728 ad
Enxaqueca: sintomas e tratamento

Enxaqueca: sintomas e tratamento

Dr Mario Peres, médico neurologista responde perguntas e respostas sobre enxaqueca, sintomas e tratamento

Porque alguns alimentos tem o poder de desencadear a dor?
Porque certos alimentos contém substâncias que ativam o sistema de dor no cérebro como tiraminas, aminoácidos excitatórios, glutamato, óxido nítrico, álcool e cafeína.

Isto pode de alguma forma ter viciado o cérebro e por isto, suscita o desejo de comer aquilo que vai lhe prejudicar?
Não é isto não, o cérebro gera para o corpo a necessidade de suplementar algum elemento e porisso aparece a vontade de comer certos alimentos.

Qual o mecanismo envolvido na cefaléia e como é possível identificar o que está errado, ou desencadeando-a?
São vários mecanismos desencadeantes de enxaqueca: hormonal, genético, ambiental, alteração de neurotransmissores

Quais os medicamentos mais usados hoje e de que forma eles agem?
Os principais medicamentos para o tratamento da enxaqueca são os preventivos, como neuromoduladores (anticonvulsivantes), antidepressivos, betabloqueadores (remédios também usados para pressão), entre outros. Recentemente vem se usando também a toxina botulínica (botox) para tratamento de cefaleias

Como se faz uso da medicação de forma equivocada a ponto de se adoecer?
Uso excessivo de analgésicos que causam cefaleia rebote, intoxicam o cérebro e o organismo

Seria possível relatar, aqui, quais os alimentos que mais são responsáveis pelo desencadeamento da enxaqueca?
Os desencadeantes alimentares principais sao: ficar sem comer, bebidas alcoolicas, muito café, adocantes, enlatados, salgadinhos e ouros alimentos que contenham glutamato monossodico (aji-no-moto), frutas citricas

http://cefaleias.com.br/enxaqueca/enxaqueca-sintomas-e-tratamentos

468 ad

One Responseto “Enxaqueca: sintomas e tratamento”

  1. Mônica Ramos disse:

    Dr: Estou me tratando da enxaqueca com amato e Zetron há uma semana. Só que estou sentindo muita dor na nuca e ombros. Na verdade, tenho cervicalgia que ficou muito acentuada com o uso desses medicamentos. Na crise, uso Maxsalt e Maxsulid. É normal sentir toda essa dor? E se for, qual a duração? Desde já, obrigada.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *