728 ad
Dores de Cabeça e Aneurisma Cerebral

Dores de Cabeça e Aneurisma Cerebral

DOR DE CABEÇA e ANEURISMA CEREBRAL

Dr Mario Peres, médico neurologista, pós-doutorado na Filadélfia, Estados Unidos, explica sobre dores de cabeça e aneurisma cerebral.

MINHA DOR DE CABEÇA PODE SER DO ANEURISMA CEREBRAL?

Uma das maiores preocupações de quem sofre de dores de cabeça fortes e agudas é o medo de ter um aneurisma cerebral, felizmente, na maioria esmagadora das vezes é só mesmo o medo de ter aneurisma o que gera mais sofrimento. A dor de cabeça, a cefaleia recorrente é mais comumente enxaqueca ou alguma cefaleia primaria, como cefaleia do tipo tensional, cefaleia em salvas, cefaleia do esforço benigna, cefaleias trigemino autonômincas.

A dor de cabeça pode ser de aneurisma quando ela apresentar algumas características, Uma dor de cabeça aguda, forte, descrita pelos pacientes como a pior dor de cabeça da vida da pessoa, muitas vezes até é a primeira dor de cabeça significativa da vida da pessoa. A dor é caracterizada por um início súbito, explosivo, rapidamente progressiva, diferente das dores de cabeça habituais do indivíduo. A cefaleia é chamada no ingles de thunderclap headache, traduzida como cefaleia do trovão ou trovoada, pois a dor de cabeça é tão forte e aguda que lembra mesmo o paciente de uma paulada na cabeça. A cefaleia, a dor de cabeça pode estar associada a outros sintomas juntamente com a dor como desmaio, perda da consciencia, nausea e vomitos mais intensos que os habituais de uma enxaqueca prévia, visão dupla ou borramento visual (diferente de uma aura habitual da enxaqueca), pescoço duro, nuca rígida, perda de força ou sensibilidade em uma metade do corpo.

A dor de cabeça pelo esforço físico, chamada cefaleia do esforço é um tipo de dor que pode ser originada do aneurisma cerebral. Na maioria das vezes a cefaleia do esforço é benigna, ou seja, uma cefaleia primária, que a própria dor de cabeça recorrente é o sintoma prinxipal da doença. Vários tipo de cefaleia do esforço podem ocorrer como a cefaleia da atividade sexual, quando a dor aparece na hora do orgasmo ou em outros momentos da atividade sexual. A cefaleia do esforço pode ser também ocasionada pela atividade física exaustiva, pela tosse, evacuação, espirro. Não devemos confundir a cefaleia do esforço com a piora da dor da enxaqueca com atividade física, no momento que ela ocorre, se o paciente fizer algum esforço exagerado a dor pode ser agravada momentaneamente. Exercícios físcos regulares são , no entanto, importantíssimos para a prevençao da dor de cabeca recorrente, das cefaleias primárias, da enxaqueca e cefaleia tipo tensional.

Se voce tem uma cefaleia desencadeado por um esforço físico procure um neurologista para um diagnóstico correto e tratamento adequado.

O que é um aneurisma cerebral?

A palavra aneurisma vem do grego e quer dizer dilatação. O aneurisma cerebral é portanto um alargamento, uma dilatação anormal da parede da artéria. O aneurisma cerebral também é chamado de aneurisma intracraniano, ou aneurisma no cérebro.

O aneurisma cerebral é descoberto normalmente quando ocorre o seu rompimento, causando uma hemorragia cerebral, um sangramento no cérebro, chamado também de hemorragia subaracnóide, ou subaracnoidea, e de AVCH (acidente vascular cerebral hemorrágico) que pode ser grave, fatal, e causar importantes sequelas. A mortalidade de um sangramento secundário a um aneurisma cerebral é alta, 10 a 15% dos casos não chegam ao hospital a tempo, não sobrevivem até receber um primeiro atendimento, outros 50 % podem não resistir até após um mes da ocorrencia do sangramento

O tratamento do aneurisma cerebral consiste nas medidas para parar o sangramento cerebral e diminuir as sequelas neurológicas, mas o melhor tratamento quando possível é o de evitar o rompimento deste aneurisma cerebral, atraves da cirurgia de clipagem deste aneurisma, com uma microneurocirurgia, ou a embolização através de cateterismo, por angiografia cerebral digital, quando molas são colocadas na região interna do aneurisma cerebral.

INCIDENCIA E TAXAS DO ANEURISMA CEREBRAL

-Aproximadamente 0,2 a 3% das pessoas com aneurismas tem risco anual de sangramento.

- Cerca de 30.000 casos por ano ocorrem nos EUA de hemorragia subaracnoidea, 10 a 15 % nao resistem até chegar ao hospital, em um mes outros 50 % falecem, dos que sobrevivem metade fica com uma sequela permanente neurological.

- Mulheres apresentam duas vezes mais chance de ter um aneurisma cerebral que o homem.

- O Aneurisma cerebral é detectado geralmente nas idade de 35 a 60 anos de idade.

- História de aneurisma cerebral na família eleva também o risco

- Negros e orientais apresentam taxas maiores de aneurisma cerebral

SINTOMAS DO ANEURISMA CEREBRAL

Os sintomas do aneurisma cerebral podem ser divididos em sintomas do aneurisma cerebral roto (quando ocorre o sangramento, a hemorragia cerebral), e não roto (quando ele não estourou).

Os sintomas do aneurisma cerebral roto (hemorragia cerebral) são:

- Dor de cabeça aguda, forte, chamada cefaleia sentinela, pois ela avisa de uma possivel ruptura do aneurisma cerebral, descrita como a pior dor de cabeça da vida da pessoa, caracterizada por um início súbito, explosivo, rapidamente progressiva, diferente das dores de cabeça habituais do indivíduo. A cefaleia é chamada no ingles de thunderclap headache, traduzida como cefaleia do trovão ou trovoada, pois a dor de cabeça é tão forte e aguda que lembra mesmo o paciente de uma paulada na cabeça.

- Desmaio, perda da consciencia

- Nausea, vomitos

- Visão dupla ou borramento visual

- Pupilas dilatadas

- Pescoço duro, rígido

- Perda de força em uma metade do corpo

Os sintomas do aneurisma cerebral não roto, quando não ocorreu a ruptura ou sangramento são:

- alteração visual, da fala,

- mudanças de comportamento, perda de memoria, concentração

- perda da coordenação, equilíbrio

- cefaleia do esforço

CAUSAS DO ANEURISMA CEREBRAL

As causas do aneurisma cerebral são diversas, mas todas envolvem uma fraqueza da parede da artéria. Isto ocorre por aterosclerose, envelhecimento, predisposição e doençasw que podem afetar as artérias como doenças inflamatórias, infecciosas e reumáticas. Os aneurismas cerebrais podem ser congênitos, quando são também de origem familiar, genética.

Os fatores de risco para aneurisma cerebral são: história na família de aneurisma cerebral, sexo feminino (duas vezes mais na mulher que no homem). Negros e orientais podem ter mais aneurismas cerebrais que broncos. Fatores de risco para doença cardiovascular como a hipertensão (pressão alta) e o tabagismo também são importantes

DIAGNÓSTICO DO ANEURISMA CEREBRAL

O diagnóstico do aneurisma cerebral roto, quando há sangramento cerebral, é feito facilmente com uma tomografia computadorizada do cérebro, pedida pelos medicos como CT de cranio (tomografia na área exames). Em alguns paises é chamada TAC (tomografia axial computadorizada), em ingles CT sacan ou CAT scan

A tomografia computadorizada da cabeça é um teste reapido, usa raio-x e apresenta as imagens em cortes finos, pode ser depois reconstruîda, pode necessitar de constraste iodado, pessoas alérgicas ao contraste podem ter reações. Pessoas diabéticas que usam metformina devem notificar que usam o medicamento, e quem tem disfunção renal pode ter agravamento se usado o contraste iodado. Através da tomografia pode ser feita a análise das artérias, na chamada angiotomografia

A Ressonancia Magnética (RM) cerebral mostra com mais detalhes o cérebro, além de poder mostras as artérias e veia (Angio ressonancia, AngioRM), usa o constraste paramagnético chamado gadolineo, que não causa as reações que o constraste iodado pode ocasionar. A ressonancia magnética é mais demorada que a tomografia e pode gerar a sensação de claustrophobia, medo de lugar fechado, por ser mais apertada que a tomografia (ressonancia magnética em exames).

A Angiografia cerebral digital é o exame padrão para avaliar o aneurisma cerebral, é feita uma punção em geral na virília, inserido um catéter que joga um constraste iodado no segmento arterial que deseja ser observado, é o processo semelhante ao cateterismo cardíaco

A punção liquórica, com o exame do líquido cefalorraquidiano, um líquido que percorre o cérebro e a coluna, pode detectar a presença de sangue, mesmo com a tomografia de cranio normal (exame do liquor na area exames)

Para determinar a localização exata do aneurisma, com ou sem ruptura, o medico necessitara ou da Angiografia cerebral digital, ou da angiotomografia, ou da angiografia por ressonacia magnetica.

TRATAMENTO DO ANEURISMA CEREBRAL

O tratamento do aneurisma cerebral pode ser feito tanto para evitar que ocorra o sangramento através da clipagem do aneurisma por cirurgia ou da embolização do aneurisma por angiografia digital cerebral, quanto para tratar o sangramento cerebral se ele ocorreu. O tratamento da hemorragia cerebral consequente ao sangramento do aneurisma cerebral pode ser feito com a descompressão do hematoma através da neurocirurgia, medidas de controle do vasoespasmo, pressão intracraniana, tratamento clínico da hipertensão, monitoramento em terapia intesiva e reabilitação.

DOR DE CABEÇA e ANEURISMA CEREBRAL

Dr Mario Peres, médico neurologista, pós-doutorado na Filadélfia, Estados Unidos, explica sobre dores de cabeça e aneurisma cerebral.

MINHA DOR DE CABEÇA PODE SER DO ANEURISMA CEREBRAL?

Uma das maiores preocupações de quem sofre de dores de cabeça fortes e agudas é o medo de ter um aneurisma cerebral, felizmente, na maioria esmagadora das vezes é só mesmo o medo de ter aneurisma o que gera mais sofrimento. A dor de cabeça, a cefaleia recorrente é mais comumente enxaqueca ou alguma cefaleia primaria, como cefaleia do tipo tensional, cefaleia em salvas, cefaleia do esforço benigna, cefaleias trigemino autonômincas.

A dor de cabeça pode ser de aneurisma quando ela apresentar algumas características, Uma dor de cabeça aguda, forte, descrita pelos pacientes como a pior dor de cabeça da vida da pessoa, muitas vezes até é a primeira dor de cabeça significativa da vida da pessoa. A dor é caracterizada por um início súbito, explosivo, rapidamente progressiva, diferente das dores de cabeça habituais do indivíduo. A cefaleia é chamada no ingles de thunderclap headache, traduzida como cefaleia do trovão ou trovoada, pois a dor de cabeça é tão forte e aguda que lembra mesmo o paciente de uma paulada na cabeça. A cefaleia, a dor de cabeça pode estar associada a outros sintomas juntamente com a dor como desmaio, perda da consciencia, nausea e vomitos mais intensos que os habituais de uma enxaqueca prévia, visão dupla ou borramento visual (diferente de uma aura habitual da enxaqueca), pescoço duro, nuca rígida, perda de força ou sensibilidade em uma metade do corpo.

A dor de cabeça pelo esforço físico, chamada cefaleia do esforço é um tipo de dor que pode ser originada do aneurisma cerebral. Na maioria das vezes a cefaleia do esforço é benigna, ou seja, uma cefaleia primária, que a própria dor de cabeça recorrente é o sintoma prinxipal da doença. Vários tipo de cefaleia do esforço podem ocorrer como a cefaleia da atividade sexual, quando a dor aparece na hora do orgasmo ou em outros momentos da atividade sexual. A cefaleia do esforço pode ser também ocasionada pela atividade física exaustiva, pela tosse, evacuação, espirro. Não devemos confundir a cefaleia do esforço com a piora da dor da enxaqueca com atividade física, no momento que ela ocorre, se o paciente fizer algum esforço exagerado a dor pode ser agravada momentaneamente. Exercícios físcos regulares são , no entanto, importantíssimos para a prevençao da dor de cabeca recorrente, das cefaleias primárias, da enxaqueca e cefaleia tipo tensional.

Se voce tem uma cefaleia desencadeado por um esforço físico procure um neurologista para um diagnóstico correto e tratamento adequado.

O que é um aneurisma cerebral?

A palavra aneurisma vem do grego e quer dizer dilatação. O aneurisma cerebral é portanto um alargamento, uma dilatação anormal da parede da artéria. O aneurisma cerebral também é chamado de aneurisma intracraniano, ou aneurisma no cérebro.

O aneurisma cerebral é descoberto normalmente quando ocorre o seu rompimento, causando uma hemorragia cerebral, um sangramento no cérebro, chamado também de hemorragia subaracnóide, ou subaracnoidea, e de AVCH (acidente vascular cerebral hemorrágico) que pode ser grave, fatal, e causar importantes sequelas. A mortalidade de um sangramento secundário a um aneurisma cerebral é alta, 10 a 15% dos casos não chegam ao hospital a tempo, não sobrevivem até receber um primeiro atendimento, outros 50 % podem não resistir até após um mes da ocorrencia do sangramento

O tratamento do aneurisma cerebral consiste nas medidas para parar o sangramento cerebral e diminuir as sequelas neurológicas, mas o melhor tratamento quando possível é o de evitar o rompimento deste aneurisma cerebral, atraves da cirurgia de clipagem deste aneurisma, com uma microneurocirurgia, ou a embolização através de cateterismo, por angiografia cerebral digital, quando molas são colocadas na região interna do aneurisma cerebral.

INCIDENCIA E TAXAS DO ANEURISMA CEREBRAL

-Aproximadamente 0,2 a 3% das pessoas com aneurismas tem risco anual de sangramento.

-          Cerca de 30.000 casos por ano ocorrem nos EUA de hemorragia subaracnoidea, 10 a 15 % nao resistem até chegar ao hospital, em um mes outros 50 % falecem, dos que sobrevivem metade fica com uma sequela permanente neurological.

-          Mulheres apresentam duas vezes mais chance de ter um aneurisma cerebral que o homem.

-          O Aneurisma cerebral  é detectado geralmente nas idade de 35 a 60 anos de idade.

-          História de aneurisma cerebral na família eleva também o risco

-          Negros e orientais apresentam taxas maiores de aneurisma cerebral

SINTOMAS DO ANEURISMA CEREBRAL

Os sintomas do aneurisma cerebral podem ser divididos em sintomas do aneurisma cerebral roto (quando ocorre o sangramento, a hemorragia cerebral), e não roto (quando ele não estourou).

Os sintomas do aneurisma cerebral roto (hemorragia cerebral) são:

-          Dor de cabeça aguda, forte, chamada cefaleia sentinela, pois ela avisa de uma possivel ruptura do aneurisma cerebral, descrita como a pior dor de cabeça da vida da pessoa, caracterizada por um início súbito, explosivo, rapidamente progressiva, diferente das dores de cabeça habituais do indivíduo. A cefaleia é chamada no ingles de thunderclap headache, traduzida como cefaleia do trovão ou trovoada, pois a dor de cabeça é tão forte e aguda que lembra mesmo o paciente de uma paulada na cabeça.

-          Desmaio, perda da consciencia

-          Nausea, vomitos

-          Visão dupla ou borramento visual

-          Pupilas dilatadas

-          Pescoço duro, rígido

-          Perda de força em uma metade do corpo

Os sintomas do aneurisma cerebral não roto, quando não ocorreu a ruptura ou sangramento são:

-          alteração visual, da fala,

-          mudanças de comportamento, perda de memoria, concentração

-          perda da coordenação, equilíbrio

-          cefaleia do esforço

CAUSAS DO ANEURISMA CEREBRAL

As causas do aneurisma cerebral são diversas, mas todas envolvem uma fraqueza da parede da artéria. Isto ocorre por aterosclerose, envelhecimento, predisposição e doençasw que podem afetar as artérias como doenças inflamatórias, infecciosas e reumáticas. Os aneurismas cerebrais podem ser congênitos, quando são também de origem familiar, genética.

Os fatores de risco para aneurisma cerebral são: história na família de aneurisma cerebral, sexo feminino (duas vezes mais na mulher que no homem). Negros e orientais podem ter mais aneurismas cerebrais que broncos. Fatores de risco para doença cardiovascular como a hipertensão (pressão alta) e o tabagismo também são importantes

DIAGNÓSTICO DO ANEURISMA CEREBRAL

O diagnóstico do aneurisma cerebral roto, quando há sangramento cerebral, é feito facilmente com uma tomografia computadorizada do cérebro, pedida pelos medicos como CT de cranio (tomografia na área exames). Em alguns paises é chamada TAC (tomografia axial computadorizada), em ingles CT sacan ou CAT scan

A tomografia computadorizada da cabeça é um teste reapido, usa raio-x e apresenta as imagens em cortes finos, pode ser depois reconstruîda, pode necessitar de constraste iodado, pessoas alérgicas ao contraste podem ter reações. Pessoas diabéticas que usam metformina devem notificar que usam o medicamento, e quem tem disfunção renal pode ter agravamento se usado o contraste iodado. Através da tomografia pode ser feita a análise das artérias, na chamada angiotomografia

A Ressonancia Magnética (RM) cerebral mostra com mais detalhes o cérebro, além de poder mostras as artérias e veia (Angio ressonancia, AngioRM), usa o constraste paramagnético chamado gadolineo, que não causa as reações que o constraste iodado pode ocasionar. A ressonancia magnética é mais demorada que a tomografia e pode gerar a sensação de claustrophobia, medo de lugar fechado, por ser mais apertada que a tomografia (ressonancia magnética em exames).

A Angiografia cerebral digital é o exame padrão para avaliar o aneurisma cerebral, é feita uma punção em geral na virília, inserido um catéter que joga um constraste iodado no segmento arterial que deseja ser observado, é o processo semelhante ao cateterismo cardíaco

A punção liquórica, com o exame do líquido cefalorraquidiano, um líquido que percorre o cérebro e a coluna, pode detectar a presença de sangue, mesmo com a tomografia de cranio normal (exame do liquor na area exames)

Para determinar a localização exata do aneurisma, com ou sem ruptura, o medico necessitara ou da Angiografia cerebral digital, ou da angiotomografia, ou da angiografia por ressonacia magnetica.

TRATAMENTO DO ANEURISMA CEREBRAL

O tratamento do aneurisma cerebral pode ser feito tanto para evitar que ocorra o sangramento através da clipagem do aneurisma por cirurgia ou da embolização do aneurisma por angiografia digital cerebral, quanto para tratar o sangramento cerebral se ele ocorreu. O tratamento da hemorragia cerebral consequente ao sangramento do aneurisma cerebral pode ser feito com a descompressão do hematoma através da neurocirurgia, medidas de controle do vasoespasmo, pressão intracraniana, tratamento clínico da hipertensão, monitoramento em terapia intesiva e reabilitação.

DOR DE CABEÇA e ANEURISMA CEREBRAL

Dr Mario Peres, médico neurologista, pós-doutorado na Filadélfia, Estados Unidos, explica sobre dores de cabeça e aneurisma cerebral.

MINHA DOR DE CABEÇA PODE SER DO ANEURISMA CEREBRAL?

Uma das maiores preocupações de quem sofre de dores de cabeça fortes e agudas é o medo de ter um aneurisma cerebral, felizmente, na maioria esmagadora das vezes é só mesmo o medo de ter aneurisma o que gera mais sofrimento. A dor de cabeça, a cefaleia recorrente é mais comumente enxaqueca ou alguma cefaleia primaria, como cefaleia do tipo tensional, cefaleia em salvas, cefaleia do esforço benigna, cefaleias trigemino autonômincas.

A dor de cabeça pode ser de aneurisma quando ela apresentar algumas características, Uma dor de cabeça aguda, forte, descrita pelos pacientes como a pior dor de cabeça da vida da pessoa, muitas vezes até é a primeira dor de cabeça significativa da vida da pessoa. A dor é caracterizada por um início súbito, explosivo, rapidamente progressiva, diferente das dores de cabeça habituais do indivíduo. A cefaleia é chamada no ingles de thunderclap headache, traduzida como cefaleia do trovão ou trovoada, pois a dor de cabeça é tão forte e aguda que lembra mesmo o paciente de uma paulada na cabeça. A cefaleia, a dor de cabeça pode estar associada a outros sintomas juntamente com a dor como desmaio, perda da consciencia, nausea e vomitos mais intensos que os habituais de uma enxaqueca prévia, visão dupla ou borramento visual (diferente de uma aura habitual da enxaqueca), pescoço duro, nuca rígida, perda de força ou sensibilidade em uma metade do corpo.

A dor de cabeça pelo esforço físico, chamada cefaleia do esforço é um tipo de dor que pode ser originada do aneurisma cerebral. Na maioria das vezes a cefaleia do esforço é benigna, ou seja, uma cefaleia primária, que a própria dor de cabeça recorrente é o sintoma prinxipal da doença. Vários tipo de cefaleia do esforço podem ocorrer como a cefaleia da atividade sexual, quando a dor aparece na hora do orgasmo ou em outros momentos da atividade sexual. A cefaleia do esforço pode ser também ocasionada pela atividade física exaustiva, pela tosse, evacuação, espirro. Não devemos confundir a cefaleia do esforço com a piora da dor da enxaqueca com atividade física, no momento que ela ocorre, se o paciente fizer algum esforço exagerado a dor pode ser agravada momentaneamente. Exercícios físcos regulares são , no entanto, importantíssimos para a prevençao da dor de cabeca recorrente, das cefaleias primárias, da enxaqueca e cefaleia tipo tensional.

Se voce tem uma cefaleia desencadeado por um esforço físico procure um neurologista para um diagnóstico correto e tratamento adequado.

O que é um aneurisma cerebral?

A palavra aneurisma vem do grego e quer dizer dilatação. O aneurisma cerebral é portanto um alargamento, uma dilatação anormal da parede da artéria. O aneurisma cerebral também é chamado de aneurisma intracraniano, ou aneurisma no cérebro.

O aneurisma cerebral é descoberto normalmente quando ocorre o seu rompimento, causando uma hemorragia cerebral, um sangramento no cérebro, chamado também de hemorragia subaracnóide, ou subaracnoidea, e de AVCH (acidente vascular cerebral hemorrágico) que pode ser grave, fatal, e causar importantes sequelas. A mortalidade de um sangramento secundário a um aneurisma cerebral é alta, 10 a 15% dos casos não chegam ao hospital a tempo, não sobrevivem até receber um primeiro atendimento, outros 50 % podem não resistir até após um mes da ocorrencia do sangramento

O tratamento do aneurisma cerebral consiste nas medidas para parar o sangramento cerebral e diminuir as sequelas neurológicas, mas o melhor tratamento quando possível é o de evitar o rompimento deste aneurisma cerebral, atraves da cirurgia de clipagem deste aneurisma, com uma microneurocirurgia, ou a embolização através de cateterismo, por angiografia cerebral digital, quando molas são colocadas na região interna do aneurisma cerebral.

INCIDENCIA E TAXAS DO ANEURISMA CEREBRAL

-Aproximadamente 0,2 a 3% das pessoas com aneurismas tem risco anual de sangramento.

-          Cerca de 30.000 casos por ano ocorrem nos EUA de hemorragia subaracnoidea, 10 a 15 % nao resistem até chegar ao hospital, em um mes outros 50 % falecem, dos que sobrevivem metade fica com uma sequela permanente neurological.

-          Mulheres apresentam duas vezes mais chance de ter um aneurisma cerebral que o homem.

-          O Aneurisma cerebral  é detectado geralmente nas idade de 35 a 60 anos de idade.

-          História de aneurisma cerebral na família eleva também o risco

-          Negros e orientais apresentam taxas maiores de aneurisma cerebral

SINTOMAS DO ANEURISMA CEREBRAL

Os sintomas do aneurisma cerebral podem ser divididos em sintomas do aneurisma cerebral roto (quando ocorre o sangramento, a hemorragia cerebral), e não roto (quando ele não estourou).

Os sintomas do aneurisma cerebral roto (hemorragia cerebral) são:

-          Dor de cabeça aguda, forte, chamada cefaleia sentinela, pois ela avisa de uma possivel ruptura do aneurisma cerebral, descrita como a pior dor de cabeça da vida da pessoa, caracterizada por um início súbito, explosivo, rapidamente progressiva, diferente das dores de cabeça habituais do indivíduo. A cefaleia é chamada no ingles de thunderclap headache, traduzida como cefaleia do trovão ou trovoada, pois a dor de cabeça é tão forte e aguda que lembra mesmo o paciente de uma paulada na cabeça.

-          Desmaio, perda da consciencia

-          Nausea, vomitos

-          Visão dupla ou borramento visual

-          Pupilas dilatadas

-          Pescoço duro, rígido

-          Perda de força em uma metade do corpo

Os sintomas do aneurisma cerebral não roto, quando não ocorreu a ruptura ou sangramento são:

-          alteração visual, da fala,

-          mudanças de comportamento, perda de memoria, concentração

-          perda da coordenação, equilíbrio

-          cefaleia do esforço

CAUSAS DO ANEURISMA CEREBRAL

As causas do aneurisma cerebral são diversas, mas todas envolvem uma fraqueza da parede da artéria. Isto ocorre por aterosclerose, envelhecimento, predisposição e doençasw que podem afetar as artérias como doenças inflamatórias, infecciosas e reumáticas. Os aneurismas cerebrais podem ser congênitos, quando são também de origem familiar, genética.

Os fatores de risco para aneurisma cerebral são: história na família de aneurisma cerebral, sexo feminino (duas vezes mais na mulher que no homem). Negros e orientais podem ter mais aneurismas cerebrais que broncos. Fatores de risco para doença cardiovascular como a hipertensão (pressão alta) e o tabagismo também são importantes

DIAGNÓSTICO DO ANEURISMA CEREBRAL

O diagnóstico do aneurisma cerebral roto, quando há sangramento cerebral, é feito facilmente com uma tomografia computadorizada do cérebro, pedida pelos medicos como CT de cranio (tomografia na área exames). Em alguns paises é chamada TAC (tomografia axial computadorizada), em ingles CT sacan ou CAT scan

A tomografia computadorizada da cabeça é um teste reapido, usa raio-x e apresenta as imagens em cortes finos, pode ser depois reconstruîda, pode necessitar de constraste iodado, pessoas alérgicas ao contraste podem ter reações. Pessoas diabéticas que usam metformina devem notificar que usam o medicamento, e quem tem disfunção renal pode ter agravamento se usado o contraste iodado. Através da tomografia pode ser feita a análise das artérias, na chamada angiotomografia

A Ressonancia Magnética (RM) cerebral mostra com mais detalhes o cérebro, além de poder mostras as artérias e veia (Angio ressonancia, AngioRM), usa o constraste paramagnético chamado gadolineo, que não causa as reações que o constraste iodado pode ocasionar. A ressonancia magnética é mais demorada que a tomografia e pode gerar a sensação de claustrophobia, medo de lugar fechado, por ser mais apertada que a tomografia (ressonancia magnética em exames).

A Angiografia cerebral digital é o exame padrão para avaliar o aneurisma cerebral, é feita uma punção em geral na virília, inserido um catéter que joga um constraste iodado no segmento arterial que deseja ser observado, é o processo semelhante ao cateterismo cardíaco

A punção liquórica, com o exame do líquido cefalorraquidiano, um líquido que percorre o cérebro e a coluna, pode detectar a presença de sangue, mesmo com a tomografia de cranio normal (exame do liquor na area exames)

Para determinar a localização exata do aneurisma, com ou sem ruptura, o medico necessitara ou da Angiografia cerebral digital, ou da angiotomografia, ou da angiografia por ressonacia magnetica.

TRATAMENTO DO ANEURISMA CEREBRAL

O tratamento do aneurisma cerebral pode ser feito tanto para evitar que ocorra o sangramento através da clipagem do aneurisma por cirurgia ou da embolização do aneurisma por angiografia digital cerebral, quanto para tratar o sangramento cerebral se ele ocorreu. O tratamento da hemorragia cerebral consequente ao sangramento do aneurisma cerebral pode ser feito com a descompressão do hematoma através da neurocirurgia, medidas de controle do vasoespasmo, pressão intracraniana, tratamento clínico da hipertensão, monitoramento em terapia intesiva e reabilitação.

468 ad

54 Comentários para “Dores de Cabeça e Aneurisma Cerebral”

  1. jucelaine disse:

    Eu estou com uma dor estranha na cabeça ela começa com arrepiu depois anda pra cabeça inteira a cabeça fica um pouco pesada ,naõ sei se e por que tive nene a pouco tempo e as vezes levato muito anoite estou preocupada

  2. edna disse:

    meu filho esta com os mesmo sintomas.
    por favor me digam o que pode ser isso.

  3. rivaldo disse:

    estou com uma dor de cabeça muito forte a alguns dias essa dor poder indicar algum tumor no cerebro

  4. Roberto Gonçalves de Araujo disse:

    Minha esposa foi submetida a uma cirurgia cerebral para clipagem de um aneurisma na arteria comunicante posterior direita, PÓS 10 DIAS teve alta seu estado geral o´timo sem sequelas aparentes, motoras ou visusia ou qualquer incapacidade nos sentidos exceto por uma parcial paralisia facial do lado direito vindo do couro cabeludo até metade da maça do rosto do mesmo lado e com uma dormencia no couro cabeludo do lado direito região onde foi feito o corte )incisão cirurgica) e hoje decorridos 45 dias ainda apresenta estes mesmos sintomas. pegunto isso é normal ? quanto tempo vai demorar para ela ficar totalmente sem sentir esses simtomas, esse relato que fiz é comum apos ese tipo de cirurgia?
    |desde ja agradeço

  5. EDINALVA GLORIA disse:

    JA FAIS DUAS SEMANA QUI TIVE UMA PARALISIA FACIAL MAIS ANTES TIVE UMA FORTE DOR DE CABEÇA EM QUE EU POSSO RELACIONAR ESSA PARALISIA TOU EM PANICO POR QUE OS MEDICO DISSERAN QUI SE O MEU ROSTO NAO VOLTA EM 6 SEMANA EU FICAREI ASIM PRA SEMPRE E A DOR DE CABEÇA COMTINUA EU NAO SEI O QUI FASER

  6. Rita de Cassia Balbino da Silva disse:

    Por favor estou precisando de ajuda a 20d tive um resfriado depois de 2 amanheci com mta dor no pescoço nuca,nau conseguia mover o pescoço fui no pronto socorro o médico até falou em meningite mas como naum tinha febre naumfzs exame tomei uma injeção….a dor passsou por 2d,depois voltou ,fui de novo ao médico ele pediu ecg nau deu nadaomei outra injeção só q desssa x a dor forte fikou e qualquer movimento com o pecoço doi e começou a dor migrar p nuca e cabeça…passados 5d,acordei com o pescoço travado e mta dor de cabeça a pior q jás tive doia a cabeça td inclusive a face,calafrios fui no hospital o médico pediu um rx da coluna cervical naum contou nada e ele dissse q por causa de irrradiar p nuca e parte posterior da cabeça depois ela toda virou um problema neurológico p eu procurar um neuro tomei outra injeção mas meu pescoço e nuca doem ao menor movimento,durante a madrugada é pior estou dormindo mal pois naum posso me virar durante o sono…estou com uma dor de cabeça de pouca intensidade mas chatinha e contante me ajudem pois dependo do sus é demorado p conseguir um especialista…tenho 38 a e com 32 tive um infarto,sou tabagista…….tenho presão alta mas faço tratamento e está controlada todas as 3x q fui ao médico como relatei a presão estava normal…obrigada desde já..

  7. viviane disse:

    estou tendo dor de cabeça todos os dias, não muito forte mais que me emcomoda ,tomo um remedio ai vai passando mais ela estar marcando preseça todos os dias, as vezes pela manhã ou a tarde mais todos os dias ela me emcomoda estou com medo, pois so tenho 29 anos e dois filhos, sou es fumante, percebir que quando fumava ela voltava ou piorava, foi quando resolvi prara de fumar graças a Deus,alem da dor de cabeça, fico tambem com dor atraz na nunca, com meu pescoço que não aguento so passa quando tomo algum remedio,gostaria que me esclarecesse o que pode ser isso,se e uma enxaqueca ou outra coisa, por favor, desde ja obrigado

  8. CLAUDIA disse:

    TIVE UMA DOR DE CABEÇA TERRIVEL,FOI MUITO DE REPENTE E ME PARALISOU UM LADO DO MEU CORPO,ISSO POR CERCA DE POUCO MAIS DE UMA HORA,NÃO CONSEGUIA ME MOVER,DEPOIS DE MUITO ESFORÇO CONSEGUI,MAS DE LA PRA CÁ PERCEBI Q TENHO DIFICULDADE DE ME LEMBRAR DAS COISAS,MINHA AUDIÇÃO TBM NÃO ESTA A MSM,POR FAVOR ME DIGAM PQ?O Q ME ACONTECEU?OBRIGADA PELA ATENÇÃO

  9. Neiva Cristina Torres da Silva disse:

    Fui submetida a uma cirurgia cerebral para clipagem de um aneurisma no olho esquerdo, fiquei 15 dias no hospital com muita dor de cabeça, meu estado de saúde agora está bem melhor, fiquei com meu olho esquerdo caido e com uma parcial paralisia facial do lado esquerdo vindo do couro cabeludo até metade da maça do rosto do mesmo lado e com uma dormencia no couro cabeludo do lado esquerdo região onde foi feito o corte (incisão cirurgica) e hoje decorridos 21 dias ainda apresenta estes mesmos sintomas. pegunto isso é normal ? quanto tempo vai demorar para ela ficar totalmente sem sentir esses simtomas, esse relato que fiz é comum apos ese tipo de cirurgia?
    |desde ja agradeço

  10. Diego disse:

    Estou sentindo umas dores de cabeça fraca todos os dias, na testa ou na região ocular. As vezes sinto também dores na nuca e nos dois lados temporais da cabeça próximo ao ouvido, mas não todos os dias. Não tenho outros sintomas como náuseas, tonturas, paralisia de alguma regiao do corpo.

  11. MÓNICA disse:

    Recorri à urgência porque me doía a cabeça à 3 dias e mesmo a tomar medicação para as dores não passou. Fui vista por uma médica que me mandou fazer um TAC, que deu normal. Depois fui vista por 2 neurologistas que me fizeram uma série de testes para verem a minha reacção e sensibilidade e tudo isto porque viram que eu tinha a pupila do olho esquerdo dilatada. De seguida fui para oftalmologia para ver se estava tudo bem com o fundo do olho e para ver se teria Hipertensão ocular, mas estava tudo normal. Vim embora na mesma com a dor de cabeça, a medicação que me deram não fez nada e só passados 2 dias é que a dor desapareceu. Tive o cuidado de ver se a pupila estava dilatada sem dores de cabeça e estava normal, igual ao outro olho. Dilata quando tenho dores de cabeça, o que poderá ser?

  12. Ana Paula disse:

    Olá,Estou sentindo dores muito fortes na cabeça já a semanas sem parar.Mesmo tomando rémedio os intervalos da dor são insignificantes.Pode ser um tumor??

  13. fabiana disse:

    sim dor na cabeça todo dia mais tem dia que fica pior sinto dor no olho na nuca e no pescoço sinto e fico enjoada na noite e pior sinto dormensia na cabeça não consigo virar e quando viro doi muito mais tomo remrdio e passa comsigo dormir nova mente é só quando sim muito dor de cabeça forte meu serviçe é muito estressante,fico nervosa muito rapido chorro muito o que pode ser

  14. fabiana disse:

    sim dor na cabeça todo dia mais tem dia que fica pior sinto dor no olho na nuca e no pescoço sinto e fico enjoada na noite e pior sinto dormensia na cabeça não consigo virar e quando viro doi muito mais tomo remedio e passa comsigo dormir nova mente é só quando sim muito dor de cabeça forte meu serviçe é muito estressante,fico nervosa muito rapido chorro muito o que pode ser

  15. Marcos Gregory disse:

    Em 2006 tive uma serie de convulsões, começavam com uma dormência na maçã do rosto no lado esquerdo, braços e pernas, a lingua endurecida e dormente, visão turva, dificulade de locomoção e da fala. Após este quadro permanecia uma forte dor de cabeça somente do lado direito começando pela tempora até a nuca, esta dor de cabeça dura em média mais de quatro horas. O meu neurologista na epoca me receitou gardenal 100mg e trileptal 300mg, tomei até 2009. Mas acontece que desde o mês denovembro/2011 começou tudo de novo porém sem convulsões, e a dores de cabeças permanecem por mais dias somente do lado direito. Realizei uma tomografia em 2006 e constataram uma dilatção supra tentorial superior do lado direito, meu médico solicitou uma RM do crânio encefalico,mas por motivos finaceiros não pude realizá-lo. Tenho observado que desde os meus dezoito anos não posso ingerir bebidas alcoolocas, pois a testa, as laterais, as orelhas, e nuca ficam estremamente avermelhadas e quentes que acabam causando tontura e um certo desconforto, apenas uma pequena dose me deixa embreagado. Notei que tenho trocado muito a letras, penso nas palavras mas muitas vezes não as escrevo durante a digitação de um texto, mas tenho a certeza de que as escrevi. Gostaria da sua orientação com relação ao exame mais adequado para verificar qual é o meu problema. Grato pela atenção. Marcos Gregory

  16. Rosana disse:

    Nos últimos meses tenho tido febre sem motivo aparente, recentemente ao tocar minha nuca notei a presença de pequenos caroços um pouco maiores de que uma ervilha, são extremamente doloridos ao precioná-los. Sinto as vezes muitas nauseas, perda de apetite e muito cansaço.
    Será que existe alguma co-relação entre estes caroços e os sintomas. grata pela atenção.

  17. suzana disse:

    Estou sentindo umas dores de cabeça fraca todos os dias, na testa ou na região ocular. e tambem na nuca e nos dois lados temporais da cabeça próximo ao ouvido, mas . Não tenho outros sintomas como náuseas, tonturas, paralisia de alguma regiao do corpo.

  18. Alexandre disse:

    O meu pai operou um tumor no cérebro,é possível que eu tenha herdado isso dele ?
    Pois com nove anos de idade eu sofria com fortes dores de cabeça e hoje eu sinto alguns dos sintomas mencionados no tópico sobre dores de cabeça e aneurisma.
    Um dos sintomas é dor na cabeça,na nuca,falta de sensibilidade em uma das partes do corpo e a vista em algumas situações ficar turva.

  19. Marlene disse:

    Boa tarde!
    A cerca de uns cinco anos para cá tenho tido constantes dores de cabeça no início não era diário e tomava qq analgesico e passava, porém sempre voltava a dor e cada vez mais intensa, hj a dor é constante não adianta tomar analgésicos e o pior é que está atrapalhando minha vida profissional, essa dor começa normal e vai aumentando de tal forma que fico com a visão meio turva, minha coordenação motora fica lenta, raciocínio lento, enfim me sinto estranha e tenho medo de ser algo perigoso….fui a alguns médicos que apenas me pediram para fazer o rx do crancio e nada constatado, receitando então analgésicos, fui tb ao PS que apenas me colocaram para tomar o medicamento na veia (que melhora na hora e no dia seguinte volta tudo, como se nada tivesse tomado)seja, nada diferem….Por favor, me ajude, o que poderá ser?
    Desde já, fico agradecida se puder responder por e-mail.

    Atenciosamente.

  20. Dr.
    Há 5 anos com fortes dores de cabeça fui diagnosticada como depressiva, tomava 10 qualidades de remedios ou seja (drogas). Parei o ano passado. As dores voltaram passei por outro Neuro que pediu uma ressonancia e qual não foi a surpresa do medico sou portadora de 3 aneurismas e um nodulo do lado direito de minha cabeça. Moro em Rondônia, o qual o medico ja discartou a possibilidade de tratamento aqui. Gostaria de saber se existe a possibilidade de cirurgia e o que devo fazer de minha vida. Resperar um AVC?
    Obrigada aguardo resposta.
    Nilza Clara Moret

  21. Viviany Valadão Saturnino disse:

    Sofri uma pancada na cabeça há um ano. Tive medo de ficar enternada por deixar meu filho pequeno sozinha. Não procurei médicação alguma. Há alguns dias procurei um neurologista que me pediu uma tomografia. Tenho medo, pois ao me examinar disse que possuo sintomas de enxaqueca. Tenho dores de cabeça, mas ela não vem da testa , mas da parte de trás do lado esquerdo perto da nuca.Sinto dores por detrás dos olhos, e ela faz doer ,meu ouvido, sempre do lado esquerdo. Uma pá caiu da lage de minha casa e aatingiu minha testa abrindo um profundo corte. Fui irresponsável comigo mesma. O corte hoje se fechou, mas quero procurar ajuda especializada. Esqueço das coisas com facilidade . Tenho 37 anos. Gostaria de um esclarecimento. Obrigada

  22. sofia disse:

    tenho uma dor de cabeça muito forte á alguns dias, que me da tonturas, dores de barriga, intolerancia a luz, parece que tenho o “coraçao a bater na cabeça”, o meu olho direito fica mais vermelho que o esquerdo e fico com a visao do lado direito meio turva. por vezes e dificil levantar da cama. o que podera ser? o analgesico nao ajuda, normalmente continua a dor

  23. rosimeire disse:

    Tenho uma dor de cabeca pulsante e aguda so de um lado ,e dura uns 4 dias,gostaria de saber o que significa?

  24. claudia gonçalves martins disse:

    estou com dor de cabeça so do lado esquerdo,o olho tambem esquerdo doi muito, e incha.a pupila do olho esquerdo tambem dilatou,o que pode ser?

  25. shian disse:

    … após ser feita a cirurgia p/ retirar o aneurisma é normal sentir dores de cabeça??

  26. GRACIELI disse:

    tenho dores de cabeça quase todos os dias,as vezes e fraca e as vezes é tão forte que não consigo nem me mecher,não consigo nem ouvir um barulho que me encomoda parece que vai esplodir ,essa dores de cabeça encomoda muito meus olhos tamebem,as vezes chega dar ate vomito tomo tudo quanto é tipo de remedio e não para,esses ultimos dias essas dores vem com um formigamento do lado esquerdo da cabeça o que pode ser não aguento mais.

  27. maria almeida disse:

    oi tudo bom!
    ando sentindo muita dor na nuca apenas do lado direito,e quando estou em pé parece que piora,e ando sentindo nojo de tudo q vou comer isso pode está relacionada a dor de cabeça!
    estou preocupada…
    aguardo a resposta…
    desde já obrigadooooo…

  28. Ana Manso disse:

    Olá,
    há duas semanas que me doi a cabeça. Começa no centro da testa como se tivesse levado uma pancada. Eu carrego com os dedos e doi. Depois vai doendo até ao olho e tudo parece que vai explodir. Passa em algumas horas, com ou sem comprimidos. Sempre tive enxaquecas mas não uma que marcasse presença todos os dias mais ou menos à mesma hora e que só me doesse o olho…
    Obrigada

  29. LEANDRA OLIVEIRA disse:

    estou tendo dores de cabeça estranha parece que tem um bicho ela anda na cabeça toda estou com medo, porém já foi ao Neuro e ele disse que alguns vazinhos estoraram e somente receitou um analgésico

  30. Eveline disse:

    Oi,
    Faz algum tempo que sinto uma estranha dor na cabeca,estou boazinha quando de repente minha cabeca comeca a doer forte e depois de alguns segundos para.Estou preocupada..
    Por favor me ajude…
    Desde já obrigado

  31. Janny disse:

    Estou sentido uma dor próximo à nuca e algumas dores que parecem pontadas na fronte do lado esquerdo. No dia 02 de abril passei nervoso e a mina PA subiu (16/ 11), tomei medicação pois os batimentos cardíacos estavam muito fortes. O que pode estar acontecendo comigo?

  32. daiane disse:

    tenho fortes dores atrás do meu olho esquerdo, e a pupila se dilata…e por causa da dor tenho náuseas.já fui ao oftaumologista, e não dedectou nada. o que pode ser isso?

  33. val disse:

    por favor me ajude estou com uma dor de cabeça horrivel,,,,a um mes tive uma tremedera que o medico disse que seria stress,,,que demorou muito a passar o neuro me passou um remedio nome frisium ,,,e o cardiologista um beta bloqueador inderal,,,que comecei a tomar este remedios melhorei a tremedeira mais estou a mais de 10 dias com dor de cabeça horrivel nao sei o que fazer ja que fui para na emergencia por varias vezes,,,me ajuda .

  34. francisco disse:

    quando estou a fazer amor doime a nuca ou a tras da cabeça o que é.

  35. natiele silva disse:

    oii!! estou com muita dor de cabeça uma dor terrivel que as vezes e tao forte que nao consigo levantar da cama.
    Pois acho que nao e normal vire e mexe piora.Hj fui no medico fiquei no soro tomei remedio e a dor nao passa .oq deve fazer pra saber oq realmente é..
    se puderem me ajudar agradeço
    boa noite..obrigada

  36. marioperes disse:

    Procure um neurologista, sim!

  37. jovely disse:

    bom dia
    faz 11 meses que tenho dores na cabeça, olhos, no pescoço, na nuca, tudo começou com um dores no lado direito do corpo abdomem e arrotos e flatulencia e gases, as vezes piora e da uma melhorada, ja fiz varios exames tomografia cabeça, abdomem, torax e exames de sangue, unica alteração deu no cpk 290 e renite onde tomei antibioticos so que não melhorou, as vezes a noite as palmas das mãos ficam vermelhas.. que fazer Doutor..

  38. ESTOU COM UMA DOR DE CABEÇA ,ME DOI TODO O LADO ESQUERDO DA CABEÇA,O PESCOÇO E A NUCA,PAREÇO ESTAR GRIPADA MASNAO SEI DIZER POIS NUNCA TIVE UMA GRIPE ANTES,O Q EU TENHO SIM E RINITE,MAS AGORA JA NAO SEI MAIS,MAS VOLTANDO A DOR NO PESCOÇO,CABEÇA E NUCA DO LADO ESQUERDO TAMBEM SINTO CALAFRIOS E AS VEZES CALOR O Q EU TENHO MEU AMIGO MEDICO?AGUARDO RESPOSTA BREVE,ENVIE PARA MEU E-MAIL.

  39. LELE disse:

    OLÁ AMIGO,ESTOU SENTINDO DORES NO PESCOÇO E QUANDO FAÇO MUITO ESFORÇO OU TENHO RELAÇOES SEXUAIS AS VEZES SINTO DORES DE CABEÇA E FALTAR DE AR,ACASIONANDO ATE NAUSEAS.
    OBS:TENHO PROBLEMAS DE COLUNA,TEM ALGO A VER??
    DESDE JA,OBRIGADO!
    AGUARDO RESPOSTA…

  40. Amanda disse:

    Ultimamente venho sentindo dores de cabeça. Começa em toda a testa, vai para o olho e chega a descer para a nuca. Esses dias senti meu braço esquerdo mole, sem movimento, fraco. Pensei que fosse por causa do computador, fiquei uns dias em usar, mas mesmo assim a dor não parou. Estou pensando em seriamente procurar um neurologista, mas não quero preocupar minha mãe. Vocês acham que devo me preocupar com isso?

  41. edilene alves disse:

    a minha enxaqueca começa de repente estou boa de repente começo sentir um lado do meu corpo adormeçendo aos poucos o braço depois sa pernas e depois o um lado do rosto do lado esquerdo o lado direito nao depois as vista fica pareçendo que tem um monte de estrelas e horrivel e finalmente a maldita dor de cabeça isso pode ser grave mas lembrando que nao sinto frequente e com tempo.

  42. Idelina Serafim disse:

    Ha 15 dias fiz uma embolizaçao de aneurismar cerebral, tenho dor de cabeça e tontura isso é normal?

  43. lidiane disse:

    tenho 35 anos estou tendo dores de cabeça principalmente do lado direito e as vezes vai ate a nuca e as costa estou muito preocupada com essas dores.essas dores começaram depois que tive o meu segundo filho ele tem 1 ano. as vezes ate os meus olhos doi. por favor mim ajudem.

  44. bruna disse:

    ola tenho enxaqueca desde nova fiz exames e nao deu nada so que a mais ou menos um mes eu começei a sentir uma dor na nuca que descia pro pescoço e descia pro ombro fui no clinico 4 vezes seguidas ate que me indicaram o ortopedista fui e la ele me passou um relaxante muscular anti inflamatorio tomei melhorei por uma semana mas depois disto estou tento dor de cabeça todos os dias fui no neuro e ele me pediu para nao tomar anti cocepcional por dois meses so que a tres dias alem de dor de cabeça to tendo muita tonteira o que pode ser isto?

  45. Rosineide disse:

    tive durante 7 dias uma dor insuportavel fui para no HGE AL, fiz uma tomografia e a medica suspeitou de AVC SANGRAMENTO e de ANEURISMA. fiquei 4 dias enternada tomando de 8 em 8 horas TRAMAL e DIPIRONA injetavel, antes das 8 horas a dor voltava fiz uma ANGIOGRAFIA e não deu nada tou fazendo uso de 2 ante depressivo mais a dor volta, o que eu tenho?

  46. ines disse:

    meu marido tem dor de cabeça de um só lado da cabeça vai até a nuca doi até o olho o que pode ser ele esta tendo essa dor todo dia

  47. Juliana Alves disse:

    Olá,
    Sinto uma dormência do lado esquerdo da minha cabeça e no couro cabeludo também,e seguidas de tonturas,visão escurecida e fraqueza.Não é frequentemente.Mas meu couro cabeludo é muito sensível e dolorido,fica mais ainda quando adormece…É muito raro eu sentir dor de cabeça,mas quando sinto também,doí muito muito mesmo.Gostaria de saber o que é isso?
    Fico grata,
    Obrigada…

  48. luciane machado erich disse:

    este ano tive 3 dores de cabeça horriveis q nunca havia tido,tudo começa com uma nuvem prata e vai começando a dar dor de cabeça q começa lenta e vai latejando cada vez mais forte e derrepente tudo vai ficando prata ate quase perder a visao e parece q a cabeça vai explodir de tanto q lateja e doi o q sera isso, sera q devo me preocupar e grave?luciane

  49. andrea chagas disse:

    boa tarde!ha mais de 10 anos tive uma paralizia facial na face,e agora a 1 ano tive uma paralizia no olho do lado direito e hoje também acordei com dor nos olhos e varias pontadas e meu olhos da para perceber que teve alguma alteração quando tira uma foto os olhos sai com defeito não fica normal e a dor de abeça horrivel sera que tive um derrame.tenho 35 anos passei em um medico neuro particular a um ano ele me passou 12 injeção citoneurin 5.000cloridratode tiamina 100 mg cloridato pirodoxina 100 mg cianocobalamina 5.000 mcg uso intramuscular so que estou sentindo que possa ser derrame confere

  50. isa disse:

    Este eh o nosso medo.
    em geral o ENXAQUECOSO, tem tantos sintomas,
    enjoo,visao embaralhada,parece com zig zag estrelinha
    amortecimento e ai o medo.
    QUE CONFUNDEM neh.
    ja me acordei com visao embaralhada, e disse vai passar, ai comecou a doer meu pescoço erradiou para os ombros, sentia as pernas formigarem, sono, frio.
    Fui ao NEUROLOGISTA, achando ate que era eslerose multipla.
    E NA RESSONANCIA apareceu uma HERNIA cervical, bico papagaio C5 e C6 com choquinhos.
    ENTAO TUDO O QUE SENTIR INVESTIGUE.
    pois muitas coisas diferentes podem ser.]e ai começamos a tomar muitos remedios por conta e a camuflar algo SERIO. (SE CUIDE)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>