728 ad
Tratamento Natural para Enxaqueca

Tratamento Natural para Enxaqueca

Enxaqueca Tratamento Natural

Enxaqueca Tratamento Natural

Dr Mario Peres, médico neurologista, pós-doutorado nos Estados Unidos, escreve sobre as possibilidades de tratamento para enxaqueca sem remédios.

Enxaqueca pode ser tratada sem remédios? Existe tratamento natural para enxaqueca? Tratamentos para enxaqueca caseiros podem funcionar?  Enxaqueca pode ser tratada na gravidez sem medicamentos? São todas perguntas muito frequentes em quem sofre de crises de enxaqueca.

É fundamental termos o conceito de tratamento preventivo, em primeiro lugar, o tratamento da enxaqueca não é só na hora da dor, e sim EVITAR QUE AS CRISES APAREÇAM ! O tratamento preventivo da enxaqueca é um passo fundamental, levantamos em um estudo por nós realizado que menos que 10% dos sofredores de enxaqueca fazem o tratamento correto, o tratamento preventivo da enxaqueca.

Entender o que é a enxaqueca é fundamental para o paciente, saber suas causas e como evitá-la. Entender que o sistema de dor é um sistema de defesa do organismo que dispara quando algo nao está bem, e na enxaqueca ele dispara demais. Portanto é imprescindível tratar o problema na sua raiz, evitando que o sistema de dor dispare excessivamente, analgésicos nāo  sāo tāo importantes quanto preventivos.

 Normalmente os tratamentos medicamentosos e não medicamentosos para enxaqueca sāo associados. PARA SABER SOBRE TRATAMENTO COM REMÉDIOS acesse o http://cefaleias.com.br/blog/tratamento-da-enxaqueca 

EXERCÍCIOS FÍSICOS

Um bom nível de exercícios físicos é parte importante do tratamento, exercícios físicos regulares, aeróbicos, com alongamentos, sem sobrecarregar a musculatura do pescoço, leia mais em tratamento da enxaqueca com exercícios.

PSICOTERAPIAS

Existem várias linhas de psicoterapia, o resultado é positivo, vários estudos mostram que é possível tratar a enxaqueca com psicoterapia, especialmente a psicoterapia cognitiva comportamental. Dra Juliane Mercante, psicóloga com doutorado pelo IPq-FMUSP, tem vasta experiência no tratamento não medicamentoso da enxaqueca, acesse o site http://enxaquecaeansiedade.com para saber mais.

HIGIENE DO SONO

A higiene do sono pode ajudar muito no tratamento da enxaqueca, dormir bem, conseguir aprofundar o sono, evitar pensamentos excessivos, preocupações antes de dormir, aprender a relaxar, são elementos eficazes para melhorar o controle da dor.

Manejo do estresse, Relaxamentos

Aprender a lidar com as sobrecargas do dia a dia, tanto externas, quanto internas, ou seja, as cobranças que temos conosco, comum o padrão em pacientes com enxaqueca de se cobrarem muito, um alto grau de exigência consigo mesmo é prejudicial para o tratamento da enxaqueca. Aprender a relaxar, meditar, controlar a irritabilidade pode ajudar muito.

FISIOTERAPIA

A fisioterapia pode ser usada com sucesso no tratamento da enxaqueca, hidroterapia, tratamentos posturais, aplicação de LASER, digitopressão, massagens, todos podem contribuir. Leia mais sobre o tratamento com LASER em http://cefaleias.com.br/blog/laser-terapia-dor-tratamento-enxaqueca

 Acupuntura pode ser também empregada no tratamento da enxaqueca sem remédios, mas é preciso uma determinação para cumprir a sequência das sessões, leia mais no http://www.medicoacupunturista.com.br/

EVITAR OS DESENCADEANTES é também importante, para entender melhor muitas vezes é necessário preencher um diário, anotando a ocorrência das crises e os fatores que as provocaram

Os principais desencadeantes sāo:

  1. preocupações, ansiedade, stress
  2. ficar sem comer, bebida alcoólica, excesso de café, adoçantes
  3. Período menstrual na mulher
  4. Dormir pouco, dormir muito, sono mal dormido
  5. Sol, claridade, mudanças climáticas
  6. Cigarro, poluiçāo

Dietas muito restritivas nāo adiantam muito a nāo ser que seja constatada alguma alergia, intolerância à lactose ou doença celíaca (glúten).

TRATAMENTO COM BOTOX

Uma excelente opção para o tratamento da enxaqueca é a aplicação da toxina botulínica, o Botox. Novos estudos tem mostrado a eficácia, temos experiência de mais de 10 anos, desde 2000, quando os primeiros estudos estavam sendo feitos nos Estados Unidos, quando trabalhava na clínica de cefaleia da Thomas Jefferson University, Filadélfia, que os tratamentos com botox para enxaqueca vem sendo aprimorados, hoje o FDA nos Estados Unidos já aprovou o tratamento para enxaqueca crônica com Botox, leia mais no http://cefaleias.com.br/enxaqueca/tratamento-da-enxaqueca-com-botox

MELATONINA

Uma das linhas de pesquisa que venho me dedicando desde o início da minha carreira na área das cefaleias é o papel da melatonina nas cefaleias, com publicações em revistas científicas nacionais e internacionais (veja o curriculum lattes Mario Fernando Prieto Peres). A melatonina é vendida nos Estados Unidos como uma vitamina, sem receita, no Brasil ela precisa ser importada, a ANVISA, a meu ver, corretamente, não permite o registro como uma vitamina, mas ao mesmo tempo, ela é barata o sificiente para não ser vendida em farmácias pelos laboratórios farmacêuticos, a melatonina é encontrada na Argentina, Chile, America do Norte e diversos países da Europa.

O tratamento com a melatonina para enxaqueca é eficaz e bem tolerado, várias outras cefaleias e distúrbios do sono tem também a indicação clínica para seu uso.

VITAMINAS E FITOTERÁPICOS

A vitamina B 2, riboflavina, o magnésio, coenzima q 10, e fitoterápicos como o petasites hibridus, tanacetum parthenium podem ter resultado benéfico no tratamento da enxaqueca.

ATENÇÂO! NÃO SE AUTO MEDIQUE!

Procure um neurologista para realizar o tratamento da enxaqueca e outras dores de cabeça.

Para marcar uma consulta com o Dr Mario Peres, médico neurologista, diretor do Centro de Cefaleia Sāo Paulo, ligue para 

Centro de Cefaleia São Paulo, situado a R Joaquim Eugenio de Lima, 881 cj 708, fone (11) 3285-5726   Jardins – São Paulo – SP

Consultório no Hospital Albert Einstein, Sala 110- 1 andar, (11) 2151-0110   Morumbi, São Paulo, SP

Leia o livro Dor de Cabeça: o que ela quer com você? Integrare Editora, Escrito pelo Dr Mario Peres

468 ad

12 Responsesto “Tratamento Natural para Enxaqueca”

  1. paulo soares lima disse:

    formigamento na cabeça.pode ser enxaqueca ou sinusite?

  2. CAMILA OLIVEIRA LIMA SANTOS disse:

    Sofro de enchaqueca,faz uns oito anos, e tenho crises terriveis de dores muito fortes cada crise q passa fica mais fote as dores, chegam a ser de 10 dias diretos de dor e mal estar tenho q tomar remedio na veia para amenizar um pouco a dor. GOSTARIA DE SABER SE EXISTE UM TRATAMENTO EU NÃO AGUENTO MAIS SOFRER DE DOR,E SE POSSO MARCAR UMA CONSULTA COM O SENHOR?

  3. Delcy Andrade disse:

    Boa tarde:
    Tenho sentido, de uns tempos para cá dores terrríveis de cabeça , que após longa pesquisa , os sintomas encaixam perfeitamente na Cefaléia em Salvas. Nosso médicos e tratamentos , quando necessários são sempre em S.P., mas não estou em condições de viagem imediata para lá. Agradeceria muito se pudessem me orientar sobre algum medicamento, alopático, fitoterápico, enfim qualquer medicamento que pudesse me ajudar a amenizar e suportar esas crises até minha ida a S.P., pois como é sabido as dores são insuportáveis. Grata desde já por seu auxilio.

    Atenciosamente,

    Delcy

  4. lucia disse:

    olá;no momento estou com muita dor de cabeça que vem da nuca passa pela cabeça toda;na testa;no nariz;os olhos ardem muito;fico uns quatro dias assim;tomando dipirona ou paracetamol750mg.tenho pressão alta;tomo remedios á 17anos;percebi ás dores de cabeça na tpm. elas são fortes até eu ir p/pronto socorro.agradeço se puder me orientar sobre algum outro medicamento;pois já cansei de ir ao medico obrigada.

  5. rosinha disse:

    tenho dor de cabeça frequente (ja a alguns anos,ultimamente mais fortes),por vezes da vomitos, é um peso no centro da cabeça. ando num nerologista, tomo medicaçao, mas nao abranda a dor…ja fiz taque e nao acusou nada. vou ter que viver sempre nesta agonia ?….

  6. Berenice Sales disse:

    Dr. estou muito preocupada com minha dor de cabeça, pois nunca tinha sentido isso antes. Tinha dor de cabeça normal, que era na testa perto do nariz, agora estou sentindo um aperto na cabeça do lado esquerdo, tenho muito medo de ser algo grave, essa pressão parece que aperta a cabeça e a dor vai aumentando estou sentindo isso a 7 dias, só melhorei um dia e depois voltou novamente, estou tomando ibuprofeno 300mg, tomo duas vezes, esse remédio serve para qualquer tipo de dor de cabeça. Tenho que passar no Neurologista, mas vai demorar um pouco, estou com medo de ser algo grave. Problemas na coluna, pode provocar esse tipo de dor de cabeça? Me ajude por favor!
    Obrigada!

  7. Elaine disse:

    dr GOSTARIA DE SABER DETALHES SOBRE A RELAÇÃO ANTICONCEPCIONAIS E ENXAQUECA ,TENHO ENXAQUECA MAS POR PROBLEMAS DE SANGRAMENTOS EXCESSIVOS TAMBEM TENHO Q TOMAR ANTICONCEPCIONAIS O QUE FAZER ? TENHO Q ABRIR MAO DE UM DOS TRATAMENTOS ?

  8. Paulo disse:

    Eu já possuo a enxaqueca a pelo menos 5 anos.As dores as vezes saõ terriveis por aqui .As dores ficam bem concentradas na nuca.Gostaria de saber que medicamento to- mar para alivio da mesma.

  9. fernanda cristina disse:

    Drº A minha enxaqueca é pre-menstrual sinto dores muito fortes eu mi alto medico porquer não aquento doi até o olho tenho crise de nauseas o que fazer para melhorar me encomoda até no trabalho as vezes falto porcausa dessa enxaqueca ja fui em varios médicos neurologicos e nada resolve tomo um remédio chamado sumax devido tomar todas as vezes que sinto ela o remédio não faz mais efeito preciso de sua ajuda ficarei muito grata.

  10. Priscila disse:

    Para um tratamento de combate á enxaqueca, foi recomendado pelo neuro o uso de medicamentos como o topiramato 25 mg e o nortriptilina cloridrato 25 mg. Quando observei as suas reações após ingeri-las, percebi que não é o tipo de tratamento que eu queria ( esses medicamentos provocam várias reações adversas como uma singela perda da memória por exemplo. Estou pesquisando meios de tratamento para acabar com as crises sem depender desses remédios (alimentação adequada, exercícios/relaxamentos específicos e outros). Me dê uma sugestão.

  11. Catarina Xavier da Cost disse:

    Dr. Mário, sofro de enxaqueca ha muitos anos, no início era sempre na fase pré-menstrual, depois quando entrei na menopausa ficou mais constante, hoje tenho 57 anos e ja fui tratada com varios especialistas da área, usando varios tipos de medicamentos preventivos para enxaqueca. Se ha dez anos eu sofria de 3tipos, hoje percebo que tenho todos tipos de sintomas que define uma enxaqueca, e pior não tem tregua! Acordo com ela e durmo com ela, sorte minha, salvo quando ela melhora com dois comprimidos de naramig, medicamento que ja faz parte de meu cotidiano, o que me preocupa muito!! De tanto sentir dor, tenho o couro cabeludo constantemente dolorido.
    Li muitos estudos de sua autoria e como tenho uma péssima qualidade de sono, fiquei intressada quando soube que o sr é a favor do tratamento com a melatonina.
    Desde já, agradeço sua atenção, e peço que me responda sobre uma possível consulta em seu consultorio. Moro em Niteroi, Rj.

  12. VICTORIA disse:

    queria saber de algum remedio natural pq eu n aquento mais,faz 2 messes que a dor na cadeça n passa eu posso tomar qualquer coisa e n melhora!!!!!!!!!

Trackbacks/Pingbacks

  1. Dor de Cabeça Estudo mapeia progressão da Enxaqueca Crônica | Voz da Barra - [...] botox para tratamento… Saiba tudo sobre enxaqueca – … Hérnia de Disco Cervical Tratamento Natural para …

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>