728 ad
Dor de Cabeça, Enxaqueca, Tontura, Vertigem e Labirintite

Dor de Cabeça, Enxaqueca, Tontura, Vertigem e Labirintite

Dr Mario Peres, médico neurologista, autor do livro Dor de Cabeça: O que ela quer com você?, escreve sobre as causas, sintomas e tratamento das dores de cabeça, enxaquecas e tonturas, vertigem e labirintite

Tonturas, vertigem e labirintite, o que todas elas tem em comum?
Dor de cabeça e tontura: o que pode ser?

Tonturas e dores de cabeça podem estar associadas em diversos aspectos. Nos quadros de enxaqueca, a tontura, descrita também como um mareamento, percebida pelos pacientes como crises de labirintite, vertigem, pode ser um sintoma associado da própria crise de enxaqueca, além das nauseas, vômitos, dor latejante, incômodo com a luz e o barulho, as tonturas podem estar presentes juntamente com a dor de cabeça da enxaqueca.

Pode ocorrer também que além de crises de enxaqueca, a pessoa sofra também de uma síndrome vestibular, uma vertigem como a neuronite vestibular, a chamada labirintite.

Uma medicação que pode ser boa para enxaqueca e labirintite é a flunarizina, mas seu uso deve ser monitorado pois pode causar ganho de peso e agravar depressão.

Um elo em comum entre a enxaqueca e as tonturas é a ansiedade. Uma síndrome chamada MARD, migraine anxiety related dizziness, ou seja, tontura relacionada a enxaqueca e ansiedade, é um dos diagnósticos mais observados na minha prática clínica. A tontura pode ser constante, ou uma tontura repentina. A tontura pode aparecer na gravidez e ser secundária a anemia, remédios, queda de pressão, doenças metabólicas.

Em breve, mais sobre tonturas e dores de cabeça. Deixe seu comentário

468 ad

46 Comentários para “Dor de Cabeça, Enxaqueca, Tontura, Vertigem e Labirintite”

  1. Enxaqueca disse:

    O que é enxaqueca vestibular?

  2. elize disse:

    Caro Dr. Li, ou melhor ouvi sobre o assunto da CBN. Eu sofro de enxaqueca desde de 2002. Tive 3 gravidez e durante o periodo da gestação não tive qualquer manifestação. Por quê? Não posso engravidar eternamente.
    Já fiz ressonancia, tomografia dos seios da face, eletroencefalograma, fui ao oftalmo, nada. Fui ao neuro há alguns anos e tomo cefalilum.

  3. marioperes disse:

    Ola Elize,
    Voce deve fazer um tratamento preventivo para evitar que venham as crises, existem várias opçoes, procure um neurologista.
    Dr Mario Peres

  4. marioperes disse:

    Enxaqueca vestibular é um termo que não consta mais da classificação das cefaleias, mas designa as dores de cabeça com sintomatologia associada de tonturas, vertigem, diagnosticada muitas vezes como labirintite.

  5. Ailane disse:

    Ola,Dr.Mario, tudo bem?
    Bom estou preocupada pois o que aconte comigo é o seguinte: Há aproximadamente 1 ano comecei a apresentar cefáleia com pouca frequencia, visto que raramente eu sentia, a mesma começou a ficar frequente a ponto de ser insuportavel e remedio nenhum fazer efeito, cheguei a ir na emergencia tomar dipirona, profenide e dolantina e não melhorar so não tomei morfina, pois precisava ir para casa e estava dirigindo, fiz uma TC onde o laudo foi normal, a partir de então entrei com o pamelor 25 mg e achei melhora, onde dei continuidade por um longo periodo, nesta mesma epoca da dor insuportavel, cheguei a fazer quadros de vertigem com rubor facial e dificuldade de ter o foco quando lia as coisas, apos esse periodo onde parei a medicação, apresentei algumas vezes cefaleia, onde voltava com o pamelor e mehorava ficava novamente um tempo tomando e parava sendo que recentemente ha aproximadamente 1 mes atras voltou a dor de cabeça insuportavel onde o pamelor de 25 mg e os analgesicos e antiinflamatorios nao melhoravam, mais aumentei a dosagem para 50 mg onde achei alivio junto com os outros remedios, sendo que de duas semanas para ca comecei a apresentara episodio de estalo na cabeça e tonteira na qual as coisa rodam a minha volta eu não rodo mais as coisa, que dura aproximadamente 10minutos passando em seguida,sem nenhum outro sintoma somente a tonteira, sema passada ocorreu 1 vez estava conversando em pé e veio a tonteira deitei, 10 min apos melhorou, esta semana ocorreu já 2x , estou preocupada, esta ocorrendo com mais frequencia o que acha que deve ser?

  6. Anita disse:

    Olá Dr. Mario, a 5 dias estou sentindo uma dor que lateja do lado esquerdo da cabeça onde o couro cabeludo fica dolorido também, a dor tem hora pra começar e pra acabar sempre as sete da noite e passa rapido, mas ela vem acompanhada com tontura e sempre na hora da dor parece que meu ouvido esquerdo fica entupido como se tivesse subindo uma serra e ele entope, quando passa a dor o ouvido volta ao normal, a alguns anos atrás tomei cefaliun por que sentia uma dor em cima do ouvido e fui ao medico ele disse que era cefaleia, tomo remedio pra ansiedade e sindrome do panico e também tenho problema na glandula da tireoide (hipotireoidismo) será que tudo isso tem a ver com que estou sentindo?

  7. bione disse:

    ola temho tontura todos os dia porque o clima a qui munda muito a noite coloco um oculo para mim sinti melho tenho labiretite mais todos o remeido que tomei nao resolvel porque quando o dia esta sol eu nao tenho tontura mais quanto fica noblado fico tonta praticamente todos os dia sofro fais des ano qui tenho tontura hoje tenho 28 o qui porde se isso min ajude os medico qui eu vou fala qui e doença do clima mais nao passa remedio iai vou sofrendo porque o clima a qui munda muito min ajude

  8. flavia disse:

    Olá Dr°Mário, venho lhe pedir urgente uma ajuda. Minha mãe de uns dois meses para cá vem sofrendo muito de dor de cabeça e tonturas. O médico já passou vários remédios para labirintite, mas nada resolve por favor me mande uma resposta para me ajudar ficarei muito agradecida.

  9. adriana prereira de abreu disse:

    Dr estou tendo varioas tonturas ja tive crise e o medico diagnosticou,,labirintiti as veses,minha pressao sobe estou acima do mas nao consigo emagrecer,,isso pode ser a causa da labirintiti ter aum entado ou nao

  10. Edna disse:

    Olá Dr. Mario, gostaria de uma orientação sua.
    sofro de enxaqueca cerca de 6 anos, fiz tratamento mais não obtive resultado. Fui a outro Neuro que me receitou Amitriptilina de 15mg manipulada. também não está resolvendo.
    Recentimente fiz um ressonância do crânio o resultado foi cisto na hipofise medindo 0,9 x 0,9 x 0,8 cm.
    Tenho ficado muito deprimida com tudo isso.
    Aguardo um contato, desde já obrigada.

  11. serry disse:

    Dr. Mario vi sua entrevista sobre enxaqueca e fiquei muito interessada. Sofro desta doença há 28 anos, sendo que atualmente fico 1 a 2 meses seguidos com dor de cabeça diariamente. Já fui a vários médicos aqui em Salvador, fiz inúmeros tratamentos e vejo que a doença está pior. O que fazer? Não aguento mais sentir tanta dor.

  12. javan disse:

    Bione eu acho que os medicos nao etao entendendo seu e-mail, querida nao mate o portugues, deve ser por isso que voce esta sentindo essa dor, pois seu portugues é de doer qualquer cabeça…
    Felicidades e um beijo minha queridinha…

  13. Josemara disse:

    Olá, de uns dias pra cá, exatamente 20 dias, tenho tonturas só que depende do movimento que faço com a cabeça ela vem, fui no otorrino ele me passou o remedio, dicloridrato de petaistina 24mg, só que não esta resolvendo muito. Gostaria de saber se é verdade que quem tem labirintite pode ficar sego ou surdo?

  14. Adrielle disse:

    Ola Dr estou com forte dor de cabeça na região da testa e de baixo do olho envolta do nariz,e meu peito eu sinto q esta com bastante catarro quando eu tusso vem bastante catarro que chega a fecha minha respiração
    o que pode esta acontecendo?por favor me ajuda
    Obrigada pela atenção

  15. Marco Prado disse:

    Boa noite dr. Mario. Meu filho tem 23 anos e começou a ter desequilibrio quando vai andar. Ele teve uma queda há uns 4 anos e na época foi diagnosticado que a queda teria afetado o labirinto. Ele tomou remédio e ficou bom. Entretando doutor, há uns 6 meses atrás jogando futebol ele novavente caiu e bateu o mesmo lado. Os sintomas começaram com a sua orelha que ficava bastante vermelha.Foi realizado varios exames inclusive tomografia, mas deu tudo normal. O exame realizado pelo centro avançado em diagnóstico audiológico de Cuiabá-MT apresentou na conclusão: Sindrome Vestibular Periférica Deficitária a esquerda. Porém o 1º medicamento não resolveu, e o 2º de nome vertix tambem não esta resolvendo. Dr Mario sabemos da sua competência, por isso pedimos a sua orientação. Esse sintoma fez ele reprovar esse semestre na faculdade.Estamos muito preocupados. Por favor nos ajude.

  16. sonia brandao disse:

    dr peço que o sr me indicar um médico p enxaqueca, pois em niteroi onde eu moro n encontrei, estou c minha mãe c/92 anos e ela n está passando bem, a enxaqueca apareceu forte teve internada no natal c pa 22:11 mas a dor é forte deamis espero contar c sua ajuda. abrigada.

  17. tenho senuzite o que devo fazer para melhorar

  18. Ana Cherly disse:

    olá doutor, bem, estou querendo saber mais sobre o assunto por que o meu marido sofre de dores de cabeça e labirintite, ele toma vários remédios e não estão fazendo efeito algum, gostaria que o doutor pudesse me ajudar a ajudar ele.
    grata.
    Ana Cherly

  19. Silvana Teixeira disse:

    Dr., a três dias acordo com tontura e permaneço assim por todo o dia. Não tenho náuseas, nem dor de cabeça, nem dor nos ouvidos, nem sintoma de desmaio. Mas a sensação é bastante desagradável, pois fico com a sensação de querer cair. O que poderia ser? Quero dizer que tambem não tomo qualquer tipo de medicamentos ou drogas, e também não bebo álcool.

  20. joani disse:

    dr eu sinto dores de cabesça contantes desde que era criança hoje tenho 35 anos sou casado e sou pai de duas crianças e temo muito eles erdaren esse mal o que fazer a minha esposa tem 29 anos e tdos as vezes que saimos de carro ou onibus ela passa mal e se comer vomita tudo as veses chega a desmaiar

  21. Tatiane Mendes disse:

    Ola eu sou a Tatiane, queria sabe sobre minha cor de cabeça sinto muita dor de cabeça quando eu acordo di manha e levanto a minha dor de cabeça aumenta muito e quando eu levanto fico um pouco tonta e o que ta mais me preocupando é que isso acontece todo os dias o que eu devo fazer ?

  22. minha mãe faz muito tempo que tem dor de cabeça intensa, tomou tramol, profenide,e outros remedios muito fortes, melhora na hora mais depois vem muito forte, at´decadron ela já tomou, melhorou uns dois dias e depois volta tudo de novo, doutor por favaor me ajude, minha mãe tem 90 aninhos eu fico muito triste de ve-la sofrer tanto e eu não poder fazer nada, em nome de vosso pai alivvia esta dor de cabeça horrivel que minha filhinha sente, Jesus te abençõe e te dê mais sabedoria para ajudar as pessoas. Deus te abençõ.

  23. liana disse:

    Carissimo Doutor , tenho dores de cabeças intensas todos os dias,no meio da cabeça ,só de um lado no olho já fiz varios tratamentos, ai da aquela melhorada depois volta a ficar do mesmo geito, mesmo tomando o rémedio amato de 25mg duas vezes o que fazer?

  24. Maria Rosa disse:

    Tava sentindo umas dores de cabeca, o exame deu irritação vestibular bilateral, o medico passou betarcec. Mas agora to sentindo um pouco de zumbido no ouvido e uns estalos na cabeca, quando mexo de um lado para o outro a cabeca, o q eu tenho?

  25. rhafaella disse:

    estou sentindo muita dor de cabeça, tontura, dor no pescoço, na cluna oque pode ser isso.

  26. maricelia l. silva disse:

    carissimo doutor sinto uma dor de cabeça constante na região da nuca que se espalha por toda a cabeça atingindo os ouvidos,minha face e na região dos olhos tenho um incomodo muito grande em relação a luminosidade e com tudo isso muita tontura constante que me deixa desnortiada como se eu não estivesse nesse planeta. que tipo de exame posso fazer.obrigado

  27. gleiciane disse:

    estou muito preucupada,pois ja faz 3 dias q sinto dor de cabeça, tontura, não consigo nem baixa minha cabeça,estou me prejudicando no meu estudo, pois esqueço de quase tudo, o que pode ser?

  28. Tamires disse:

    Sinto estalos na regiao da nuca e as vezes sinto como se tivesse algo passeando em minha cabeça. Já fiz uma tomografia não acusou nenhum problema. Não sinto dor mas sim um incomodo que me enlouquece é como se minha cabeça estivesse quebrando e fosse parar de funcionar. O que pode ser isso?

  29. gilberto santos disse:

    doutor desde de criança eu sint toturas hoje tenho 23 anos e ainda sinto tontura e dor de abeça o do lado esquerdo quando isso acontece minhas mãos fica gelada,meucoração dispara e começo a soar frio quando o tempo começa a muda tipo do calor para frio me da tonturas se eu dormi do lado esquero ow ficar olhando muito tempo do lado esquerdo eu sinto onturas ja fi varis exames e ate hoje medico nenhum soube me dizer do que se trata isso gostaria de saber se vc poder me ajudar gostaria de saber oq e isso

  30. Janaina disse:

    Sinto dor de cabeça todos os dias e não trabalho na frente de computador. Já acordo com dor de cabeça e anoite é bem pior. ÀS vezes dói só do lado direito e quando se intensifica dói minha testa inteira e o nariz. Tenho sinusite. Devo encarar como apenas uma sinusite ou posso levar em consideração que posso ter alguma anomalia neurológica?

  31. Adriane disse:

    Estou sentindo muita dor na nuca parece que o meu pescoco esta inchado e sinto muita tontura o que pode ser..

  32. Andréa disse:

    Estou sentindo dor de cabeça todos os dia situados mais na região na testa, nuca, estrova eu ate fixa os olhos no computador eu não aguento firmar as vista na claridade nem dorflex ta resolvendo não acaba com a dor de cabeça e as vezes da tontura. O que pose ser Doutor.

  33. Kiara disse:

    Tenho sentindo uma dor na fonte do lado esquerdo que agora tem acompanhado uma tontura, faço tratamento para enxaqueca com propanolol, nem sei o que fazer, me disseram que devo procurar um otorrino, mas agora estou na duvida de quem procurar. O senhor pode me ajudar Doutor?

  34. Monique disse:

    Olá, Doutor.
    Queria tirar uma dúvida. Sinto muita dor de cabeça, porém ela vem do olho, segue pelo ouvido e vai até a nuca. E sempre revesa do lado direito e esquerdo(nunca dos dois lados). Me dá por mais ou menos uns 3 dias(somente de um lado. Passa uns dias e pode ou não mudar de lado). Sempre tomo dipirona, mas só passa com líquida pq coloco de 40 a 50 gotas, menos que isso não para(compromido não passa). Porém tenho percebido que quando tomo a dipirona, ela me deixa fraca, meia tonta e com a cabeça pesada. Na verdade eu gostaria de saber o que pode ser essa dor de cabeça que sempre volta.
    Agradeço.

  35. keila disse:

    queria saber o por que eu eu venho sentindo mts dores no pescoço e dor no ouvido esquerdo, tonturas e ataque de panico !!!

  36. jeane disse:

    eu sinto muita dor de cabeça e muita tontura vomito cinto frequentimente e di uns dia pra car u lado do meu rosto esquerdo fica dormente u que pode ser douto

  37. lucelia disse:

    sinto uns ruido na cabeça quando movimento de um lado para o outro o que pode ser?

  38. NEIDE disse:

    HÁ 3 SEMANAS TO COM MUITA DOR DE CABEÇA FORTE E TONTURA TODO DIA , TO TOMANDO REMEDIO PARA PRESSÃO ALTA E DEPRESSÃO HÁ 4 DIAS E NUM ADIANTA NADA , SINTO OS MESMOS SINTOMAS .NUM GUENTO MAIS ESSA DOR DE CABEÇA QUE NUM PASSA NEM COM REMEDIO.O QUE SERÁ QUE EU TENHO DOUTOR.

  39. Marcio disse:

    dr.a muito tempo que tomo pondera de 15mg e ocadil 1mg, sera que esta tontura tem a ver com as medicaçoes. obrigado

  40. Fabiana disse:

    Labirintite pode causar dores na cabeca ?

  41. Neuza Cayres disse:

    Boa tarde doutor eu estou sentindo muita tontura a noite quando deitada vou me virar na cama dai me da a tontura já fiz tratamento com um neuro e em maio de 2010 fiz um eletro da minha cabeça e o resultado do exame foi EEG com Mapeamento Cerebral mostrando atividade elétrica cerebral com grafoelementos patológicos difusos de principal em região temporal esquerda tbm Já fiz ressonância magnética mas graças a Deus não deu nada eu fui medicada pola a neura fiz uso do depakote por um bom tempo e melhorei não sinto mais nada do que eu sentia, mas a uns 50 dias estou com esta tontura e fui novamenta na neuro e ela me passou o betadine mas não esta resolvendo me ajuda por favor. desde ja agradeço abraços.

  42. elaine montez disse:

    estou sentindo dor de cabeça a 17 dias sendo que do lado direito en cima do olho tonturas e uma dor de ouvido.tenho muita ansiedade.o que pode ser me ajude.obrigada

  43. Alice disse:

    Ola Doutor meu filho etá sentindo dores de cabeça,no pescoso,na barriga e tonturas isso tudo não é constante as vezes dói uma coisa hoje outra amanha e assim pordiante. Estou preocupada o pediatra disse que é emocional e não deu nem um remédio pra ele. Meu filho está na linha vermelha do crescimento e de peso eu etou preocupada e quero uma segunda opinião, acho que vou levar ele em outro médico o que o senhor acha disso se possivel me responda. muito obrigada.

  44. Eduardo disse:

    Amigo Mario desde 11 de idade que tenho muitas crises de enchaqueca,tenho a impressão que com o passar dos anos tem piorado pois as crises tem se tornado mais constante começa sempre com uma vertigem no lado do olho direito depois é como se perdeçe o foco em seguida nauseia e depois uma dor de cabeça infernal que até parece que meu celebro está solto dentro do cranio passa passa de dois a tres dias para a dor sair totalmente da cabeça,sera que isso pode ter a ver com a labirintite,pressão alta e muita ansiedade? pra o senhor ver Dr.tenho apenas 27 anos e vivo muito mau com tudo isso,o que faço sera que um dia poderia viver melhor?tem medicação,tratamento?

  45. Eliane agdada silva santos disse:

    Bom doutor tenho fortes dores de cabeça que doem muito,é tao forte que fica latejando muito forte..ai tudo fica preto e por um momento nao enxergo mais nada o que seria isso?

  46. benaldo disse:

    sinto muita dor de cabeça com verigens. quando baixo a cabeça e levanto tenho escurecimento de vista e quando fico olhando a agenda do celular, jogando no celular e olhando qualquer coisa dentro de carro fico tonto,com nauseas e desorientado. nao é frequente e tenho isso duas a tres vezes por ano. estou sem diagnostico. ja fui a um otorrino eu neuro e nao deu nada nos exames. preciso de orientaçao!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>