada, tem hora que penso que irei ficar louca. Peço por favor me ajude.

  9. maria joseneide de oliveira disse:

    tenho muitasdores de cabeça todos dias sempre do lado esquerdo e depois em toda a cabeça e enxaqueca

  10. tenho muita dor de cabeça todos dias e com frequencia tenho ansia de vomito e doi toda a cabeça.

  11. tenho dores por todo o corpo tambem e fibromialgia

  12. maria elvina disse:

    Gostaria de saber que o botox tem soluçao? Eu já fiz todos os tratamentos que vc pensar nao reslveu.HÀ mais de 20 anos que sofro de enxqueca . Aguardo resposta.
    Maria elvina

  13. elaine montez disse:

    tenho sinusite e a 17 dias estou com dor de cabeça do lado direito en cima dos olhos e pontadas na cabeça o que pode ser?

  14. vania maria disse:

    vou procura lo

  15. cristiane disse:

    minha filha sente dores terríveis de cabeça diariamente oqfaço?elatoma remédios analgesicos e nada passa,doi a nuca o corpo td e emcima da cabeça,oq sera isso?socorro.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *