728 ad
Enxaqueca, dor de cabeça e obesidade

Enxaqueca, dor de cabeça e obesidade

Enxaqueca, dor de cabeça e obesidade

Dr Mario Peres, médico neurologista, escreve sobre a relação das dores de cabeça, enxaqueca e obesidade.

Obesidade é um problema de saúde pública, muito frequente na população geral, assim como as cefaleias, dores de cabeça, enxaqueca.

É importante saber a associação das dores de cabeça e obesidade, pois muitas implicações existem, tanto para diagnóstico quanto para o tratamento da enxaqueca e o tratamento da obesidade, ou sobrepeso.

Algumas medicações para diminuir o peso podem agravar a enxaqueca, como  a sibutramina (plenty, reductil, sibutral, meridia) e estimulantes como a anfepramona, fenproporex, anfetaminas que inibem o apetite.

Como enxaquecas e outras cefaleias são comuns em obesidade, as chances destes medicamentos complicarem as dores de cabeça da paciente são razoáveis. Por outro lado, o topiramato (topamax,amato, toptil, topiramato) pode ser extremamente eficaz para a prevenção das cefaleias e ainda induzir a perda de peso, pois estabiliza o humor, inibe a compulsão alimentar, além de ajudar no metabolismo. O topiramato é um dos grandes remédios usados no tratamento da enxaqueca. O tratamento da enxaqueca pode ser agudo ou preventivo, para se evitar que venham as crises. 

Exercícios físicos são benéficos tanto para aliviar as dores de cabeça quanto a ajudar a perda de peso. exercícios aeróbicos com gasto calórico, iniciando gradualmente e chegando a 4 vezes por semana, no mínimo por meia hora. Para saber mais veja em http://cefaleias.com.br/2010/tratamento-da-enxaqueca-com-exercicios-fisicos

A obesidade está relacionada também a aumento da frequencia das crises de enxaqueca,e a outras síndromes neurológicas como a hipertensão intracraniana benigna, que é um aumento da pressão interna na cabeça que causa dor de cabeça, alteração visual, zumbidos, ocorrendo com frequencia em pacientes obesos. O tratamento desta síndrome é feito com medidas de redução da pressão intracraniana, com remédios e intervenções.

Para marcar uma consulta com o Dr Mario Peres ligue para 11 3285-5726 ou 11 2151-0110.

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , ,

468 ad

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *