728 ad
Melatonina no Brasil

Melatonina no Brasil

Melatonina e seu uso para cefaleias.

Dr Mario Peres escreve sobre melatonina e o seu potencial uso para cefaleias.

Uma das nossas linhas principais de pesquisa é o papel da melatonina nas cefaleias. Nosso estudo no tema é de mais de 10 anos, a primeira publicação foi na revista The Lancet, em 2000, uma das revistas mais prestigiadas da medicina. No mesmo ano defendia a minha tese de doutorado no Departamento de Neurologia da Escola Paulista de Medicina com o título “A importância da prolactina, cortisol, GH e melatonina na cefaléia crônica diária”. Desde então fizemos pesquisas em modelos experimentais, pesquisas clínicas, dosagens laboratoriais, orientei teses e quando trabalhei nos Estados Unidos de 2000 a 2001 tive uma experiência clínica grande com melatonina no tratamento de diversas cefaleias como as enxaquecas, cefaleia em salvas, cefaleia hípnica e cefaleias secundárias, experiência esta que pude trazer quando voltei para o Brasil. Somo referência nesta área de pesquisa não só no Brasil mas em todo o mundo. Me coloco desta forma não para me posicionar na frente de qualquer outro colega, mas para esclarecer os pacientes que tomam melatonina no Brasil e que recebem prescrições de melatonina.

No domingo dia 5 de agosto de 2012, o Fantástico traz uma reportagem sobre os doutores do antienvelhecimento, médicos que oferecem tratamentos hormonais que eles dizem ser revolucionários – mas que, na verdade, são condenados pelo Conselho Federal de Medicina. Entendo os exageros, mas neste “balaio” é mencionada a melatonina, e com informações inverídicas. No meio da entrevista fala-se “No consultório em Curitiba, o doutor J L V faz um longo exame clinico. E o paciente sai com uma lista enorme de suplementos, vitaminas e cinco hormônios. Entre eles, a melatonina, proibida no Brasil. “É um potente antidepressivo, potente anticâncer”, diz um médico.” Detalhe, a melatonina NÃO é proibida no Brasil, e sim não tem como nos Estados Unidos registro de vitamina, o que a meu ver é correto. Deveria ter registro pela ANVISA de um medicamento, mas melatonina é uma substância do organismo e não tem patente, então a indústria farmacêutica não tem interesse comercial no produto e não vai arcar com os custos de registro (que são bastante altos) sem perspectiva de lucro. O médico tem direito de prescrever o melhor tratamento para o paciente baseado nas evidências científicas, e o paciente tem o direito de recebê-lo. Não podemos misturar as coisas, os exageros das prescrições hormonais combinadas e sem suporte científico com o cenário do papel da melatonina no tratamento de várias condições neurológicas, especialmente as cefaleias e distúrbios do sono. Levamos esta linha de pesquisa com muita seriedade, publicações científicas em revistas internacionais, teses de doutorado, trabalho de pessoas idôneas, nada temos a ver com medicina ortomolucular e antienvelhecimento.

Dr Mario Peres

468 ad

18 Comentários para “Melatonina no Brasil”

  1. Tania disse:

    Boa noite! Estou passando por dificuldades com minha mãe não consgue dormir precisa tomar remedio controlado para dormir, chora muito porque não dorme, sente-se fraca no outro dia não consegue ficar em pé, então gostaria de saber que exame devo leva-lo a fazer , por favor me ajude não sei o que fazer mais ela tem 76 anos. obrigado pela atenção se for atendida

  2. Maria Inês Jasper disse:

    Tenho 53 anos. Tive câncer de mama em 2007, fiz mastectomia bilateral, quimioterapia e radioterapia, seguidas de hormonioterapia c Tamoxifeno até out/2011. Em out/2011 foi detectada metástase hepática e óssea. Fiz quimioterapia c Taxol até abril/2012 e agora sigo c hormonioterapia c Faslodex e complemento c Zometa. Tenho sérios distúrbios do sono: ou não durmo nem de dia nem de noite por vários dias, ou durmo um sono muito interrompido, sempre por poucas horas. Estou sempre cansada e estressada. A Melatonina tem efeito científico comprovado como indutora de sono e por aumentar a imunidade? Sua eficácia está embasada em estudos científicos comprovados? Se sim, gostaria de usar. Qual a dose recomendada? Gostaria de ter minha dúvida respondida pela equipe do Dr. Mario Peres. Obrigada

  3. RITA MENEZES disse:

    Dr. Mario
    O que acha da associação 5-HTP (5 -hidroxitriptofano) e Vit B6 para prevenção de enxaqueca crônica

    Dra Rita Menezes
    Nefrologista e portadora de enxaqueca crônica.

  4. Odair José Reis disse:

    gostaria de ter informações de alguma empresa idônea que eu possa estar comprando a melatonina.Obrigado!

  5. sergio biriba de oliveira disse:

    BOM DIA. PORQUE TODA AS PESSOAS Q ESTUDAN PARA MELHORARO SER HUMANO, VEM A ANVISA PROCURAR DIFICULTAR A ENTRADA DE PRODUTOS Q PODE SALVAR A VIDA , É OS SOFRIMENTO DE TANTA GENTE. DEUS O CRIADOR N COBRA NADA PARA CURAR, UM DIA SUA FAMILIA PODERAR PRECISAR DESSA AJUDA.

  6. daniel de Jeus Herling Filho disse:

    Prezado Dr.º Mario Peres,

    Acompanho bastante seus artigos e reportagens que falam sobre a cefaleia, pois sou um sofredor dessa doença.
    Pesquisando bastante sobre a melatonina e seus efeitos sobre o sono, acabei descobrindo esse seu artigo e achei muito interessante, para aqueles que sofrem desse mal.
    Costumo comprar bastante suplementos em sites dos Estados Unidos, e me deparei com algo que me deixo surpresos, o preço da melatonina lá fora.
    Pesquisando então no Brasil, percebi que a proibição esse produto, tem muito a ver co interesses dos laboratórios farmacêuticos, uma vez que o produto sendo muito barato, a sua liberação faria com que muitos laboratórios deixassem de lucrar com seus medicamentos que possuem os mesmos efeitos, porem com preços muito mais altos.
    Parabéns pelo seu artigo e gostaria de saber sua opinião a respeito da proibição no Brasil assim como os efeitos colaterais que o uso da melatonina pode causar.

  7. rosileide matos disse:

    Doutor,meu marido há um ano sofre de dores de cabeça que foram diagnosticado como enxaqueca com aura foi feito os exames tipo tomografia e até mesmo ressonancia do cranio que aliás quase morri de preocupação porque de leiga eu não tenho nada, eu pesquiso pergunto me intero do problema com o médico, pois bem aí vai o que me interessa saber, foi afastado qualquer problema “mais sério”,ok,mas tem certas doenças que no começo não aparece logo nos exames aí a minha preocupação, porque esses exames foram feito logo percebidos as dores porque ele nunca tinha tido uma dorzinha se quer, de repente bum aquela dor forte e persistente corremos para o oftalmologista pois afetou o olho com aqueles pontos luminosos e visão dupla, ele descartou problemas na visão e corremos para o neurologista que não foi através dele que o diagnostico veio,esse apenas receitou PAMELOR 10mg.Fomos num clínico geral aqui da minha cidade Içara – SC, que veio o veredito ENXAQUECA COM AURA, pesquise na internet que vcs vão ver é isso!!!!!Mas eu me preocupo porque como não tem um exame que diga é isso é aquilo, não será outra coisa e nós paramos de procurar a verdadeira causa da dor de cabeça???Afinal nem os analgésicos prescritos cessam verdadeiramente as dores elas ficam por mais uns dias. Aguardo minha resposta em breve, doutor!!! Um forte abraço – Rosi Içara – SC

  8. Monica disse:

    Achei muito interessante seu comentario, com base cientifica do uso da melatonina.
    GostarIa a sua opiniāo do uso da melatonina como adjuvante para secreção do hormonio de crescimento e seu uso em pessoas de baixa estatura.

  9. Marize Varella de Oliveira disse:

    Prezado Dr Mario Peres
    A matéria é interessante do ponto de vista do paciente que desconhece o potencial da melatonina e pelo alerta de falsas terapias.
    Como tenho disturbio do sono, gostaria de obter referencias cientificas sobre o usos da melatonina para esse fim. Sou pesquisadora da area de bioengenharia e estou familiarizada com linguagem de artigos científicos.
    grata desde já pela atenção
    Marize

  10. Renata disse:

    Olá, tenho crises terríveis de enxaqueca, percebo que elas ocorrem devido a uma noite mal dormida, ou quando excedo na quantidade de comida no dia anterior… O problema é que a insônia tem se tornado cada vez mais constante, pois demoro a dormir, e quando durmo, qualquer barulho eu acordo… Isto vem acontecendo há três meses, e sinto-me muito estafada devido a isto. Será que a melatonina me ajudaria no controle da insônia? Muito obrigada!

  11. Clóvis José Perinazzo disse:

    Caro Dr. Mario Peres, parabéns pelo seu trabalho, ainda não adquiri seu livro “dor de cabeça”, mas pretendo faze-lo em breve. Se for posível me orientar agradeço. Tenho 53 anos e a + de 30 anos, tomo medicamentos para enxaqueca, 1º Ormigrein (já ñ + fabricado), atualmente Cefaliv (quase diariamente) e qdo a dor é mais forte (após atividade física intensa) Naramig. Tb desde 2007 tenho tomado medicação para dormir Rivotril (+ ou – 0,33 mg dia.

  12. Mauricio Scapolatempore disse:

    Dr. Mario Baseado no texto acima ( Melatonina no Brasil )de 08/08/12 pode haver indicacao segura da melatonina como vendida nos EUA ( vitamina )para casos de insonia ou despertar repentino noturno? Esse produto é encontrado para venda em loja de suplementos para atletas.

    Att
    Mauricio Scapolatempore

  13. Giovanna Trescher disse:

    Olá…Trabalho em um hospital no horario noturno, e depois que comecei a trabalhar a noite comecei com problemas para ter uma noite de sono tranquila, foi onde me orientaram o uso da melatonina, e também como um poderoso antioxidante, já que nós profissionais noturnos temos predisposição há alguns distúrbios e até mesmo doenças. Tive indicação de colegas sobre o u so da melatonina? Será que tem problemas em tomá-la? Att, Giovanna

  14. Zulmira Maria Corrêa disse:

    Dr. Mario Peres,

    Muitos anos sofri com dor de cabeça que se manifestava durante o meu sono. Muitas vezes tomei café e ia para a sala terminar o meu sono sentada até o dia amanhecer.No dia aeguinte ia dar as minhas aulas,cuidar dos filhos, casa .vida normal,mas com aparencia de cansaço da noite mal dormida ultimamente ficava na cama até o dia amanhecer para levantar e a dor de cabeça ia na maioria das vezes dasaparecendo. Fiz varios tratamentos sem solução.O ultimo tratamento,tomei um remédio durante quase dois anos e na ultima consulta o médico não quis suspender a medicação e relatou que eu deveria tomar o resto da minha vida pois eu poderia ter uma convulsão.Procurei outros médicos e como a minha dor de cabeça não havia sumido eu fui diminuindo a dose deste remedio até parar de toma-lo.Foi quando fui tirar umas verrugas e a médica perguntou se eu havia tomado alguma medicação e eu relatei a ela ,que eu havia tido uma dor de cabeça forte e eu queria dormir.Foi quando ela me deu alguns compromidos de Melatonim 3mg.Estou tomando um comprimido antes de dormir e não tenho tido dor de cabeça.No primeiro mes tive 3 dias e agora muito raramente e durante o dia.Estou tomando há 3 meses e não sei realmente qual se devo continuar a toma-lo por quanto tempo.Eu agora durmo e meu sono não é interrompido pela dor de cabeça.Se o Doutor puder dar uma orientação ,agradeço.
    Desde já agradeço
    Zulmira

  15. teresinha disse:

    bom dia dr mario fui no medico ele pescreveu pr eu tomar melatonina junto com 5 htp mas nao me senti bem pois senti desenquilibrio e nao consigo dormir direito mesmo tomando 6mg de malatonina oq posso fazer pra melhorar este quatro . antas tomava amitriplina e stinox e dormia bem mas nao quero continuar com esses medicamentos pois ja faz tempo que tomo gostaria de parar . e continuar so com a melatonina me ajuda att

  16. Rosangela Alves disse:

    Prezado Dr. Mario Peres,
    Tenho um relato a fazer sobre o uso da melatonina. Não sei se é de seu interesse, mas como vi que o Sr. pesquisa esse medicamento… resolvi enviar esse mail. Minha família tem na genética tendência a depressão de quatro irmãs (3 tiveram depressão e duas delas com surto psicótico = mania de perseguição através de meios eletronicos computador e celular). Dentre essas duas, uma tomou a melatonina em vez de um medicamento para esquizofrenia receitado por um psiquiatra, ela
    nunca mais apresentou alucinações. Eu estou fascinada por esse hormonio que devolveu o bem-estar a ela.
    Eu me coloco à disposição para servir de usuária desse medicamento, caso voce tenha interesse em fazer alguma pesquissa e acompanhar.
    Att.

    Rosângela

  17. NOEMIA SANDES disse:

    Boa noite, lhe sobre a melotonina fiquei com muita esperança, pois sofro de dor de cabeça crônica diária.O Dr. Mário Peres mencionou que o suplemento ajuda na dor crônica.Mas lhe em outro lugar que causa mais dor. Por favor me responda, não consigo mais viver com essa dor.

  18. maria solange de queiroz disse:

    sofro com enxaqueca há mais de 9 anos,são dores quase que diárias que me levam a depressão e ao isolamento.
    Já realizei todos os exames possíveis p saber a causa porém nada consta de problema e receitas inúmeras de medicamentos já fazem parte do meu dicionario;já tomei vários tipos e nenhum deles resolveu esta DOR que me faz sentir vontade de desistir da vida;a cada tentativa que não funciona tenho mais certeza que a minha vida é péssima,não consigo ser feliz com tantas DORES,gostaria de uma ajuda neste problema.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>