728 ad
Tratamento da crise da enxaqueca – Novidades do Congresso Mundial – 2015

Tratamento da crise da enxaqueca – Novidades do Congresso Mundial – 2015

Tratamento da crise da enxaqueca – Novidades do Congresso Mundial realizado em Valencia, Espanha, 14 a 15 de maio – 2015.

Dr Paolo Marteletti, editor chefe da revista Journal of Headache and Pain, e eu passamos para julgar os posters referentes a pesquisas de novos tratamentos para crises de dores de cabeça.

Algumas pesquisas interessantes foram mostradas. Eficácia do AVP-825 vs sumatriptano 100 mg, bloqueio de nervo occipital com bupivacaina sem corticoides para tratar aura prolongada da enxaqueca, estimulação não invasiva do nervo vago para crise de enxaqueca, estimulação magnética transcraniana de pulso único para tratar enxaqueca com uso excessivo de analgésicos.

Foi estudada a combinação entre sumatriptano 100 mg e paracetamol 500 mg, mostrando que os dois juntos funcionam melhor que quando usados separadamente, sem efeito negativo gástrico que as combinações de sumatriptano com naproxeno podem ocasionar.

A experiência de alguns casos com ketamina endovenosa mostrou-se promissora, boa resposta clínica com poucos efeitos colaterais. Também pela veia, um relato do uso de sulfato de magnésio 2 gramas com sucesso em 88 pacientes com crises prolongadas de enxaqueca.

O aparelho CoolHead, que injeta ar frio dentro das narinas através de um fino cateter para aliviar as crises de enxaqueca mostra se promissor, uma forma inovadora de tratar a crise, literalmente “esfriando a cabeça”.

Nas apresentações sobre prevenção tivemos a divulgação dos resultados do uso dos anticorpos monoclonais contra o CGRP, já em fase avançada dos estudos que mostram boa segurança e eficácia, em aplicações injetáveis, detalharemos em outro post.

Dr Mario Peres

468 ad

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *