728 ad
Tratamento da Enxaqueca com Botox – efeitos colaterais

Tratamento da Enxaqueca com Botox – efeitos colaterais

Tratamento da Enxaqueca com Botox – efeitos colaterais

Dr Mario Peres, médico neurologista, pós-doutorado na área de cefaleias nos Estados Unidos, fala sobre o tratamento da enxaqueca com o Botox e seus efeitos colaterais.

O botox (toxina botulínica tipo A) foi aprovada nos Estados em outubro de 2010 para o tratamento da enxaqueca crônica e no Brasil, pela ANVISA este ano (2011).

A aplicação é segura, eficaz, funciona diminuindo as crises de dor na maioria dos pacientes com enxaqueca. Mas não é todo tipo de dor de cabeça que se beneficia da aplicação. Também, não é a aplicação estética que funciona, pois as doses e os pontos de aplicação são diferentes, além da necessidade de ser um neurologista capacitado para fazer o procedimento.

Como recentemente veiculado no programa da Ana Maria Braga, falou-se dos efeitos colaterais da aplicação, mas vale ressaltar que são raros e ainda mais incomuns em mãos experientes.
1. Queda da pálpebra. Ocorre apenas se os pontos aplicados na testa forem muito próximos dos olhos, felizmente na nossa experiência de aplicações de toxina para dores de cabeça, nunca tivemos este efeito.
2. Mudança na aparência do rosto. Os pontos de aplicação incluem a testa, e se for aplicado mais de um lado do que outro pode mudar a expressão facial. Naturalmente a programação das doses a serem aplicadas incluem a exata simetria da face para que isto não aconteça. Na nossa experiência também nunca tivemos tais efeitos adversos.
3. Dor nos pontos da aplicação. Podem ocorrer no momento da aplicação, apesar de ser um procedimento bastante tranquilo, alguns pontos podem ficar pouco doloridos após, mas isto ocorre em uma minoria dos pacientes e passa rapidamente.
4. Fraqueza muscular. A fraqueza muscular ocorre se a aplicação for exagerada em músculos da cervical (percoço).

Ou seja, todos os efeitos colaterais são dependentes da experiência do aplicador. Em resumo, a aplicação é SEGURA, em profissionais habilitados os efeitos colaterais são muito reduzidos.

Para marcar uma consulta com Dr Mario Peres, ligue para 11 3285-5726 (Centro de Cefaleia São Paulo) ou 11 2151-0110 (hospital albert einstein)

468 ad

15 Responsesto “Tratamento da Enxaqueca com Botox – efeitos colaterais”

  1. jucelia disse:

    dor crônica de cabeça

  2. Fabiola Fonseca Esquiller disse:

    Olá Dr.
    Fiz a aplicação há 10 dias com um médico neurologista e não tive efeitos colaterais. No entanto, a partir do 3º dia, a região da testa e laterais começaram a ficar amortecidas (quando voê fica com um boné apertando a sua cabeça por várias horas e depois tira. ) É uma sensação estranha e desconfortável. Ao questioná-lo, disse que é normal. Gostaria de saber a sua opinião sobre o assunto. Vai passar essa sensação ou deverá ficar assim até o término do efeito. Obrigada.

  3. Julia disse:

    Olá Dr.
    Fiz a aplicação há 10 dias com um médico neurologista e não tive efeitos colaterais. No entanto, a partir do 3º dia, a região da testa e laterais começaram a ficar amortecidas (quando voê fica com um boné apertando a sua cabeça por várias horas e depois tira. ) É uma sensação estranha e desconfortável. Ao questioná-lo, disse que é normal. Gostaria de saber a sua opinião sobre o assunto. Vai passar essa sensação ou deverá ficar assim até o término do efeito. Obrigada.

  4. Tenho dores de cabeça desde os 12 anos de idade, gostaria de saber o que os senhors poeriam fazer para me auxiliar.
    Tenho hoje 54 anos de idade e ador continua muito ativa, sou obrigado a ingerir todos os dias um ou mais comprimidos de celfav, para poder trabalha, creio que me viciei em analgesico.
    Moro na Rua Prof. Manoel Pinto Filho
    Bairro Alto do Cristo – Sobral
    Cep 62020535
    Meu nome Ribero Sergio Gomes, desde já agradeço se derem uma atenção especial ao meu caso.

  5. Camila disse:

    Tenho dores de cabeça constatantes oque valem mais ou menos apenas uma semana sem sentilas, já fiz tratamento com alguns neuros no ultimo tomei Depakote e ao sentir dores fortissimas tomo naramig 2,5 as vezes chaego a tomar até 2 comprimidos ao dia e essas dores ao não pararem tenho que ir ao hospital tomar soro e votaren mais mesmo assim continuam,já fiz tomografia, radioterapia e nada cosntou gostaria de saber se esse tratamento com botox será eficaz pois muito me interessou uma amiga que tem o mesmo problema esta fazendo através de um plano de saude que tem e já obteve bons resultados.Tenho um plano de saude que é da Santa Casa Saude e se o plano não cobrir esse tratamento gostaria de saber mais ou menos o valor desse tratamento, ficarei grata e ansiosa aguardando sua resposta

  6. renata melo disse:

    gostaria de melhores informações sobre o tratamento pois meu pai sofre de dor de cabeça constante e a dor só passa com um remedio chamado tramal. Gostaria que ele se submetesse a este tratamento, somos de Belém do Pará e ele ja foi em varios neurologistas usou varios remedios fez tudos od tipos de remedios e nada. Vocês tem convênio com alguém daqui ou terias que nos deslocar até são paulo. obrigada e fico aguardando uma informação de vcs.

  7. gleice disse:

    oi gostaria de saber oq devo fazer,pois eu tenho dores de cabeça todos os dias,tomo remedio é ela nao passa ela doe todo dia eu nao sei se e enxaqueca mais eu nao aguento mais essa dor,por favor se voçes poderem me ajudar eu agradeço desde já.. Muito Obrigado é fico esperando sua resposta

  8. wellington guerra disse:

    bom dia,sinto o mesmo que a camila citou acima,ja fiz de tudo ,por gentileza me ajuda ,ja nao aguento mais de tenta dor.por gentileza aguardo retorno .obrigado.

  9. ariane bendilatti disse:

    meu namorado tem a 16 anos uma dor de cabeça muito intença gostaria muito de saber o que posso fazer para ajuda-lo e ele tbem tem depressao devida a uma vida de muitos nervosos …por favor me ajude…desde ja obrigada

  10. suely ribeiro laranjeira disse:

    sofro crises de enxaquecas diariamente sempre tenho que ir ao pronto socorro tomar soro na veia faco tratomento ha 8 mesea com torval trofanil e flunarizina mas nao estou tendo melhoras gostaria de saber o preco de uma consulta com o d.mario peres

  11. Grazi Rosa disse:

    Gostaria de saber como faço pra ver se o medico eh capacitado para tal procedimento…
    obrigada…

  12. Fábia Zanotti disse:

    Tenho 26 anos, desde 6 anos de idade tenho fortes dores de cabeça que chegam a provocar vômitos. Fazem 6 anos que comecei a tratar com neurologistas porém sem nenhum resultado. Já tomei depakote,topiramato e atualmente tomo amato, também já tomei outras drogas mas não me recordo os nomes. Tenho dores diárias precisando tomar 2 neosaldinas ou até mais, mas se a dor estiver em estado de crise não desaparece com este medicamento somente com injetável, Decadron-diporona-e profenid, e mesmo assim a dor permanece com menos intensidade mas fica, depois de alguns dias tenho uma nova crise, e assim vou vivendo com dores insuportáveis. Importante destacar que faço reeducação alimentar mas mesmo assim tenho dores. Já ouvi dizer em botox para tratamento de enxaquecas, será que é o meu caso? Não aguento mais, está a cd dia mais insuportável!

  13. Neide disse:

    Tenho um irmão com 51 anos e que já foi diagnosticado como enxaqueca crônica. Já foi feito todo tipo de tratamento e os resultados tem sido desastrosos, pois devido a medicação atual que inclue antidepressivos e outras drogas, os sintomas tem deixado-o impossibilitado até mesmo de trabalhar. Ele precisa do tratamento de Botox, mas como moramos à 460 km da capital, gostaríamos de saber como é o procedimento e quantos dias ele necessitará para fazer a aplicação. Agradeço desde já e solicito resposta o mais rápido possível.

  14. Andreia disse:

    Olá Dr.

    Tenho enxaqueca há 10 anos mas de 3 anos pra cá as dores pioranram e agora tenho dor de cabeça todos os dias. Nos 3 ultimos anos já tomei varios antidepressivos e entiepiletico mas nada faz efeito. Todos os dias eu tomo naramig senao não consigo trabalhar. Gostaria de fazer o tratamento com botox como devo proceder ???

  15. marioperes disse:

    Ola Andreia, ligue para 11 32855726 para marcar uma consulta.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *