728 ad
Tratamento da enxaqueca e perda de peso

Tratamento da enxaqueca e perda de peso

Tratamento da enxaqueca e perda de peso

Dr Mario Peres, médico neurologista, escreve sobre o tratamento da enxaqueca e as implicações da perda de peso.

O tratamento da enxaqueca é influenciado pelo peso corporal do paciente. Remédios afetam o peso, tanto os que aumentam o peso, quanto os que diminuem o peso. A obesidade influencia como causa da cronificação da enxaqueca, alterações metabólicas decorrentes da obesidade podem ser complicadores do tratamento da enaqueca.

Perder peso significa diminuir a sobrecarga que pode existir na pessoa que sofre com a enxaqueca. A maioria das pessoas estão no chamado sobrepeso, as portadoras de enxaqueca também. A perda de peso é então favorável para a melhora da enxaqueca.

O EFEITO DOS REMÉDIOS – PERDA DE PESO E ENXAQUECA

REMÉDIOS QUE DIMINUEM O PESO

O primeiro ponto a se considerar é o efeito negativo que remédios para diminuir o peso podem ter na enxaqueca. Sibutramina (plenty, reductil) e anfetaminas (fenproporex, anfepramona) normalmente agravam as crises de enxaqueca, tornando-as mais frequentes, mais fortes, obrigando a sofredora ou sofredor de enxaqueca a parar o remédio. Muitas vezes o paciente não percebe e mantém o tratamento.

MEDIDAS QUE DIMINUEM O PESO

Importante lembrar que ficar sem comer, o jejum prolongado, é um desencadeador da enxaqueca. Fazer regime ficando sem comer não é vantagem nenhuma. Perder peso nada mais é que diminuir a ingesta alimentar de calorias e queimá-las com exercícios físicos. A realização de atividade física é benéfica para o tratamento da enxaqueca, um exercício regular, sem exageros, constante, com atividade aeróbica, exercícios como corrida, caminhada, dança, bicicleta, natação, todos podem ser extremamente úteis no TRATAMENTO DA ENXAQUECA e também importantes para perda de peso.

REMÉDIOS QUE AUMENTAM O PESO MAS TRATAM DA ENXAQUECA

Existem alguns remédios que são bons para enxaqueca infelizmente tem como efeito colateral o aumento de peso, são eles os antidepressivos tricíclicos (amitriptilina, nottriptilina), flunarizina (vertix, flunarin), pizotifeno (sandomigran), divalproato (depakote). Corticóides usados com frequência podem causar aumento de peso também. Nem sempre o remédio causa ganho de peso, não é obrigatório, e sim uma tendência que precisa ser monitorada.

PERDA DE PESO E TRATAMENTO DA ENXAQUECA: É POSSÍVEL ALIAR OS DOIS?

Diminuir o peso e tratar a enxaqueca não são duas condições opostas, excludentes, é possivel, SIM, tratar da enxaqueca preventivamente, evitando que as crises apareçam e ao mesmo tempo induzir a perda de peso, tanto com remédio, como o topiramato (amato, topamax, toptil) quanto sem remédio com os exercícios físicos. O topiramato pode ser prescrito por um neurologista, inicia-se com doses baixas e sobe-se gradualmente a dose, até chegar na dosagem ótima que gera bom controle da dor, diminuição do peso e boa tolerabilidade.

Consulte seu médico, não se auto-medique!

PAra marcar uma consulta com Dr Mario Peres, médico neurologista, ligue para 11 3285-5726 (jardins) ou 11 2151-0110 (hospital albert einstein)

palavras-chave: enxaqueca, tratamento enxaqueca, enxaqueca tratamento, cefaleia tratamento, antidepressivos, antidepressivos tricíclicos, amitriptilina, triptanol, tryptanol, amitril, amytril, nottriptilina, pamelor, flunarizina, vertix, flunarin, pizotifeno, sandomigran, divalproato, depakote, topamax, topiramato, amato, toptil, sibutramina, plenty, reductil, anfetamina, fenproporex, anfepramona, desobesi

468 ad

2 Responsesto “Tratamento da enxaqueca e perda de peso”

  1. edileia disse:

    gostei muito texto ,porque tenho dor de cabeça todos os dias e meu peso nao para de aumentar quando ,começo uma dieta as dores aumentam cada vez mais.
    qual e agora vpou consultar o meu medico o que e o melhor pra mim.

  2. ola boa noite gostaria de saber se o fluoxetina ajuda na dor de cabeça obrigado fiquem com deus

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>