728 ad
Cefaleia em Salvas e Melatonina

Cefaleia em Salvas e Melatonina

Cefaleia em Salvas e Melatonina

Dr Mario Peres, médico neurologista, explica a relação da Cefaleia em Salvas e a Melatonina.

A melatonina é um hormônio produzido pela glândula pineal, responsável pela ritmicidade dos vários ciclos biológicos no organismo, além de estar implicado na proteção das células (varredor de radicais livres de oxigênio), regular neurotransmissores, ter ação anti-inflamatória, potencializar analgesia opióide, entre outros mecanismos.

A Cefaleia em Salvas tem um caráter sazonal e circadiano, isto é, tem uma predilação por certos períodos do ano e mais chance de aparecer à noite. Já é bem sabido que os pacientes com cefaleia em salvas não produzem adequadamente a melatonina e por esta razão postula-se que ela esteja envolvida nas causas da cefaleia em salvas.

Um dos problemas detectados em exames de imagem funcional do cérebro de quem sofre com cefaleia em salvas é uma alteração do hipotálamo, mais especificamente o núcleo supraquiasmático, chamado de “relógio biológico”.

É este relógio que manda a informação para produzirmos normalmente a melatonina, que na cefaleia em salvas não está sendo secretada adequadamente.

A melatonina pode também ser usada como forma de tratamento da cefaleia em salvas, é bem tolerada e eficaz, demonstrada já em pesquisas realizadas.

Utilizamos a melatonina na dose de 10 mg, entre 22 e 23 hs.

A melatonina é vendida nos Estados Unidos como suplemento vitamínico, sem receita e barata, mas no Brasil a Anvisa não aprova o registro da melatonina como vitamina, o que significaria que ela poderia ser utilizada erradamente, sem prescrição. Porém, ela é barata o suficiente para despertar o interesse das indústrias farmacêuticas para a sua aprovação como remédio, pois não tem mais patente (é uma substância que o próprio organismo produz).

Seria uma ótima medicação para o SUS oferecer, pois é extremamente útil para diversos problemas de saúde e barata. Atualmente poucas pessoas que podem importar e/ou trazer dos Estados Unidos conseguem tomar.

Já há evidência médica suficiente para a indicaçãocdo uso clínico da melatonina.

Para ler mais sobre cefaleia em salvas acesse os links

cefaleia em salvas facebook http://www.facebook.com/pages/Cefaleia-em-Salvas/167434143053

cefaleia em salvas http://cefaleias.com.br/cefaleias/cefaleia-em-salvas

cefaleia em salvas tem cura http://cefaleias.com.br/blog/cefaleia-em-salvas-tem-cura

cefaleia em salvas bloqueio http://dordecabeca.net/en/blog/2011/02/19/tratamento-cefaleia-em-salvas-bloqueio/

cefaleia em salvas causas sintomas tratamento http://dordecabeca.net/blog/2010/05/21/cefaleia-em-salvas-causas-sintomas-e-tratamento/

cefaleia em salvas artigonal http://www.artigonal.com/medicina-artigos/tratamento-da-cefaleia-em-salvas-com-bloqueio-4259744.html

http://www.artigonal.com/medicina-artigos/cefaleia-em-salvas-e-enxaqueca-1063094.html

cefaleia em salvas

cefaleia em salvas youtube http://www.youtube.com/watch?v=sUCLMZa0txc

Leia todos os posts sobre cefaleia em salvas clicando aqui cefaleia em salvas

468 ad

2 Responsesto “Cefaleia em Salvas e Melatonina”

  1. Cristiane Queller disse:

    Sou portador de cefaleia em salva,mas em Piracicaba onde resido nao há especialista nesta area sofro muito como vc pode me ajudar a resolver ou minimizar essa dor tão horrivel, já nao aguento mais sofrer e nada nem para diminuir a dor, somente o oxigenio me ajuda nas crises. Obrigada..por favor pelo menos me de um pouco de alivio…

  2. Cássia Monteiro disse:

    Boa tarde!

    Dr.Mario,

    Meu esposo tem 46 anos e a 12 anos tem Cefaleia em Salvas ja fez varias tentativas de medicamentos, lendo esta meteria me deu uma Luz.
    Ele pode usar sem receita medica a MELATONINA? Tem efeito rapido?
    Obrigada,

Trackbacks/Pingbacks

  1. Oxigênio no tratamento da crise de Cefaleia em Salvas | Dor de Cabeça, Dores de Cabeça, Enxaqueca. Dr Mario Peres, neurologista, saúde e qualidade de vida - [...] surto, o ciclo de dores e também evitar que venha um próximo surto. Leia mais sobre tratamento da cefaleia …

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *