728 ad
Dor de Cabeça na Gravidez

Dor de Cabeça na Gravidez

Dor de Cabeça na Gravidez

Dr Mario Peres, médico neurologista com pós-doutorado na área das cefaleias, escreve sobre Dores de Cabeça na Gravidez, o que pode ser, o que fazer, como tratar.

Dores de cabeça na gravidez podem ser resultado de várias causas. Podem ser dores de cabeça relacionadas a quadros prévios, cefaleias como a enxaqueca, cefaleia tensional, cefaleia em salvas. Pode ser uma cefaleia nova, sem história prévia de dor de cabeça anterior.

Tratamento da enxaqueca na gravidez

A história natural da enxaqueca na gravidez é favorável, geralmente a dor de cabeça na gestação melhora nos segundo e terceiro trimestres, porém no primeiro trimestre ela pode atrapalhar a vida da gestante e aparecer com mais frequencia. Normalmente são as mulheres com enxaquecas na menstruação, as enxaquecas menstruais, que melhoram mais na gestação.

O tratamento da enxaqueca na gravidez é muito difícil para muitas gestantes e um desafio para os médicos. Mulheres com enxaqueca quando engravidam ficam sem saber como tratar suas enxaquecas pois o conceito tradicional é que não se pode usar nenhum remédio, ou os analgésicos simples que são permitidos não funcionam. O medo de qualquer medicação afetar o bebe é universal em todas as mães

Primeiro fato que as gravidas devem ter em mente é que o tratamento principal para enxaqueca é o tratamento preventivo, para evitar que venha a dor de cabeça.

Existem tratamentos para enxaqueca na gravidez, quando temos tempo, quando a mulher com enxaqueca planeja sua gestação, o tratamento da enxaqueca pode ser planejado também para que seja estabilizado e modificado o tratamento de acordo com a possibilidade de se dar continuidade no tratamento durante a gravidez.

Privilegiamos na mulher grávida com enxaqueca os tratamento não medicamentosos, embora muitos remédios podem ser usados, tanto preventivos como para as crises de dor de cabeça.

Os tratamentos possíveis são: psicoterapia, acupuntura, fisioterapia com termoterapia, laser, relaxamentos, meditação, exercícios físicos. Utilizamos com muito sucesso a aplicação do botox (toxina botulínica).

Os medicamentos podem ser usados, mas sempre é preciso uma decisão médica com o neurologista e o obstetra para avaliar o custo benefício da manutenção ou introdução de um medicamento.

Alguns medicamentos são benignos como o magnésio, riboflavina, coenzima q 10, melatonina, zingiber officinale, alguns antiinflamatórios, considerar caso a caso os remédios antidepressivos, betabloqueadores, alguns destes remédios podem ser usados no tratamento da enxaqueca na gestação.

Utilizamos uma classificação dos remédios de acordo com o seu efeito na gestação.

As definições usadas para os fatores de risco são as seguintes:

  • Categoria A – sem risco fetal; seguro para utilizar na grávida;
  • Categoria B – ausência de risco fetal, demonstrada em experimentação animal ou em estudos humanos;
  • Categoria C – risco fetal desconhecido, por falta de estudos suficientes;
  • Categoria D – evidência fetal em animais, mas a necessidade pode justificar o risco;
  • Categoria X – nocivo para o feto; o risco ultrapassa o benefício e, portanto, está contra-indicado na gravidez.
  • índice M – classificação com base em informação do fabricante / titular da Autorização de Introdução no Mercado

Algumas das Substâncias que são colocadas na

CLASSE A:

Ácido f’olico, vitamina C, Calcio, vitamina D, vitamina B 12, vitamina B 6, magnésio, riboflavina.

CLASSE B:

Buspirona, Acetaminofeno (tylenol), Ibuprofeno (1 e 2 trimestre), indometacina (1 e 2 trimestre), cetorolaco (1 e 2 trimestre), naproxeno, piroxican, morfina, metadona, loratadina, mexiletina, metoprolol, zolpiden

Este texto foi escrito pelo Dr Mario Peres, médico  neurologista, autor do livro “Dor de cabeça: o que ela quer com você?”

CUIDADO! NÃO SE AUTO-MEDIQUE!

Para saber mais sobre o centro de cefaleia e o Dr Mario Peres acesse o http://cefaleias.com.br

Para marcar uma consulta ligue para 2151-0110 (hospital albert einstein) ou 3285-5726 (Centro de Cefaleia Sao Paulo)

468 ad

8 Comentários para “Dor de Cabeça na Gravidez”

  1. fabiola disse:

    minha irma esta gravida a 20 semanas e esta com uma dor de cabeça constante e forte gostaria de saber se tem algum problema ela teve problemas de varizes ao pressao dela subiu durante a gravidez 2 vezes gostaria de saber se tem algum problema obrigada

  2. fabiula disse:

    tenho todos os dias essa desasperadora dor de cabeça,tenho 4 meses d gestaçao.ja nao seio k fazer.me ajude por favor.

  3. thais disse:

    Boa tarde!!
    DR. tenho dores de cabeça a mais de 10 anos, sempre tomei remedios fortes , mas nunca obtive um resultado muito bom nos tratamentos que fiz.
    Agora estou gravida e tenho dores de cabeça a mais de 50 dias sem conseguir amenizá-la.Dores muito fortes, tenho passado os dias de cama com compressas frias na cabeça para aguentar.Existe alguma ajuda para o meu caso?
    Obrigada se puder me responder
    Thais

  4. vanessa disse:

    oi pessoal meu nome e vanessa estou gravida de um casal de gemeos mas a menina esta com ma formaçao no coraçao cardiopatia isso tem algum perigo de vida pa o bebe

  5. vanessa disse:

    gostaria de saber se a minha nenem ainda dentro da barriga corre risco de morte por ter cardiopatia e se o irmao gemeo corre algum perigo tambem estou de 27 semanas meu nome e vanessa bjs

  6. midian disse:

    estou gravida de 38 semana sinto dor de cabeça desde 11 semanas de gestacao e nomal sentir essa dor de cabeca na gestacao o que eu faço para para essa dor que me comoda muito tem dia que eu fico ate de cama pois nao consigo fazer nada o que eu faço doutor

  7. thais fernades disse:

    Bom dia doutor!
    sinto dores constantes faz vários anos.Há 2 que tenho dor todos os dias, as vezes fico 1 ou 2 dias sem sentir dor, mas é raro. fiz todos os exames que o sr imaginar.sempre o diagnóstico”enxaqueca crônica tensional” tomei várias medicações inclusive os tratamentos preventivos como a riboflavina e coenzima q10. porém, sem efeito. Não sei mais o que faço! me ajude!

  8. daiane amaral disse:

    tenho 22 anos tive um filho aos 14 anos e agora estou gravida de 33 senanas e a cada dia aumenta a minha dor de cabeça me ajude por favor oque posso fazer

Trackbacks/Pingbacks

  1. Dor de Cabeça Estudo mapeia progressão da Enxaqueca Crônica | Voz da Barra - [...] Dor de Cabeça na Gravidez [...]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>