728 ad
Dor de Cabeça Tensional

Dor de Cabeça Tensional

Dor de Cabeça Tensional, Dr Mario Peres, médico neurologista explica o que é a cefaleia tensional

Cefaleia tensional – o que éCefaleia tensional- sintomasCefaleia tensional – diagnósticoCefaleia Tensional ou enxaquecaCefaleia tensional- causas Cefaleia tensional – tratamento

CEFALEIA TENSIONAL

A cefaleia (dor de cabeça) do tipo tensional é também uma cefaleia   primária, como a enxaqueca, tem crises de dor de cabeça mais fracas, podem ser mais curtas na sua duração (30 minutos) e podem também ser mais longas (7 dias).

As caracteristicas da cefaleia (dor de cabeça) do tipo tensional são praticamente opostas a enxaqueca, a dor de cabeça ao invés de pulsátil é uma dor de cabeça em peso, em aperto. Costuma ser uma dor de cabeça bilateral, os dois lados da cabeça doem. A dor de cabeça é fraca ou moderada, enquanto na enxaqueca, a dor é mais forte.

Abaixo encontra-se o critério diagnóstico para cefaleia (dor de cabeça) tensional

CEFALEIA DO TIPO TENSIONAL
A Ao menos 10 preenchendo itens B, C e D
B Duração de 30 minutos a 7 dias
C Ao menos 2 dos 4 seguointes
Dor dos dois lados da cabeça
Dor em peso ou aperto (não pulsátil)
Intensidade moderada ou fraca
Não agravada por atividade física ou esforço
D Ambos abaixo presentes
Não ocorre náusea nem vomitos
Pode haver ou só incômodo com a luz ou só com barulho, mas não os dois juntos

Continuum enxaqueca – cefaléia tensional

Em 1973, Walters e outros colocou em palavras a idéia do “continuum”. Mas, é claro, poucas vezes os pacientes, sofredores de dor de cabeça, lêem diagnósticos nos livros médicos.

A teoria do continuum fala sobre um espectro de manifestações, polarizados em dois lados, de um lado a enxaqueca e de outro a cefaleia (dor de cabeça) tensional. Um mesmo indivíduo pode ter um dia uma crise com intensidade alta, vomitando, com dor latejante, de um só lado da cabeça, tendo que ficar deitado na cama: uma crise de enxaqueca; e outro dia ter uma dor mais leve, em peso, sem latejar, sem náusea, dos dois lados da cabeça, continuando a trabalhar sem tanto problema: é uma crise de cefaleia (dor de cabeça) tensional. E se uma crise for latejante e forte, mas sem náuseas, sem incômodo com a luz e barulho? É enxaqueca ou enxaqueca tensional?

Pois é. Este é um dois maiores problemas na área das cefaleias (dores de cabeça), porque ao se definir enxaqueca segundo os critérios descritos na tabela, deixamos de diagnosticar um quadro incompleto, sem todas as características, que na verdade, são também tão comuns e incapacitantes que as enxaquecas e cefaleias (dores de cabeça) do tipo tensional. É por isso que hoje chamamos de “provável enxaqueca”.

A teoria do continuum aceita o pólo enxaqueca e o pólo tensional como pontas de uma mesma reta, ou os dois lados da mesma moeda.

CEFALEIA TENSIONAL -  CAUSAS

A cefaleia (dor de cabeça) tensional tem como causa um excesso de contratura muscular na região cervical, e da toda a musculatura pericraniana, os musculos que estão junto ao cranio, cabeça.

Assim como na enxaqueca, a tensão, ansiedade, nervosismo, irritabilidade, stress (estresse) são causadores, deflagram as crises de cefaleia tensional.

CEFALEIA TENSIONAL- TRATAMENTO

O tratamento da cefaleia (dor de cabeça) tensional tem principalmente abordagem preventiva, isto é, evitar que a dor de cabeça apareça. O uso de remédios preventivos é a base do tratamento, mas medidas não medicamentosas como relaxamento, fisioterapia, psicoterapia (principalmente da linha cognitiva comportamental), yoga, exercícios físicos, acupuntura são usados.

Analgésicos devem ser evitados quando a dor de cabeça é frequente, com mais de duas vezes por semana, pois pode causar uma cefaleia de rebote. Relaxantes musculares podem ser utilizados, assim como antidepressivos e também remedios neuromoduladores.

Cefaleia tensional – o que éCefaleia tensional- sintomasCefaleia tensional – diagnósticoCefaleia Tensional ou enxaquecaCefaleia tensional- causas Cefaleia tensional – tratamento

http://cefaleias.com.br/enxaqueca

http://cefaleias.com.br/tag/dor-de-cabeca

Cefaleia Tensional

468 ad

15 Comentários para “Dor de Cabeça Tensional”

  1. Celso Soares de Goes junior disse:

    dr Mario,
    Nos ultimos dias venho observando uma leve dor de cabeça, nada que incomoda, porém esta assim já alguns dias.
    Devido ao cancer de tireoide que tive, em 2005 foi removido a tireoide, e mudei a dosagem do meu remedio (Sintroyd). Era 175mg passei para 150mg.
    Pergunto, as dores de cabeça pode ser proveniente da variação da taxa hormonal? ultimo exame deu normalidade e segunda feira irei fazer outros exames novamente.

  2. MERIANE RABELO disse:

    Dr. MARIO

    VENHO SENTINDO DOR DE CABEÇA A ALGUNS MESES, A DOR É MUITO FORTE E DOI DOS DOIS LADOS É UMA DOR PULSANTE E FICO MUITO TONTA. QUANDO ESTOU SENTINDO A DOR NAO CONSIGO FIXAR AS VISTAS EM NADA, NAO POR DOER AS VISTAS MAS PARECE QUE NAO ENCHERGO DIREITO. CHEGUEI A PENSAR Q ESTAVA COM PROBLEMA DE VISTAS. SERÁ ENXAQUECA???

    OBRIGADA!

  3. Dr., tenho sentido muitas dores de cabeça, ela surge do nada e vai embora, coisas de segundos. são dores agudas em apenas um dos lados. o lado direito. A dor é tão forte que as vezes sai lagrima.
    A dor é sempre no mesmo lugar ente o olho direito e a orelha. Osso frontal, parietal e temporal, bem entre eles, acima do olho direito. Fiz um exame o o meu médico disse que eu tenho isso porque tenho cabeça grande… Tenho 46 anos.

  4. claudia disse:

    olá tenho dor de cabeça constante , ja fiz uma tomografia e rx diagnoticou sinuzite , ja tomei todos os remedios , antinflamatorio , antibiotico , alivia mas volta de novo , ñ sei mais oq faço.

  5. Marcondes pereira disse:

    Dr Mario,

    Faz 7 dias que estou com dó de cabeça leve mais constante e essa dó deixa o pesccoço um pouco rigido todos os dias tomo analgesico para controlar a dó o que faço

    Grato!

  6. Thiago disse:

    Boa noite. Tenho dores de cabeça tipo pressão dos dois lados da cabeça e no nariz. É uma dor estranha pois sinto até meus dentes da frente doloridos como se estivessem queimando. Estou tomando Pamelor 75mg a 3 meses.
    Seria este mesmo o caminho ou teria outra
    forma de cura

  7. KARLA disse:

    SINTO MUITA DOR DE CABEÇA DE MODERADA A LEVE , MAS NÃO PASSA NEM UM MINUTO, SINTO QUE NA TPM AUMENTA MAIS , PORÉM MESMO DEPOIS QUE MENSTRUO NÃO PASSA , SÓ QUE DÓI O DIA TODO A NOITE TODA , JÁ TEM MAIS DE UMA SEMANA , TOMO REMÉDIOS DIVERSOS E NÃO PASSA, DA TONTURA , SENSAÇÃO DE DESMAIO E DORMENCIAS DO LADO ESQUERDO , ALGO ESTRANHO.

  8. Joseane disse:

    Doutor sinto dores de cabeça contante,não sei mais o que fazer ate tomografia ja fiz,mais graças a Deus não deu nada sinto dores en lugares alternados nuca,lada direito,esquerdo testa,não sei o que fazer mim ajude ja li de tudo que se fala de dores de cabeça,tentando acha uma resposta.adorei seu site,pois mim ajudou a mim acalmar um pouco.pois ja estava pensando o pior.

  9. Joelma Bastos disse:

    Dr. Mário,

    Tenho dores de cabeça diárias há 3 anos e 2 meses, durante este tempo, já sofri 20 internações que duram em torno de 1 mês, porém, mesmo sendo liberada, volto pra casa com a dor, menos intensa.
    Em algumas, cheguei ao ponto de ficar desacordada por dias, devido tanta dor…
    Já fiz aplicação de botox e proporfol, no qual este último me deu o alivio de algumas horas. Acredito no meu médico, porém ele não tem uma conclusão sobre meu diagnóstico e no momento estou gestante de 4 meses e ele cortou metade da minha medicação, no momento estou tomando Amplictil, Metadona, Topitamato, porém, já tive crise e ao ir ao hospital, ele me aconselhou não ficar internada, mas foi uma tortura pra mim e minha familia que não sabia oque fazer comigo.
    Tenho medo de ter outra crise e não sei agora como agir.
    Meus sintomas são: dores na nuca que irradia pras laterais, pressão de dentro da cabeça para os ouvidos, dor nos olhos, tontura, enjoo, vista escurecida com bolinhas na visão como se estivesse acabado de olhar pro sol.
    Preciso de ajuda pra saber oque tenho, pois estou afastada do emprego, não tenho condições de trabalhar, o Inss me deu alta e queria saber como me tratar e se tem cura.

  10. Lu Santos disse:

    Sinto dor de cabeça desde oa meu 12 anos e ao decorrer isso so vem a piorar , não sei mais o que fazer sendo que sempre a dor vem do nada de um unico lado da cabeça com muita dor na nuca junto vomito nauseas e dor nas costas dores muito forte a luz não me encomoda mais não consigo ficar em pé já tive uma crise que durou 34 dias consecutivos tumografia ja fiz esta ok e nenhum medico consegue descobrir o motivo dessas constantes crises percebo que no periodo pré menstrual as crises são mais fortes o que eu faço ?

  11. Lu Santos disse:

    Adorei o documentario sobre a dor de cabeça

  12. SINTO DORES FREQUENTES NA CABEÇA, PRINCIPALMENTE AO REDOR DO OUVIDO DIREITO E A NUCA.ESTOU COM HERNIA DISCAL NA C5EC6, ACHO QUE ESTOU COM DOR DE CABEÇA TENSIONAL.

  13. gihmagalhaes disse:

    eu tenho dor de cabeça a treis anos e labirititi

  14. gihmagalhaes disse:

    ola eu nao sei o que fazer mais tenho forte crise de labirititi e tam forte que nao comsigo fazer nada fico dezesperada acho que vou morrer parese que estou caindo num buraco meu estomago fica enjuado vonito muito acasa parese que roda

  15. maria amélia reis disse:

    acordo todos os dias as 5 da manha pois tenho tido dores de cabeça muito constantes será essa uma das causas das dores que sinto de cabeça constantes.

Trackbacks/Pingbacks

  1. Tratamento da Enxaqueca | dordecabeca.net - [...] primeiro passo para um tratamento eficaz da enxaqueca ou outra dor de cabeça, cefaleia, como a cefaleia tensional, cefaleia …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>